“O que acho da produção da Beta Redação”

Confira a crítica de quem nos acompanha

Reportagens Acadêmicas
Redação Beta
6 min readMay 28, 2019

--

Equipe da Beta Redação Geral (Foto: Eduardo Zanotti/Beta Redação)

Nessa semana os colegas trouxeram assuntos muito interessantes e que valem o debate. Ainda assim, é necessário cuidar com as fontes utilizadas e os títulos que seguem confundindo alguns leitores.

O diferencial dessa semana foi o aumento do uso de hiperlinks e fotos, alguns repórteres optaram por usar infográficos, o que se mostra muito válido para complementar e reforçar informações.

Confira as opiniões do nosso Conselho do Leitor.

Extinção de Conselhos preocupa profissionais do meio ambiente — Vanessa Fontoura e Pâmela Atkinson

“Fora o probleminha recorrente com as vírgulas… Matéria de leitura fácil e rápida. Tema atual e relevante. Muito bem!” Elogia a leitora Ubaldininha Luize.

O leitor Denis Machado também sentiu falta de alguém a favor do tema abordado na pauta. Ele encontrou alguns erros no texto, que em sua opinião poderia ter sido mais bem produzido: “Creio que um tema dessa importância poderia ter sido muito mais desenvolvido, ainda mais sendo feito em dupla. Fora isso, é preciso uma revisão de texto para o corte de frases muito longas e repetitivas. E será que não caberia a opinião de quem fosse a favor dessas extinções?”, coloca.

“Gostei do texto. Achei bem direto e informativo, além de polêmico”, afirma o leitor Luís dos Santos.

A leitora Deyzi Botesini gostou muito da matéria, mas acha que poderia ter sido mais aprofundada. “O tema é muito atual e importante de ser comentado e divulgado. As falas foram muito enriquecedoras, expressando a opinião de quem realmente entende do assunto, porém, poderia ter aprofundado um pouco mais, citando mais detalhadamente os danos que a extinção dos colegiados trará”, afirma.

Uma das fotos que as colegas usaram para ilustrar a matéria. (Foto: Sabrina Stieler/Apoena)

Confira a matéria aqui.

Só para mulheres — Renata Garcia

A leitora Ubaldininha Luize elogia bastante as fotos usadas na matéria da repórter e recomenda que ela preste mais atenção na pontuação: “Matéria bem escrita e com temática atual e relevante. Cuidar mais na pontuação, principalmente no uso das vírgulas. No último parágrafo, desnecessário formar duas frases e repetir a palavra projeto; o nome do coletivo deveria estar com as iniciais maiúsculas. Gostei muito e amei as imagens”, afirma.

Duas das imagens que a repórter usou para ilustrar a matéria. (Fotos: Nuwa/Divulgação)

“Tema interessante. Texto bom, com falas bem inseridas no decorrer da matéria”, comenta a leitora Deyzi Botesini.

O leitor Denis Machado achou confuso o título. “Matéria interessante e bem escrita. Vale repensar o título, no entanto. Acho que seria importante trocá-lo para algo que atraia o leitor e dê uma maior noção do que trata a reportagem”, sugere.

Já o leitor Luís dos Santos não entendeu bem o contexto: “Gostei bastante do texto, apesar de não ter entendido exatamente sobre o assunto que trata”, afirma.

Confira a matéria aqui.

Entenda a regulamentação do Homeschooling no Brasil — Murilo Dannenberg

O infográfico que o repórter adaptou para a matéria. (Arte: Adaptação de Murilo Dannenberg/Beta Redação)

O leitor Denis Machado gostou muito do texto: “Matéria completa, pertinente, bem apurada e estruturada. Gostei bastante da construção do texto e também da iniciativa de uso dos hiperlinks, que complementam as informações para quem tenha interesse no clique e que, no geral, poderia ser bem mais usado nas matérias da Beta”, afirma.

“Gostei da matéria. Texto completo e direto, muito bem explicado”, diz o leitor Luís dos Santos.

A leitora Deyzi Botesini gostou da matéria e acha que o encerramento do texto ficou muito bom. “O assunto foi bem explicado. O que mais foi interessante foram as falas do doutor em psicologia. A escolha da parte 'complexidade jurídica' ficou muito boa como a finalização da matéria”, diz.

