Exu: Nômades Tecelões de Contos

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão
4 min readMar 27, 2021

Por Porakê Martins, Eros Rosado e Kynni Kayode

Símbolo oficial do Kith Exu.

Os Exus sempre foram os responsáveis por manter unidos os Ipins (kiths) Eborás, desde seus territórios ancestrais. Viajantes e contadores de histórias, eles carregam e distribuem, entre as diversas aldeias, tribos, nações e etnias, as lições do passado, as notícias do presente e as profecias dobre o futuro, sempre chegando na hora mais adequada e inevitavelmente partindo para partilhas novas histórias e conhecer novos povos e lugares.

Ao público brasileiro o nome deste kith soa bastante familiar, além desse ser um nome fortemente relacionado às tradições de matriz africana no país, capaz de despertar nossa curiosidade e até um certo temor. A palavra Èșù, em iorubá, a língua de muitos africanos trazidos a força para o Brasil, significa ‘esfera’, o que, além de representar o nome de um orixá considerado o mensageiro entre o Orun (o mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material), nos parece extremamente apropriada para um kith cuja essência são os impulsos primordiais por viajar e compartilhar histórias, evocando tanto a ideia de movimento, quanto a de ciclo e renovação.

Suas habilidades como viajantes, menestréis e emissários, eventualmente levou Exus a se estabelecerem contato com os Changelings europeus e serem assimilados por sua cultura e aceitos como membros plenos da Sociedade Kithain. Assim, se tornaram uma ponte entre as culturas Changeling europeia e africana.

Por aqui, nem todo o Exu está relacionado a Cultura Eborá, embora a maioria esteja, alguns veem a si mesmo como kithains e podem até mesmo desprezar os modos e crenças próprias dos Eborás. Ainda assim, eles cumprem, e sempre cumpriram, um importante papel como mediadores entre diferentes culturas. Obviamente, os membros desse Ipin costumam ser identificados com o Orixá Exú, mas também podem ser associados a Ogum, em seu aspecto Lakaiye, como “Senhor do Mundo”.

Os Exus são um dos Kiths jogáveis presentes em Changeling O Sonhar desde a primeira edição, um ponto fora da curva eurocêntrica que compõem o escopo básico do jogo. Na página 93 do módulo básico da Edição de 20º Aniversário do jogo as principais características do Kith são descritas assim:

Afinidade: Cena

Euforia: Os Exus obtém seu Glamour dos contadores de histórias e artistas que encontram, encontrando alegria intensa em cada novo conto ou canção. Apresentações públicas como flash mobs ou protestos encenados, particularmente quando o Exu foi fundamental no processo de planejamento, proporcionam uma verdadeira festa.

Desencadear: Truques lançados por Exus trazem consigo o toque de sinos e o eco de cantos ou cânticos, bem como o mais leve indício de especiarias no ar. Fios reluzentes de luz dourada podem conectar brevemente o Exu ao alvo do truque, refletindo o lugar do Exu na grande tapeçaria da história.

Direitos Inatos

Feliz Acaso: Os Exus de alguma forma sempre acabam no lugar certo, na hora certa. O caminho que ele segue para chegar a este destino é incerto, seguindo sua estrada através de aventuras e encontros importantes. Quando se depara com uma encruzilhada, ele sempre sabe para onde ir. Sua bússola interna o guia para onde ele precisa estar, nunca o levando ao seu destino até a hora certa. Exus não podem se perder em circunstâncias normais. Se o Exu se perder através de meios mágicos, o jogador pode gastar um ponto de Glamour para reorientar o Exu, trazendo-o ao seu caminho, no sentido físico e também muitas vezes no figurado.

Historiagem: As histórias são o coração dos Exus e, assim, eles sempre ganham algo tangível quando aprendem um novo conto fantástico ou realizam seus feitos dignos de constarem em lendas. O Exu ganha um ponto de experiência adicional em cada aventura que render um conto, como encontrar um caminho através de um labirinto sinuoso e perigoso ou descobri um segredo de uma Condessa reservada. Exus nunca sofrem falhas críticas em testes envolvendo Empatia ou Performance.

Fraqueza

Imprudência: Os Exus não podem resistir a uma aposta ou desafio, não se o pagamento for uma nova história para o seu repertório. Sua curiosidade e confiança em suas habilidades, às vezes, os levam a assumir riscos que um Kith menos aventureiro não tomaria. Recusar uma aposta, desafio ou chamado para uma aventura provoca um gatilho de Banalidade nos Exus.

Conheça mais sobre os Eborás, a sociedade secreta formada por changelings vinculados às tradições afro-brasileiras, em nosso artigo:

A Nação Eborá: herança africana em um cenário para Changeling no Brasil.

Ipins Eborás

BILOKO | DJEDI | EXU | KUINO | OBA | OBAMBO | OKUBILI | SACI

--

--

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão

Fanpage brasileira do universo clássico de RPG de Mesa, Mundo das Trevas (World of Darkness).