Brilhante, Renato Ritto

Alex Mendes
Reticências
Published in
3 min readApr 20, 2021

Sinopse: Alex é estagiário de publicidade na Agência Brilho e sente que está perdendo toda a sua liberdade criativa nas ilustrações. Quando envia por acidente um e-mail que escreveu na força do ódio para o chefe fofo desabafando sobre tudo o que está sentindo, Alex teme por seu emprego… e por sua dignidade.

Escrito inteiramente em formato de e-mails, Brilhante narra de forma breve um romance em um escritório comum, que poderia acontecer em qualquer lugar.

Realmente o título do conto faz jus ao conteúdo! Que experiência maravilhosa ler Brilhante!

Vi essa capa fofa e fiquei atraído pela semelhança com meu ambiente de trabalho. Cada designer possui uma maneira única de organizar sua mesa. Exceto pela lhama da capa, os outros elementos estão presentes na rotina de quem trabalha com criação. E-mail abertos, post-its, mesa digitalizadora, celular e, o mais importante, o café sobre a mesa ❤. Estava fácil de me encantar pela história!

Sem delongas, o conto é sobre a paixão entre o estagiário Alex e seu chefe Frank. A partir de e-mails inusitados, descobrimos que o único impedimento para o envolvimento entre os dois é o ambiente laboral.

Baixei e notei que o livro é bem curtinho. Então, para um fim de dia tenso, dá para ler em poucos minutos.

Adorei o formato do enredo, contado integralmente através de e-mails. Os elementos comuns nas mensagens corporativas (De:, Para:, Assunto: e o Atenciosamente) são suficientes para situar o leitor em todo o cenário e fazê-lo compreender um pouco dos personagens. Eu li pelo celular, então, esta estrutura encaixou muito bem.

Literalmente lemos as mensagens entre os dois e não paramos antes do fim! O autor entrega um ritmo perfeito e bem compassado que prende até o leitor mais desatento.

Com muito alto astral e bom humor, a história de Alex e Frank poderia ser trágica por muito pouco se não fosse a reciprocidade e o respeito.

Em alguns momentos, o teor das mensagens e atitudes fogem do que se espera de uma boa conduta dentro da agência. Palavrões, elogios exagerados e questionamentos sobre a sexualidade se fazem presentes no diálogo entre Alex, Thais (amiga de Alex) e Frank. Pareceu um pouco contraditório a agência ser “descolada”, mas não permitir o uso do celular, enquanto que seus colaboradores agem de forma (quase) infantil. Este comportamento me causou um incômodo tão forte nos primeiros minutos de leitura, mas foi diluindo na medida em que o clímax se desenvolvia.

É um conto com muitos clichês? Sim e não há nenhum problema em ser;) É divertido e essencial para enfrentar os dias mais complicados. Apesar de ser uma enredo sobre jovens gays apaixonados, Brilhante também pode ser interpretado como um importante lembrete para aproveitarmos as chances de expressar o que sentimos e, quiçá, ter novos e bons momentos!

Renato Ritto já morou em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Trabalha como assistente editoria e é formado em Editoração pela ECA-USP. Ama romances água com açúcar, histórias clichês e seu gato, Hugo. Você pode encontra-lo no Twitter.

Aproveite para ler outras resenhas sobre histórias LGBTQI+: F5, de João Luiz | Dois garotos se beijando, de David Levithan | De todos os motivos, de Vitor Castrillo.

Gostou? Clica na mãozinha e ajude a compartilhar com outros usuários! ❤

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.