Estônia abre inscrições para projetos digitais inovadores

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
4 min readSep 20, 2021

Pessoas de qualquer lugar do mundo podem participar —os selecionados poderão desenvolver sua ideia gratuitamente no país

Programadores, desenvolvedores e empreendedores podem participar — Foto: ThisIsEngineering/Pexels

O governo da Estônia acaba de lançar seu Digital Testbed Framework, convidando qualquer pessoa ao redor do mundo para vir ao país e construir ou experimentar suas novas ideias, protótipos, produtos ou serviços digitais totalmente novos em um ambiente de governo digital líder mundial. O prazo para as inscrições é 10 de outubro de 2021.

O Digital Testbed Framework é um modelo de colaboração inovador que busca atrair parceiros globalmente. Ele dá a startups, scale-ups, centros de pesquisa universitários e todos os inovadores em govtech acesso às tecnologias e à experiência do governo digital da Estônia — em troca do uso gratuito da nova solução resultante.

A iniciativa foi pensada com simplicidade e eficiência. Os usuários podem produzir soluções de TI de nível governamental com segurança e rapidez, por meio de testes de mercado ao vivo e aprovação em uma bancada de teste governamental digital em todo o país, sem ter que enfrentar qualquer burocracia ou longos processos de vendas ou aprovação.

Por meio desse modelo de cooperação, os usuários terão acesso à tecnologia, ao know-how (e, em alguns casos, aos dados) do governo para ajudar a desenvolver suas próprias soluções comerciais. Também permite que eles façam parcerias para validar suas ideias e obter provas de conceito.

Saiba por que a Estônia é uma das sociedades mais digitais do mundo:

Portas abertas para a inovação

Antes de ser lançado para o público em geral, o Digital Testbed Framework foi testado e aprovado internamente, operando como parte integrante do sucesso digital do governo.

O Digital Testbed Framework foi usado, por exemplo, pelo parlamento da Estônia e pelo Ministério da Educação e Pesquisa para colaborar em componentes de Inteligência Artificial reutilizáveis, e pelo Conselho de Saúde da Estônia para criar o HOIA — o aplicativo oficial de notificação de exposição COVID-19 para a Estônia.

Ele também foi implantado em aplicativos como o TEXTA Toolkit (que usa a funcionalidade de IA para prever se os comentários devem ou não ser publicados em fóruns públicos), além de ter um enorme sucesso em ajudar a Polícia e a Guarda de Fronteira a detectar casos de violência doméstica.

O Ministro do empreendedorismo e TI da Estônia, Andres Sutt, disse:

“Para continuar inovando e construindo nosso governo digital, acreditamos em parcerias abertas e cooperação com o setor privado. É por isso que o Digital Testbed Framework nasceu. É mais uma prova de que a Estônia não está esperando pelo futuro, mas ativamente construindo-o, estamos prontos para ser pioneiros no governo digital”.

Siim Sikkut, CIO da Estônia, adicionou:

“O problema que muitas startups enfrentam hoje é que o ambiente para cooperação no qual o setor público se baseia é antigo, desatualizado e inflexível, o que dificulta a integração e a colaboração. Por isso, que estamos convidando a todos para usarem a mesma tecnologia que usamos para administrar e construir nosso próprio governo digital, gratuitamente.

Queremos fazer parceria com pessoas inovadoras de todo o mundo e em uma variedade de setores. Seja você um programador que deseja ajudar a melhorar os serviços digitais da Estônia ou um empresário que deseja testar sua solução em uma das nações mais avançadas digitalmente do mundo, adoraríamos nos conectar com você. ”

Inscreva-se, enviando suas ideias/soluções inovadoras até o dia 10 de outubro de 2021.

--

--