#Resenha: F5

Alex Mendes
Reticências
Published in
3 min readMar 23, 2021

Conto de João Luiz que proporciona ao leitor um retorno à adolescência

Sinopse: Daniel e Victor estão em um momento crucial de suas vidas: a espera pelo resultado do vestibular. Enquanto atualizam incessantemente a página da universidade e fazem planos de morarem juntos longe dali, eles refletem sobre o carinho que sentem um pelo outro e a importância daquela amizade. Bem, talvez seja mais do que apenas uma amizade.

Os que amam calhamaços complexos que me desculpem, mas leituras rápidas e bem construídas são tão necessárias e podem nos entregar uma ótima experiência.

Foi exatamente o que ocorreu ao ler o conto F5. Esta pequena história transporta o leitor para momentos importantes da adolescência, um período intenso de descobertas e curiosidades.

Em poucas páginas conhecemos Daniel, garoto que precisa lidar com a morte da mãe e mora com a avó em uma cidade pequena. Do outro lado, Victor, o rapaz desinibido que demonstra muito carinho por Daniel.

Fica muito óbvio que a história falará da paixão entre Daniel e Victor. No entanto, fui surpreendido pela vulnerabilidade e aventura emocional dos garotos.

Na vida adulta, em meio ao caos e correria, deixamos passar pessoas com as quais poderíamos dividir momentos incríveis. Nossas responsabilidades e até os antigos relacionamentos nos roubam a sensação que Daniel e Victor vivem em F5. Os adolescentes que fomos cresceram e se tornaram adultos que vivem na defensiva, com medo das frustrações, com medo do novo, com medo de sair da zona de conforto.

Como todo bom conto, F5 é fluído e preza pela simplicidade e clareza da narrativa sem muitos personagens. As referências da cultura pop relacionadas ao cinema (Maryl Streep em Mama Mia e Como Perder um Homem em 10 Dias) e música (Kelly Clarckson e One Direction) são elementos que aproximam o leitor mais jovem da história.

Nas avaliações do e-book na Amazon, os usuários deixam claro o desejo em saber o que acontece após o final. Senti o mesmo, porém, refletindo agora, não precisamos saber se Daniel e Victor viverão um amor e se morarão juntos. O final do ensino médio, início da faculdade, descoberta de uma paixão são momentos cheios de incertezas. Especular o futuro é comum na adolescência. É assim que concluímos F5: construindo possibilidades e especulando os caminhos dos personagens.

Para intervalos entre livros mais densos, F5 é uma ótima opção. É sentar, ler e ter o coração aquecido ❤

Gostou? Clica na mãozinha e ajude a compartilhar com outros usuários! ❤

João Luiz é mineiro, publicitário de formação e escritor nas horas vagas. Em 2019 lançou o quadrinho “Goiaba” através de um financiamento coletivo. F5 é seu primeiro conto e, no momento, está trabalhando em um romance para jovens adultos LGBTQI+. João é fã de histórias adolescentes, realitys shows de competição musical e de qualquer referência à “Mamma Mia!”.

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.