Como os nossos repórteres acompanharam as Eleições 2022

Cobertura contou com estudantes de Jornalismo da Beta Política em diversos pontos do Estado e em São Paulo no primeiro turno

Karolina Bley
Redação Beta
5 min readOct 2, 2022

--

Jornalistas foram a campo em diversos locais para acompanhar as eleições de 2022. (Foto: Agência Brasil)

Repórteres da Beta Redação cobriram, no domingo, 2, as eleições de 2022 em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, além de cobertura na cidade de São Paulo. Também houve análise da eleição no Twitter, por meio de levantamento de hashtags e tweets de candidatos à Presidência e ao cargo de governador do RS.

A eleição na cidade mais bolsonarista do Brasil em 2018

A repórter Milena Silocchi foi até Nova Pádua, cidade gaúcha que em 2018 foi considerada a mais bolsonarista do Brasil por conta da alta porcentagem de votos destinados ao candidato Jair Bolsonaro. No primeiro turno daquele ano, foram 82% dos votos e no segundo, 93%. A Beta Redação foi até o município para analisar o cenário político atualmente.

Na cidade, a repórter pôde constatar que Bolsonaro segue o favorito dos paduenses, por o considerarem forte apoiador do agronegócio — principal atividade econômica no município. Sobre a experiência de cobrir as eleições, Milena relata sua experiência inédita.

“Como repórter foi interessante acompanhar. Foi a primeira eleição que cobri, então foi algo novo, diferente”, considera.

O voto de quem não precisa votar

Seguindo na Serra gaúcha, em Farroupilha, o repórter João Teixeira abordou o interesse dos idosos na política e nas eleições, levando em conta que a partir dos 70 anos o voto é facultativo.

Idosos com mais de 70 anos exercem o direito de votar, mesmo o ato sendo facultativo. (Foto: João Teixeira/Beta Redação)

O repórter da Beta Redação constatou uma boa participação de idosos acima da faixa etária em que o voto é obrigatório, e relata como foi a cobertura.

“Foi uma manhã interessante e bem corrida, mas foi uma experiência muito boa”.

João chama a atenção para as críticas do público idoso aos eleitores mais jovens. Os entrevistados disseram que a juventude deveria seguir o mesmo exemplo deles, buscando informações sobre candidatos e indo votar mesmo sendo facultativo.

E o voto de quem vota pela primeira vez

Com foco no outro público dos votos facultativos, a repórter Laura Rolim foi conversar com eleitores de 16 e 17 anos que não possuem a obrigatoriedade de votar. A apuração ocorreu na cidade de São Leopoldo.

Sobre a experiência, a repórter da Beta relata que “foi bastante emocionante participar de uma cobertura eleitoral pela Beta Redação, principalmente nas eleições deste ano, que carregam um clima de tensão. Conversar com o público mais novo foi muito interessante, pois eles possuem uma visão muito diferente das coisas e ao mesmo tempo são muito maduros”. E também comenta:

“Como estudante de jornalismo vejo o quanto é proveitoso e prazeroso ter experiências práticas como essa”.

A eleição no coração de um país dividido

Indo até o Estado de São Paulo, a Beta Redação, por meio da repórter Vitória Drehmer, foi para a Avenida Paulista — coração das principais manifestações do País — conversar com eleitores para entender como eles se sentiam sobre a segurança nas ruas nessa eleição.

Segundo a repórter, pessoas com roupas relacionadas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sentiam mais medo de andar em espaços públicos do que eleitores que iam vestidos com símbolos relacionados ao candidato Jair Bolsonaro (PL). Porém, mesmo com receio queriam deixar claro seu posicionamento. Houve também os que relataram estar com roupas de cores neutras por medo de atos violentos.

“Foi muito legal a experiência de estar na Avenida Paulista nesse dia tão histórico e poder falar com os eleitores. Ver que as pessoas estão realmente exercendo seu direito de votar e de decidir o futuro do país, num dos principais locais de manifestações do Brasil”, relata.

Como foi o desempenho da urna eletrônica

Voltando ao Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo, a repórter Patrícia Wisnieski acompanhou o funcionamento das urnas eletrônicas — foco de críticas do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. O município é um dos 17 gaúchos que utilizaram o novo modelo de urna eletrônica, que promete ser mais segura, moderna e acessível.

Novo modelo de urna eletrônica foi implementado em alguns municípios do Brasil, incluindo Novo Hamburgo. (Foto: LR Moreira/TSE)

A repórter constatou que os eleitores acreditam que o processo eleitoral é seguro e confiável. Sobre cobrir as eleições, aponta: “Foi uma grande experiência participar desse momento tão importante para a democracia brasileira."

"A gente se sente parte da eleição de uma forma diferente, não só por estar dando a nossa contribuição enquanto eleitores, mas também por estar produzindo informação sobre esse acontecimento que tem um peso para toda a sociedade do nosso país”.

Em Porto Alegre, o repórter Elias Vargas entrevistou eleitoras mulheres para entender sobre a importância do voto desse público. Na capital, existem mais eleitoras que eleitores.

“A experiência foi diferente do que em todas as outras Betas. Um momento que vai ficar registrado na minha vida”, relata o repórter.

Jordana Fioravanti, também em Porto Alegre, cobriu a expectativa de eleitores para os resultados das eleições de 2022. Ela percorreu tradicionais espaços que abrigam manifestações políticas na cidade, como a Esquina Democrática, local histórico para a democracia, o Parque da Redenção e O Parcão.

Cobertura on-line

O Twitter também foi foco da cobertura dos jornalistas da Beta Redação. Os estudantes Júlia Möller e Marco Moreira acompanharam e contextualizaram os principais tweets de candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Já a repórter yasmim fernandes borges acompanhou e analisou as hashtags que viralizaram durante todo o domingo de eleição. Ela comenta que essa experiência de acompanhar as eleições pelo Twitter sempre foi algo que praticou, mas pela primeira vez fez de forma jornalística, com análise aprofundada sobre o tema, o que considerou interessante e diferente.

--

--