Djedi: Questionadores Festivos

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão
4 min readMar 27, 2021

Versão em Português-BR | Versión en Español

Por Porakê Martins, Eros Rosado e Kynni Kayode

Símbolo proposto pela Equipe Brasil in the Darkness para o Kith oficial dos Djedi. Design de Júlia GMA

Os Djedi, em muitos aspectos, são opostos aos Biloko. Onde os Biloko tendem a ser tradicionalistas, provincianos e confiáveis, os Djedi são questionadores, cosmopolitas e verdadeiros agentes do caos, questionando as velhas convenções e o status quo e sacudindo os acomodados como os ventos revoltos de uma tempestade.

Este é o Ipin (kith) formado por Eborás inconformistas e apaixonados pela mudança e pelo ambiente urbano das grandes metrópoles, sempre sedentos por novidades e novas perspectivas. Eles adoram promover festas e chamar atenção e estão sempre antenados no que há de mais moderno e inovador, na arte, na moda e nos costumes.

Os Djedi desafiam os Eborás para a mudança e para se adaptarem aos novos tempos, denunciando o conformismo e a apatia dos que se contentam em apenas seguir velhas tradições que se tornaram obtusas com o fluir imparável do tempo.

Os Djedi são iconoclastas, questionadores, celebrantes e narcisistas que até podem buscar alguma inspiração nas velhas tradições, mas apenas para reinterpretá-las e mesclá-las com as mais recentes influências vanguardistas da pós-modernidade e assim propor algo completamente novo, para desespero dos mais tradicionalistas.

No Brasil, os Djedis são agitadores culturais hipsters, artistas incompreendidos, rappers, funkeiros, DJs, MCs, animadores de festas infantis e artistas vanguardista de todos os tipos.

Os membros desse Ipin costumam ser associados aos Orixás Oxaguian, Iansã (ou Oyá) e Yemanjá. Entretanto, depois dos Exus, são os mais suscetíveis a simplesmente virarem as costas às tradições Eborás e se integrarem plenamente à sociedade Kithain ou Caapuã, quase sempre ocupando posições de destaque.

Os Djedi são um dos Kiths de origem africana descritos no “Players Guide" da Edição Comemorativa de 20 anos de Changeling O Sonhar, em sua página 87:

Para atingir a Euforia, os Djedi se reúnem para festas e encontros sociais. Os membros sortudos deste Kith começam a trabalhar em carreiras nas quais se destacam como organizadores de eventos, artistas, intérpretes, treinadores esportivos, organizadores comunitários e até mesmo políticos. Alguns Djedi são até mordomos ou pais que ficam em casa, aproveitando a vida e a unidade familiar. Muitos trabalham em jornadas normais das 08:00 as 18:00, mas sempre que têm a chance, eles partem para eventos sociais. Quando o Djedi desencadeia sua magia, os resultados são melhor descritos como “cinematográficos” ou simplesmente “espetaculares”: nuvens crepitantes de poder, ventos rodopiantes, sons fantasmas e outras exibições impressionantes são possíveis de acontecer.

Afinidade: Fada

Magia no Sangue: Os Djedi podem gastar 1 de Glamour para criar efeitos mágicos menores sem a necessidade de Petas ou testes de truques. Esses efeitos são quase o equivalente a truques de mágicas mundanos, efeitos especiais simples ou feitiços menores de “aprendizes de feiticeiro”. Eles são sempre chamativos e óbvios de alguma forma, mesmo que os mortais acreditem que eles não sejam nada mais do que prestidigitação. No entanto, esses truques não podem recriar Artes reais e não podem ter nenhum efeito mecânico direto em termos de jogo, eles são puramente para exibição, por assim dizer, embora sejam definitivamente divertidos de assistir. Os Djedi não sofrem falhas críticas em testes de Gramática Mágica e podem gastar 1 ponto de Glamour para reduzir a dificuldade de todos os testes relacionados a conjuração de truques em 1 pelo resto da cena. Trate qualquer falha crítica nos testes de conjuração de truques como falhas normais durante este tempo. Até três pontos de Glamour podem ser gastos dessa forma por cena.

Todos os olhos em mim: Ame-os ou odeie-os, há algo nos Djedi que atrai as pessoas. Os Djedi adicionam um ponto ao seu Atributo Carisma, mesmo que isso eleve a Característica acima de cinco pontos, e subtraem -1 da dificuldade de seu primeiro teste social em uma cena, desde que façam uma entrada apropriadamente chamativa.

Nada Sutil: Os Djedi gostam de atenção e tendem a atrair muitos seguidores nas redes sociais, mas isso também os torna uma presa fácil para aqueles que os procuram por motivos menos benevolentes. Subtraia 2 da dificuldade de todos os testes para rastrear um Djedi por meio de investigação social e, uma vez por história, o Narrador pode declarar que o Djedi atraiu a atenção obsessiva de um indivíduo potencialmente perigoso: um perseguidor fanático, um caçador de bruxas ou mesmo um Pródigo hostil.

Esgotamento: Canalizar o poder bruto tem seu preço. Durante a cena seguinte depois de usar seu Direito Inato Magia no Sangue para reduzir a dificuldade dos testes na conjuração de truques, os Djedi ficam mentalmente drenados e sofrem +1 de dificuldade em todos os testes para cada ponto de Glamour que gastaram. Então, se um Djedi gastou dois pontos de Glamour Magia no Sangue, na próxima cena ele aumenta a dificuldade de todos os testes em +2. Conjurar apenas pequenos truques de mágica não gera essa penalidade.

Conheça mais sobre os Eborás, a sociedade secreta formada por changelings vinculados às tradições afro-brasileiras, em nosso artigo:

A Nação Eborá: herança africana em um cenário para Changeling no Brasil.

Ipins Eborás

BILOKO | DJEDI | EXU | KUINO | OBA | OBAMBO | OKUBILI | SACI

--

--

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão

Fanpage brasileira do universo clássico de RPG de Mesa, Mundo das Trevas (World of Darkness).