Uma das fotos que o repórter usou ara ilustrar a matéria. (Foto: Richard Gillin/Flickr)

“Ao mencionar artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Código Civil, poderia tê-los transcrito 'Para o pesquisador, a redução do papel escolar se deve ao lobby de empresas que produzem materiais didáticos e a componentes religiosos.' Frase mal redigida e confusa. Acredito que o autor queira dizer 'materiais didáticos com componentes religiosos'. Rever o uso exagerado e indevido de vírgulas! Faixa etária se escreve sem hífen. 'Sobretudo às prescritas no Estatuto da Criança e do Adolescente.' Nas se usa crase, pois se trata de artigo. Mais uma matéria com temática relevante, mas de difícil leitura pelos diversos erros”, opina a leitora Ubaldininha Luize.

Confira a matéria aqui.

Pedal inclusivo cresce em Porto Alegre — Gabriela Stähler

“Gostei do texto, mas fugiu um pouco do assunto inicial e ficou muito extenso”, diz o leitor Luís dos Santos.

O leitor Denis Machado gostou da produção da colega, porém, encontrou alguns erros de redação: “Pauta interessante e a matéria foi produzida de forma bem completa. Só achei alguns problemas de redação e de organização das ideias. Logo no primeiro parágrafo, por exemplo, as informações me pareceram bem confusas. Há termos muito repetidos também. Mas este é um exemplo de um material bem apurado, mas que poderia ser mais bem organizado”, afirma.

“O tema foi bem desenvolvido e os depoimentos citados ficaram bem legais. A matéria abrangeu vários pontos, trazendo informações que se encaixavam, deixando o texto completo e com várias “áreas” diferentes dentro do tema”, comenta a leitora Deyzi Botesini.

O GIF utilizado pela repórter

A leitora Ubaldininha Torres gostou muito do texto da colega, mesmo encontrando um pequeno erro: “'Fazem parte do pedal crianças e adultos com deficiência, que participam em bikes adaptadas'. Aqui, a palavra pedal deveria ter sua inicial maiúscula, por tratar-se do nome do projeto e não de qualquer pedal. Matérias sobre diferentes formas de inclusão e o envolvimento de voluntários são sempre uma leitura gratificante. Matéria bem escrita, apesar de longa, foi extremamente prazerosa de ser lida. É bacana ver que a autora procurou dar o melhor de si. Parabéns!” Elogia.

Essa é uma das fotos que você encontrará no texto da repórter. (Foto: Gabriela Stähler/Beta Redação)

Confira a matéria aqui.

Vida dedicada a cuidar do outro — Deivid Duarte

“Muito bacana a história e os relatos da Vera. Texto com dados interessantes, escrito de forma bem clara. Muito bom”, comenta a leitora Deyzi Botesini.

O leitor Denis Machado se emocionou com o texto: “Matéria muito bonita e sensível. Texto muito bom, também. Realmente, me deixou com vontade de saber mais histórias dela (imagino que ela tenha bastante), o que é bom por um lado, mas também deixa um ar de que a matéria poderia ser ainda mais desenvolvida”.

“Gostei do texto, apesar de ser conduzido para uma área específica, no caso a enfermagem”, afirma o leitor Luís dos Santos.

Está é uma das fotos que você confere na matéria do repórter. (Foto: Carmela Grune/Acervo Pessoal)

“'… a vítimas de guerraS…' Trata-se de diferentes guerras, cabe o plural. O nome é Ana Nery, não NeRRy (Continua perceptível a falta de revisão!) '… costumam atender à domicílio…' Não se emprega crase antes de substantivos masculinos. O nome da enfermeira Patricia Dias deveria estar entre vírgulas (com a finalidade de prestar uma informação adicional, neste caso o nome da pessoa) ou sem a vírgula que o precede. Jamais de deve separar o sujeito do verbo! A matéria, em si, está bem redigida. Traz informações históricas e alguns dados estatísticos, o que confere credibilidade. O grande problema, a meu ver, são erros que poderiam ser sanados com uma dose homeopática de atenção e uma revisão efetiva. Isso tira o prazer da leitura”, afirma a leitora Ubaldininha Luize.

Confira a matéria aqui.

Saiba mais sobre o Conselho de Leitores da Beta Geral:

--

--

Reportagens Acadêmicas
Redação Beta
0 Followers

Eduardo Zanotti da Silva, 26 anos, jornalista.