Um método para fazer curadoria de conhecimento

Marcelo Vieira
2 min readJan 23, 2023

--

Photo by Geraldine Lewa on Unsplash — Biblioteca de Victoria, Melbourne

Curadoria não era um termo novo para mim, mas eu tinha um entendimento superficial e incompleto do seu significado. Há pouco menos de um ano participei de uma formação chamada Masters of Learning Academy e, entre um universo muito rico de conceitos e vivências sobre aprendizagem autodirigida, pude entender mais profundamente o que é e como fazer curadoria de conhecimento.

Esse tema me encantou — talvez por ser uma peça que faltava no quebra-cabeça da gestão do meu conhecimento — e desde então passei a dedicar bastante energia para estudar e praticar o assunto.

Uma das grandes descobertas que foi que o processo de curar conhecimento só fica completo quando se compartilha o que foi processado e aprendido. Isso me estimulou a pensar em uma forma de dividir com o mundo o que estou aprendendo.

Inspirado por um dos meus mestres curadores — Robin Good, um italiano que vive de forma nômade pelo mundo, e que publicou gratuitamente aqui no Medium esse curso de curadoria de conhecimento (em inglês), e por exemplos como o do Alex Bretas — um defensor da importância de compartilhar o que estamos aprendendo (mesmo que o aprendizado não esteja 100% concluído) — e ainda notando que tem pouca gente falando em português sobre o tema, me senti estimulado em produzir uma coleção de textos sumarizando meus estudos e práticas desde 2022.

Minha relação com o conhecimento melhorou drasticamente depois de começar a praticar curadoria. Suspeito que mais gente possa se beneficiar também.

Como vou organizar essa coleção

Essa página aqui servirá de índice. Sempre que eu publicar um novo conteúdo sobre curadoria de conhecimento, vou atualizá-la com o título e o link direto para a publicação.

Ainda não sei qual será meu ritmo de produção, mas já tenho pelo menos 20 temas na fila, além dos que já estão aqui publicados.

--

--

Marcelo Vieira

Orientador de carreira, profissional e pesquisador em desenvolvimento humano, engenheiro