Como Garantir um Certificado de Qualidade com Testes de Software ?

Ingrid Carvalho
7 min readApr 15, 2019

--

Queria explicar aqui um pouco da prova que irei fazer em maio para me aprofundar nos conhecimentos em teste e assim começar a minha carreira na área. Vou explicar um pouco sobre o que é a prova para quem tiver interesse tirar aqui suas dúvidas!!

A história sobre a certificação:
A certificação em teste de software começou no Reino Unido com a British Computer Society´s Information Systems Examination Board (ISEB), quando uma comissão de teste de software surgiu em 1998 (www.bcs.org.uk/iseb).
Em 2002, ASQF na Alemanha começou a dar suporte a um esquema de qualificação ao testador (www.asqf.de).
No Brasil, a necessidade em dispor ao mercado nacional uma certificação sólida com reconhecimento internacional fez com que a ABRAMTI — Associação Brasileira de Melhoria em TI — conseguisse em 2006 o reconhecimento do ISTQB para criar o BSTQB.

O certificado bstqb é o certificado mais renomado e completo na área de testes de software.
Emitindo mais de 600.000 de certificações em mais de 100 países, obtendo 10.000 novas certificações por trimestre.
Os materiais para estudo estão disponíveis para download no site da certificação. O exame está disponível em outras linguas, seguindo regras de forma consistente.

Essa avaliação foca na qualidade de testes, em apresentar o texto de forma organizada em módulos para fácil compreensão.
Dessa forma, facilitando obter o certificado de forma mais rápida e ágil, não esquecendo de assuntos essenciais para o sucesso no mercado de TI.
O novo portfólio de produtos ISTQB segue uma abordagem caracterizada por Níveis (Foundation, Advanced, Expert) e Fluxos (Core, Agile, Specialist).
Os Níveis identificam o aumento no percurso do conteúdo aplicado e o objetivo de aprendizagem (LOs) e os Fluxos identificam os agrupamentos dos módulos de certificação.

Os fluxos do ISTQB focam em:

Core — estes módulos correspondem às certificações “históricas” do ISTQB:
Cobrir o tópico de teste de software de uma maneira ampla.
São válidos para qualquer domínio de tecnologia, metodologia ou aplicativo.
Permitem um entendimento comum.

Agile — esses módulos abordam práticas de teste especificamente para o SDLC Ágil

O ISTQB reconhece a importância das práticas ágeis que se tornaram um padrão de fato em muitos contextos.
Tendo também em conta o notável sucesso do módulo de certificação Agile Tester Foundation, o ISTQB decidiu destacar um fluxo separado ad-hoc, no qual foram planejados investimentos significativos para complementar o módulo existente com novos módulos avançados, cobrindo as especificidades organizacionais e técnicas de testes em contextos Ágeis

Specialist — estes módulos são novos no portfólio de produtos do ISTQB e abordam tópicos específicos de forma vertical, o que significa que:
São construídos usando uma abordagem drill down / deep-dive
Podem abordar características de qualidade específicas (por exemplo, Usabilidade, Segurança, Desempenho, etc.)
Podem abordar tecnologias que envolvem abordagens de teste específicas (por exemplo, teste baseado em modelo, teste móvel, etc.).
Podem estar relacionados a atividades de teste específicas (por exemplo, automação de testes, gerenciamento de métricas de teste, etc.)
Podem agrupar o conhecimento de testes para domínios de aplicativos que merecem ou exigem uma abordagem específica (por exemplo, automotivo, farmacêutico e médico, jogos de azar; etc.)

Pré-condições entre as certificações

Existem pré-condições relacionadas aos exames de certificação, fornecendo uma progressão natural através do esquema de Certificação do ISTQB, que ajuda as pessoas a escolherem a certificação correta..
O ISTQB Core Foundation é uma pré-condição para qualquer outra certificação.

As regras adicionais para pré-condições do ISTQB são resumidas a seguir:

O Core-Foundation é pré-requisito para o Core-Advanced.
O Core-Foundation é o pré-requisito padrão para certificações Specialist-Foundation, a menos que seja especificado de maneira diferente no módulo específico. A partir de agora, todas as certificações Specialist-Foundation exigem o Core-Foundation como um pré-requisito
Qualquer módulo de Specialist-Advanced ou Specialist-Expert que esteja vinculado a um módulo Specialist de nível inferior deverá requerer a certificação no nível inferior.
Módulos Expert devem exigir certificação no nível Advanced correspondente.
Qualquer módulo de Specialist-Advanced que não esteja vinculado a um módulo Specialist de nível inferior deverá requerer o Core-Foundation como pré-requisito.

