Por que optar por uma lanterna Malkoff?

Marco Weiss
14 min readMay 8, 2018

--

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas.

Se você deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura deste artigo aqui.

Malkoff não é apenas mais uma entre tantas outras marcas de lanternas da atualidade. Os produtos Malkoff são modulares e afirmo com convicção que essa é uma marca diferenciada.

Se você deseja conhecer um pouco mais a história da marca Malkoff, então sugiro a leitura deste artigo aqui.

Caso for do seu interesse entender por que optar por uma lanterna modular, então sugiro a leitura deste artigo aqui ou desta analogia aqui.

Agora vamos começar a falar sobre os motivos que fazem com que alguém opte por uma lanterna Malkoff.

Introdução

Quando o assunto são lanternas, sabe-se que esse meio ambiente por vezes é conturbado e direcionado por puro marketing. Tornou-se o habitat de gigantes chinesas como Armytek (empresa de origem Canadense, mas com produção na China), Fenix, JETBeam, Nitecore, Olight, Solarforce, Sunwayman, ThruNite e UltraFire. Essas marcas coexistem ao lado de empresas norte americanas como Foursevens e ZebraLight. Todas elas disputam um pedaço de LED, digo, um pedaço do bolo, um lugar ao sol no mercado de lanternas. Ou seria melhor dizer um lugar no escuro para iluminar?Já que estamos falando de lanternas…

Por fim, além das empresas já mencionadas (e de outras custom (artesanais) é imprescindível citar os grandes nomes norte americanos, tanto da atualidade como do passado. Nesse grupo estão Elzetta Design, Inforce, HDS Systems, Mag Instrument, Streamlight e Surefire. Essas empresas representam a Tropa de Elite, o Seal Team Six dos melhores fabricantes de lanternas, especialmente no que diz respeito a lanternas para militares, de resgate, busca ou salvamento.

Diante de tudo isso fica no ar a pergunta:

O que faz da Malkoff Devices uma empresa diferenciada?

Para responder a essa pergunta é preciso conhecer algumas das principais características da marca e dos produtos Malkoff.

1. Construção e acabamento

Os produtos Malkoff são desenvolvidos nos Estados Unidos e apresentam um nível de qualidade compatível com grandes marcas tal como Elzetta, Oveready, Streamlight e Surefire.

No entanto, posso afirmar por experiencia própria que a anodização é algo que ainda pode ser aprimorado nos produtos Malkoff.

Para conhecimento, a anodização é o tratamento da superfície metálica e visa a beleza, a proteção e a resistência dos materiais.

Assim como acontece com as lanternas Streamlight, a anodização dos produtos Malkoff é muito boa, mas não é excelente. Nesse quesito não há dúvidas de que as melhores marcas continuam sendo Elzetta, Oveready e Surefire.

2. Qualidade do Beam

Oequilíbrio na composição do beam (feixe de luz) é uma das marcas registradas dos dropins e das lanternas de Gene Malkoff.

De forma geral, percebe-se que o hotspot (ponto central, de maior intensidade luminosa) é bem definido e que existe uma transição homogênea dele até a região periférica (chamada de spill).

Componentes do Beam

Nas lanternas Malkoff é facilmente perceptível que as áreas periféricas sempre estão bem iluminadas por um generoso spill.

Essas regiões adjacentes ao hotspot não podem ser negligenciadas, pois são de grande importância, uma vez que trazem real diferença no uso de uma lanterna. Isso porque, apesar do ponto central geralmente ser o mais importante, é nas proximidades dele que podem estar escondidos um buraco, o objeto que se procura ou mesmo um “inimigo”.

Obviamente que é necessário levar em conta o propósito de cada lanterna. Uma lanterna ou dropin destinado a lançar longe a luz (throw), terá menos spill se comparado com a mesma lanterna/dropin em sua versão tradicional e muito menos spill ainda se comparado com sua versão destinada a dispersão de luz (flood).

Abaixo uma imagem que exemplifica muito bem como um feixe de luz muito focado pode esconder uma até mesmo uma pessoa.

