Marco Weiss
4 min readJul 4, 2017

Lanternas + LEGO = modularidade

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas.

Se deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura desse artigo aqui.

Observação: nesse artigo vou abusar um pouco das analogias, filosofar e viajar no tempo…

Desde muito pequeno eu adorava brincar com LEGO. Acredito que poucas pessoas não gostavam ou nunca brincaram com um brinquedo tão fascinante como esses blocos de montagem.

Atualmente, LEGO disponibiliza inúmeros recursos tecnológicos tais como mini computadores, motores e sensores para quem tiver interesse mas, em sua essência, ele é um brinquedo bastante simples. São peças de plástico com tamanhos, cores, formas e funções diferentes que podem ser encaixadas umas nas outras. Sim, LEGO é só isso. LEGO também é tudo isso.

Reunindo algumas peças você consegue fazer qualquer coisa. É essa simplicidade que o faz tão especial, tão poderoso.

Em sua simplicidade, LEGO proporciona um universo de brincadeiras muito maior do que qualquer outro brinquedo conseguiria. Isso acontece porque, como o LEGO é composto por peças, ele dá liberdade para que se possa montar aquilo que quiser. Pode ser uma casa, um carro, um robô. Enfim, o céu é o limite de uma mente criativa.

Com LEGO a imaginação é o limite

Atualmente, um LEGO original pode ser considerado um brinquedo caro, mas argumentos bastante plausíveis podem ser utilizados para explicar e justificar o investimento em um brinquedo como esse.

Em primeiro lugar temos o fato de estimular a criatividade e a inteligência para desenvolver um projeto. Além disso temos o exercício das habilidades motoras finas ao construir um LEGO.

Em segundo lugar, a qualidade do produto, que não deixa a desejar em nenhum aspecto, disponibilizando peças bonitas, versáteis, com encaixes perfeitos.

Em terceiro lugar, talvez a característica mais importante do LEGO: longevidade.

Pelo fato de todas as peças serem simples, fortes e de boa qualidade, elas proporcionam robustez e dessa forma duram bastante tempo, até mesmo nas mão dos arteiros mais exigentes.

Aqui nesse ponto vale salientar que a longevidade de um LEGO não se dá apenas pelos fatores inerentes ao material do próprio produto como já mencionado. Devemos levar em conta também o conceito da modularidade.

Esse é o pilar central que permite que um LEGO possa ser aprimorado, customizado, evoluído com peças mais novas ou mesmo com peças antigas, que tenham grande utilidade para a mente brilhante que fará uso das mesmas.

Dessa forma, percebe-se que um lego não envelhece. Tudo pode ser renovando a partir da aquisição de novos kits ou por meio da imaginação de quem brinca com as peças, sejam elas novas ou mais antigas..

Projetos novos e/ou mirabolantes podem surgir na mente de quem tem um LEGO. Mesmo aqueles projetos antigos que deixaram saudade, podem facilmente tomar vida, seja fazendo-os igual já foram um dia ou de uma forma diferente.

Por fim, para encurtar a longevidade do texto é importante falar sobre mais um argumento a favor do LEGO: a disponibilidade.

Peças LEGO

Por ser um produto conhecido e reconhecido torna-se fácil encontrar peças novas para realizar um upgrade ou peças usadas para uma eventual reposição. Esse é um fator importantíssimo que, além reforçar a longevidade do LEGO, também me faz colocá-lo no topo da minha lista de brinquedos preferidos.

Tudo bem! Realmente estou convencido de que LEGO é um produto diferenciado e que vale o investimento.

Mas, e as lanternas? E a modularidade?

O texto não era sobre isso também?

“E agora José?”

Pois bem.

Jovem Jedi! Tudo o que foi dito sobre LEGO, ao universo das lanternas modulares aplicar você pode. Aplicar você deve para evoluir. Mais precisamente, sobre o famoso padrão P60, estudar você precisa.

Yoda, mestre Jedi e flashaholic

Finalizamos aqui essa analogia sobre LEGO vs Lanternas modulares. Se quiser saber mais sobre lanternas modulares, então recomendo a leitura desse artigo aqui.

Se você ficou interessado em montar uma lanterna modular, então sugiro começar por aqui.