Os benefícios para os testadores de software certificados:

Obtém conhecimento e habilidade de forma independente;
Aumenta sua chance no mercado de trabalho onde a maioria dos testers não são capacitados;
Contar com um certificado reconhecido em seu currículo o que acrescenta credibilidade a empresa que entrará em contato;
Sendo reconhecido e orientado por um código de ética;

Benefícios para os empregadores:

Contar com um profissional ou time capacitado para qualquer tipo de teste resultando em qualidade, conhecimento e menos gastos por testes não feitos;
Equipe com conhecimentos de teoria e prática elevam o nível da empresa, resultando em projetos grandes e enriquecedores intelectualmente;
O certificado garante um profissional atualizado com as ultimas inovações na hora dos testes;

Diferencias do certificado BSTQB:

Linguagem Comum: O conteúdo oferece uma linguagem de fácil entendimento tanto para pessoas com experiencia na área ou não;

Reconhecimento Global: O certificado inclui uma política coerente com procedimentos por parte de conselhos de membros do BSTQB;

Situação Profissional: O profissional que possui o certificado será bem visto e reconhecido em empresas, o que aumenta a chance de contratação efetiva;

Syllabus

Base de Conhecimento para Certificação de Teste de Software
Os Syllabi formam a base de conhecimento para a Qualificação Internacional de Teste de Software, tanto para o nível fundamental (CTFL) quanto para o nível avançado (CTAL).
A Certificação do Nível Fundamental está disponível para qualquer pessoa envolvida em teste de software.
Isto inclui pessoas em funções como testadores, analistas de testes, engenheiros de teste, consultores de teste, gerente de teste, usuário que realiza teste de aceite e desenvolvedores de software.
Este nível de certificação é também apropriado para qualquer um que queira adquirir uma base de compreensão sobre teste de software, como gerentes de projetos, gerentes de qualidade, gerentes de desenvolvimento de software, analistas de negócios, diretores de TI e consultores.
Aqueles que alcançarem a certificação estarão aptos a buscar um nível mais alto de qualificação em teste de software.

Autorização

Provedores de Treinamento que utilizam o syllabus como referência em seus cursos, podem ser autorizados por uma comissão nacional (board) reconhecida pelo ISTQB, no Brasil apenas o BSTQB.
Um curso autorizado é reconhecido em conformidade a este syllabus, e se permite realizar um exame do ISTQB como parte do curso.
A Certificação para o Nível Avançado é destinada à pessoa que, além de serem certificadas no nível fundamental, também possuam experiência comprovada na área de teste de software.

Os níveis de Certificação:

Nível Fundamental

Trata-se de um conjunto de certificações de nível fundamental destinadas a qualquer pessoa envolvida em testes de software. Isto inclui as pessoas em papeis como:

Testadores,
Analistas de Testes,
Engenheiros de Testes,
Consultores de Teste e etc.

Esta certificação também é adequada para quem deseja um entendimento básico de teste de software, tais como:

Gerentes de Projeto,
Gerentes de Qualidade,
Gerentes de Desenvolvimento de Software,
Analistas de Negócios,
Diretores de TI e Gestores.
Esta certificação é pré-requisito para todas as demais certificações o BSTQB/ISTQB

Certificações disponíveis
CTFL — Certified Tester Foundation Level
CTFL-AT — Agile Tester
CTFL-MBT — Model Based Test

CTFL Model Based Test
O CTFL-MBT é a sigla para Certified Tester Foundation Level — Model-Based Test.
Trata-se de uma proposta de teste inovadora para melhorar a eficácia e a eficiência do processo de teste.
Um testador com esta certificação usa modelos para conduzir análise e modelagem do teste, mantendo as vantagens de modelos para de outras atividades de teste, como implementação e relatórios.

CTFL-AT Agile Tester
O CTFL-AT é a sigla para Certified Tester Foundation Level — Agile Tester.
Trata-se de uma proposta relativamente nova para teste de software que segue os princípios do desenvolvimento ágil de software, conforme descrito no Manifesto Ágil.

O site também conta com níveis avançados de certificados como esses abaixo:
CTAL-TM
CTAL-TA
CTAL-ST
CTAL-TAE
CTAL-TTA

O exame:

Todos os exames são compostos por questões de múltipla escolha na língua portuguesa.

A duração mínima do exame é de 30 minutos.

O tempo extra é dado aos candidatos cuja língua nativa não for a Língua Portuguesa.
O tempo só é permitido mediante comprovação de documentos e que seja informado ao BSTQB ainda em tempo de inscrição.

Locais de Exame:
O BSTQB possui parceria com diversas Instituições Acadêmicas no país (Parceiros de Exames).
Estes parceiros fornecem o local adequado para a realização dos exames.
A divulgação da lista final de inscritos e dos parceiros selecionados se dará em até uma semana após o encerramento das inscrições no site do BSTQB.

--

--

Ingrid Carvalho

Olá, escrevo aqui sobre aprendizados sobre ser uma testadora de software, se quiser me acompanhar aqui só aproveitar as aventuras que estão por vir.