Na esquerda dropin Malkoff M60 (throw) — Na direita dropin Malkoff M60F (flood)

Particularidades também podem acontecer em função do uso de tecnologias diferentes que contemplam características e propósitos diferentes. Esse é o caso, por exemplo, de uma lente TIR (Total Internal Reflection), cujo feixe de luz apresenta ângulos mais afiados se comparado ao feixe oriundo de um refletor. Explicando de forma simplificada, isso acontece porque, com o uso de lentes TIR, a luz é melhor aproveitada/direcionada e boa parte daquilo que era despejado no spill é focado pela lente.

Lente TIR vs Refletor
Lanterna Malkoff Hound Dog Super com lente TIR
Cabeça da lanterna Wildcat v6 (lente acrílica fosca) — cabeça VME (lente acrílica lisa) — cabeça MDX com dropin M61T ou M61HOT (lente TIR)

No entanto, o excelente trabalho feito no refletor das lanternas e dropins Malkoff precisa ser enaltecido. Certamente o dever de casa foi muito bem feito a fim de proporcionar um feixe de luz de qualidade.

Para conhecimento, o refletor das lanternas e dropins Malkoff é feito pelo famoso fabricante de lanternas custom (artesanais) Don McLeish (McGizmo).

Lanterna Malkoff Hound Dog com refletor McGizmo

Infelizmente, apesar de toda a qualidade e equilíbrio no feixe de luz dos produtos Malkoff, é quase impossível conseguir reunir tudo de bom em um único produto. Por isso, alguns artefatos (anéis) podem aparecer no beam. Conforme descrito anteriormente, isso acontece em função do propósito da lanterna e/ou do tipo de tecnologia utilizado.

3. Usabilidade e Versatilidade

Outros pontos importantes a serem considerados dizem respeito a usabilidade e a versatilidade. Com relação ao primeiro quesito, a usabilidade, os produtos Malkoff se destacam pela simplicidade de uso. Assim como em qualquer boa lanterna tática o acionamento é feito por meio de um botão na base da lanterna. Esse botão geralmente fica inserido em um tailcap que, além de proteger o botão evitando acionamentos acidentais, também agrega beleza, funcionalidades e sobrevida à lanterna (pelo fato de ser modular).

Já com relação a versatilidade, de forma geral os dropins Malkoff podem ser utilizados em uma grande variedade de lanternas.

Para utilizar os dropins Malkoff em outras lanternas é necessário que o host (corpo de lanterna) e o bezel (cabeça da lanterna) atendam ao padrão P60 (salvo exceções). Como bons exemplos de hosts que podem ser utilizados, pode-se citar o corpo da lanterna Surefire modelo 6P e G2 e o corpo da lanterna Solarforce modelo L2.

Lanterna Surefire G2, dropin Malkoff M61l, bulbo surefire P60 e baterias 123A Surefire (fonte da imagem aqui)

Os dropins Malkoff são muito utilizados em hosts de outras marcas, mas também é possível e ainda mais interessante montar uma lanterna com todas as peças Malkoff.

Caso for do seu interesse escolher ou construir uma lanterna Malkoff, então sugiro começar por aqui.

4. Modularidade

Até o presente momento todos os produtos Malkoff possuem algum nível de modularidade. Na prática isso traz mais longevidade e versatilidade aos produtos Malkoff, uma vez que muitas das partes podem ser substituídas no caso de uma avaria ou desejo de realizar um upgrade.

Também é possível reutilizar muitas das partes de uma lanterna Malkoff em outras lanternas da marca.

Por fim, ainda no que diz respeito a modularidade é importantíssimo mencionar que a marca Malkoff disponibiliza aos seus cliente uma grande variedade de peças de reposição. Pode-se comprar quase tudo, desde lentes, clipes, anéis de vedação (o-rings), cabeças (heads) sem dropin, cabeças montadas, corpos (hosts), tailcaps e botões.

Seguem algumas imagens.

