Guia para Pesquisas: Parte I

Luna Cesero
4 min readFeb 24, 2023

--

UX Research em Consultorias: Introdução

Para que serve a pesquisa em Discovery?

A pesquisa em Discovery é realizada para gerar um maior entendimento do time sobre o público-alvo. Sua função é trazer uma visão real e mais profunda em relação às pessoas que, de fato, consomem o produto/serviço.

Quando já existem dados e métricas levantados em relação ao uso do produto e ao comportamento do usuário, a pesquisa serve para entender os motivadores das ações dos usuários dentro do produto, responsáveis por gerar os dados obtidos, e, ainda, para mapear quais necessidades que o produto ainda não resolve para o contexto de uso destas pessoas.

Como planejar uma pesquisa?

Neste tópico, você encontra um passo a passo para estruturar seu plano de pesquisa.

1. Defina o foco

Entenda a origem da pesquisa, isto é, o problema ou a oportunidade que demanda maior compreensão. Em caso de dificuldade em definir o foco, tente responder às perguntas: qual necessidade está demandando atenção? Qual comportamento deve ser influenciado? Qual o impacto esperado para o negócio?

2. Levante alguns dados

Busque por métricas, indícios e hipóteses que ajudem a entender o contexto do público-alvo.

3. Defina o público-alvo

Entenda qual segmento a atuação do time irá impactar, isto é, quem é o cliente final que poderá encontrar valor no produto que será entregue.

4. Organize o time

Defina as pessoas que irão compor o time de pesquisa. Estabeleça os papéis de cada um (ex: roteirista, entrevistador, responsável por anotações). Em uma empresa de consultoria, que não possui especialista em User Researcher, as pesquisas, geralmente, serão realizadas por Product Designers e Product Managers.

5. Defina as perguntas

Estabeleça todas as perguntas em aberto, que podem ser respondidas pelos usuários. Após essa definição, priorize-as considerando o objetivo da pesquisa.

6. Estruture sua pesquisa

Para facilitar a documentação da estrutura, você pode utilizar o template abaixo. Nele, você irá preencher os espaços em branco com informações que facilitarão a condução da pesquisa.

Com a estruturação realizada, será mais fácil visualizar com clareza suas características e alinhar o objetivo com o time. Neste template você encontra instruções para definir: objetivo; impacto; motivos de realizar a pesquisa; Matriz CSD; público-Alvo; amostra necessária; método; perguntas principais; perguntas adicionais; entregáveis.

7. Recrute os entrevistados

Determine a amostra necessária — ao menos, 5 recrutados. Se houver mais de uma segmentação, determine o número mínimo de (5) recrutados para cada segmento.

No caso de uma consultoria, seu cliente irá te fornecer uma base de usuários e seus contatos para que você realize o recrutamento. Aborde o potencial entrevistado de forma cordial, através do tipo de contato mais utilizado por ele (email, whatsapp, telefone). Agende a entrevista para dias próximos à abordagem e nos horários mais adequados à agenda do seu usuário.

Template utilizado de apoio para estruturação do plano de pesquisa

Como escolher o método de pesquisa?

Para escolher o método de pesquisa, considere o momento do produto e o que está sendo investigado:

  • Para produtos novos ou features, a pesquisa será exploratória, afim de mapear o problema, as necessidades e as alternativas. Os métodos mais comuns, nesse caso, são: entrevistas, desk research, análise competitiva e etnografia digital.
  • Em idéias já existentes (como um MVP), a pesquisa trata-se de uma validação da proposta de valor e irá verificar se a solução desenvolvida é adequada e se resolve a necessidade do usuário. Os tipos mais usados para isso são: testes de conceito, observação, landing page, fake door e protótipos.
  • Para produtos já existentes ou que já tem uma interface final, o objetivo é entender como as pessoas utilizam o produto, se conseguem atingir seus objetivos com facilidade e qual a percepção destes sobre a interface. Para esta finalidade, costuma-se realizar pesquisas do tipo: entrevistas, contexto de uso, testes de usabilidade, diário de uso.

Quais as referências utilizadas nesse guia?

ESCANHOELA, Izabela A. Principais Técnicas de Pesquisas Qualitativas e Quantitativas. Material Digital do Curso de Product Discovery. Módulo 2. Aula 2.4. PM3.

FOURNIER, Diana. Planejando e executando sua pesquisa de discovery. Material Digital do Curso de Product Discovery. Módulo 3. Aula 3.1. PM3.

FOURNIER, Diana. Recrutando usuários — tornando seu processo mais eficiente. Material Digital do Curso de Product Discovery. Módulo 3. Aula 3.2. PM3.

--

--

Luna Cesero

Formada em Arquitetura e Urbanismo, atuo como Designer de Produto desde 2018. Criei este perfil para trocar conhecimentos e ajudar outros Designers