Lentes e anéis de vedação para a cabeça VME
Cabeça MDX completa (cabeça, lente e anéis de vedação) sem dropin — Anéis de vedação para os hosts MD2, MD3 e MD4
Cabeça Hound Dog e cabeça Hound Dog 18650
Clipes para os host MD2, MD3 e MD4 — clip para as lanternas da série MDC
Botão McClicky completo (botão de borracha, anel de vedação e botão McClicky)
Hosts da série MDC para bateria 16650 ou CR123
Hosts da série MDC para uma ou duas baterias AA
Hosts Malkoff MD2, MD3 e MD4 (todos com o tailcap “tricap”)
Bezel Ring para as lanternas da série MDC — Bezel Ring para as lanternas Hound Dog
Tailcaps para os hosts MD2, MD3 e MD4

Esse acervo de peças está disponível no próprio site da empresa onde QUALQUER cliente pode adquirir QUALQUER uma das peças.

Também são fornecidas ferramentas de qualidade para auxiliar na manutenção e no upgrades das lanternas.

Ferramenta para remoção do bezel original em lanternas da série MDC
Ferramenta para a colocação e remoção dos anéis e dropins em bezels MDX

Para conhecimento: a maioria das empresas disponibiliza poucas ou NENHUMA peça de reposição. Isso significa que, por exemplo: se você tiver a infelicidade de quebrar a lente de sua lanterna, então provavelmente precisará se conformar com isso, já que danos desse tipo dificilmente são cobertos pela garantia.

Algumas poucas empresas, como por exemplo a Armytek, até disponibilizam tailcaps para reposição. Já é alguma coisa.

Caso for do seu interesse entender melhor as lanternas modulares antes de montar a sua, então sugiro refletir comigo lendo essa analogia ou esse artigo.

Todas as lanternas Malkoff da linha de produto atual utilizam um tailcap, com exceção dos modelos MDC, onde o botão é inserido no próprio corpo (host) da lanterna.

Apesar de simples, o tailcap Malkoff é muito robusto e proporciona fácil acesso ao botão de acionamento. Especialmente o novo modelo, chamado Tricap.

Tailcap modelo “Tricap” vs tailcap tradicional

Outra importante característica dos tailcaps Malkoff é que eles são modulares, o que permite que o botão seja facilmente substituído quando for necessário. Algo difícil, mas que pode acontecer.

Tailcap Malkoff com algumas peças de reposição
Tailcap Malkoff desmontado (botão McClicky removido)

O design do tailcap também proporciona à lanterna a habilidade de ser tail stand, ou seja, a habilidade de ficar em pé sobre sua base (tailcap). Esse recurso pode parecer banal, mas é importante caso for necessário iluminar todo um ambiente quando falta luz. Nessas situações basta deixar a lanterna apoiada sobre o tailcap, conforme ilustração:

Lanternas Malkoff Hound Dog Super, Hound Dog e Hound Dog 18650 na posição tail stand

Até o momento todas as lanternas Malkoff, incluindo os modelos MDC, possuem acionamento traseiro e utilizam o famoso botão McClicky feito por Don McLeish (McGizmo). Esse botão é muito utilizado em lanternas custom (artesanais) e é famoso por sua robustez e suporte a altas correntes elétricas.

Para conhecimento, McGizmo é o mesmo famoso fabricante de lanternas custom (artesanais) que produz os refletores das lanternas e dropins Malkoff.

Botão McClicky utilizado nas lanternas Malkoff

O botão McClicky é do tipo forward, o que significa que NÃO é necessário pressioná-lo até o fim para ligar a lanterna. Isso possibilita o acionamento momentâneo. No entanto, para que a lanterna permaneça ligada então deve-se obrigatoriamente pressionar o botão até o fim, caso contrário o botão não trava na posição que mantém a lanterna ligada.

5. Confiabilidade e Robustez

Além da qualidade do feixe de luz e da simplicidade no uso, outra marca registrada dos produtos Malkoff diz respeito a confiabilidade e a robustez. Isso se deve em função da qualidade com que os produtos são feitos.

Por exemplo: os dropins Malkoff são construídos utilizando um bloco sólido de latão, que além de proporcionar robustez ao produto, também contribui muito na transferência de calor do dropin para a cabeça(head) da lanterna. A cabeça por sua vez é responsável por dissipar o calor no ambiente. E como se sabe, a eficiência na dissipação do calor está diretamente ligada a confiabilidade da lanterna.

No mercado como um todo, por vezes ouve-se falar de lanternas que não conseguem entregar a real potência especificada para o produto por conta do super aquecimento.

Nesses casos duas coisas costumam acontecer:

a) situação não tão boa: um circuito eletrônico de proteção detecta o calor excessivo e realiza um momentâneo step down (redução de potência), a fim de preservar a integridade do led e do circuito eletrônico da lanterna;

b) situação muito ruim: o superaquecimento provoca a queima do led ou do circuito eletrônico da lanterna.

No mercado de lanternas existem muitos perigos ocultos por trás de lanternas com carinha bonita e uma infinidade de recursos. Um prato cheio para o marketing fazer o seu trabalho… Mas também pode representar uma cilada para você, para “Bino” e demais consumidores.

“É uma cilada Bino!”

É comum algumas empresas levarem os LEDs ao limite. Essa prática, em conjunto com lanternas sem um sistema de arrefecimento adequado, pode representar um perigo em potencial.

Deixar na mão do usuário a responsabilidade de monitorar e gerenciar o aquecimento, além de ser danoso à lanterna, também pode ser perigoso, uma vez que lanternas utilizam baterias e baterias podem explodir se não forem utilizadas corretamente.

Apesar de parecerem brinquedos, as lanternas não podem ser vistas como tal. Lanternas são ferramentas.

Gene Malkoff projetou seus produtos para trabalhar em condições extremas. É por isso que os produtos Malkoff são muito bem vistos por aqueles que procuram uma lanterna “built like a tank” (construída como um tanque), assim como dizem os norte americanos…

Por fim, todas as lanternas e dropins Malkoff são fully potted, o que significa que o circuito eletrônico é protegido/revestido por uma resina epóxi com resistência elétrica (que não conduz eletricidade) e que auxilia na condução de calor. Para conhecimento, esse tipo de epóxi é projetado para o uso em aplicações de calor extremo, até 500 graus Fahrenheit (260 graus Celsius).

O fato dos dropins e lanternas Malkoff serem fully potted, também possibilita que os mesmos sejam usados em serviços pesados, ou em conjunto com armas de fogo. Tudo isso sem o risco de descolar ou quebrar partes do LED ou do circuito eletrônico.

Lanterna Malkoff Hound Dog 18650 e MD2 montadas em arma de fogo

Seguem imagens para contextualizar a forma como são construídos os produtos Malkoff (fonte de algumas imagens aqui e aqui).

Vista da base de um dropin Malkoff M61 com resina epóxi aplicada
Visa da base de um dropin Malkoff M60 sem a resina epóxi e com uma placa de circuito eletrônico modificada
Vista da base de um dropin Malkoff M60 sem a mola e sem a resina a epóxi que cobria a placa de circuito eletrônico original
Vista do corpo de um dropin Malkoff — corpo sólido em latão, sem preenchimento
Interior de um dropin Malkoff M60 sem a placa do circuito eletrônico — resina epóxi preenchendo toda a parte interna do dropin

Essa fama dos produtos Malkoffs tem atraído todo tipo de público, desde pessoas comuns como donos de casa, operários, caçadores, homens (do campo, da floresta ou da montanha), até forças especiais, de resgate, militares, profissionais de segurança, bombeiros e entusiastas (flashaholics) de todo o mundo.

6. Garantia Vitalícia

Os produtos Malkoff são cobertos por garantia vitalícia em nome do comprador original. Se um produto Malkoff for comprado com defeito ou vier a falhar durante o uso, então basta devolve-lo e a empresa irá reparar ou substituir sem cobrança. Simples assim.

7. Atendimento ao Consumidor

Por último, não menos importante e talvez até mesmo uma das principais características e diferenciais da marca: O relacionamento com o cliente.

Na empresa Malkoff todo suporte é prestado pelo próprio dono da empresa, Gene Malkoff, e por sua esposa, Cathy Malkoff.

Gene se encarrega dos assuntos técnicos, enquanto Cathy é responsável por questões relativas a envios, rastreamentos, retornos e compras de uma forma geral.

É preciso reconhecer: Cathy é extremamente atenciosa, eficaz (resolve) e eficiente (rápida) nas questões que competem ao seu trabalho.

Em primeira análise pode parecer bobagem atribuir boa parte do sucesso de uma empresa a forma como ela se relaciona com seus clientes, mas na prática isso faz uma diferença absurda.

Pense comigo: Uma empresa onde suas dúvidas podem ser respondidas por e-mail ou por telefone diretamente por quem mais entende do produto: o próprio dono da empresa. Na empresa Malkoff você tem o privilégio de falar com a pessoa que idealizou os projetos, com quem realmente entende do assunto!

Nos dias de hoje poucas são as empresas onde isso é possível. Geralmente você precisa falar com atendentes e a resposta costuma demorar.

Mas com a marca Malkoff é diferente!

Em meus contatos com a empresa (já foram mais de 50 emails) eu nunca esperei mais do que um dia para obter uma resposta. E nesse contexto, eu preciso dizer uma coisa: falar com Cathy ou com Gene é uma experiência tão boa quanto a qualidade dos seus produto. Mesmo eu, com meu inglês “meia boca”, sempre fui bem atendido, sem qualquer tipo de descriminação pelo fato de não ser um norte americano (ou por ser brasileiro).

Por isso tudo eu preciso destacar e agradecer a atenção, a cordialidade e a paciência que Gene e Cathy Malkoff dedicam aos seus clientes. Digo clientes (no plural), pois certamente não falo só por mim.

O excelente atendimento ao consumidor prestado pela empresa Malkoff é algo latente e pode ser conferido/percebido tanto no site oficial da empresa, em meio aos milhares de reviews dos produtos Malkoff (acesse aqui), como também por meio dos inúmeros tópicos no CandlePowerForums — um dos maiores fórum sobre lanternas, onde inclusive volta e meia Gene da o ar de sua graça.

CandlePowerForums

8. Comunidade Malkoff (Malkoff Junkies)

De forma geral, os fóruns se tornaram a casa de uma legião de pessoas. Neles pode-se encontrar usuários de lanternas, experts em lanternas, ou mesmo fãs de lanternas (flashaholics) e/ou dos produtos Malkoff. Essas pessoas promovem uma incrível troca de experiencias.

Para os interessados em produtos Malkoff é importante conhecer os tópicos dedicados a marca, pois eles representam uma enorme fonte de informações e, em segunda análise, talvez mais uma forma de relacionamento da marca com seus clientes.

Tópico Malkoff sobre assuntos diversos — Parte 1.

Tópico Malkoff sobre assuntos diversos — Parte 2.

Tópico Malkoff com gráficos de runtime — aqui.

Tópico Malkoff sobre as lanternas Hound Dog — aqui.

Conclusão

a marca e os produtos Malkoff são diferenciados. O pacote formado pelos produtos, mais peças de reposição, em conjunto com o pré e pós venda é excelente!

De forma geral, os produtos são muito bons, mas certamente existem coisas que podem ser aprimoradas. Como exemplo, pode-se citar a anodização (que poderia ser mais resistente) e a disponibilidade de dropins e lanternas que utilizem LEDs com alto índice de renderização de cores (que é sazonal e restrita aos pedidos da loja Illumn).

Também é de senso comum a importância de existir proteção contra polaridade reversa em todas as lanternas, algo que infelizmente não existe em todos os modelos da marca.

Gene parece manter as coisas simples, funcionais e robustas. Por isso, muitas vezes a adoção de tecnologias mais novas pode demorar a acontecer. Hoje já existe público reivindicando tanto o uso de drives programáveis, como também LEDs e drivers mais novos e eficientes, então espera-se que isso logo aconteça.

Por hora nos resta aguardar com esperança, uma vez que a história comprova que Gene nunca nos deixou na mão e sempre nos surpreende.

--

--