A América do Sul em Wraith The Oblivion.

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão
7 min readMay 22, 2020

Trecho traduzido do The Book of Oblivion, suplemento para a Edição Comemorativa de Aniversário de 20 anos de Wraith: The Oblivion, páginas 100–101.

Por Odin Sama

Sol Poente — As Terras do Ouro

As terras de ouro deram origem a alguns dos reinos mais formidáveis ​​do submundo. O maior desses reinos foi Tawantinsuyu, o Império Inca. Os Incas sob a liderança de Sapa Inka Manqu Chapaq (“Filho do Sol”), com a ajuda de seu companheiro Sapa Inka, esculpiram um vasto império de quatro províncias nas Terras das Sombras e na Tempestade circundante à Necrópole Cuzco e em seu coração. Rapidamente superando Cuzco, eles criaram uma nova capital acima da Tempestade. Simulando “Hanan Pacha”, o mitológico mundo superior Inka, a cidade tornou-se um país das maravilhas de templos dourados, pátios e lugares onde fontes de ouro borbulhando Pathos líquido competiam por atenção com jardins artificiais forjado em Ouro e Prata Verdadeiros. Os nobres adornados com ornamentos dourados e capas elaboradamente bordadas prestavam reverência a Manqu Chapaq, sob o olhar atento de sua guarda pessoal de elite. Os administradores catalogavam um fluxo interminável de tributos em cordas de quipu, enquanto trabalhadores e artesãos continuavam a expandir a cidade. Hanan Pacha estava eternamente alvoroçada com sacerdotes, mercadores, soldados e o som de conchas de caracóis que sinalizavam a chegada e partida de mensageiros de elite chasquis.

Um intrincado sistema de estradas, pontos de apoio e depósitos conectavam Hanan Pacha a seu reino e uniam Atalhos e abismos perigosos para conectar até mesmo os cantos mais remotos do império. Os Incas fundiam o Verdadeiro Ouro em magníficas obras de arte e Artefatos, capturavam o Pathos em soulfire esmeraldas, e construíam Cidadelas inexpugnáveis ​​de pedras perfeitamente ajustadas que estavam cheias de bens tumulares. Eles mantinham o poder sobre Kay Pacha (as Terras da Carne) através de seus mallki, que eram múmias poderosas e os médiuns diligentes que expressavam sua vontade. Manqu Chapaq governou Tawantinsuyu de seu banquinho de ouro em Hanan Pacha durante séculos até que os estrangeiros vieram.

A conquista de Tawantinsuyu foi obra do general renegado Theudhar, que participou do saque da Torre de Ônix e aliado do Paraíso. Theudhar foi o primeiro Wraith europeu a testemunhar as selvas assombradas de Tawantinsuyu, cumes imponentes e praias de cinzas. Ele esperava encontrar resistência vigorosa, mas desorganizada. Em vez disso, ele enfrentou fileiras intermináveis ​​de guerreiros inca e mallki ressuscitados que eram comandados pelos falecidos Sapa Inkas, cujas máscaras de ouro estavam envoltas em fúria aureliana. Metade dos Renegados no Novo Mundo encontrou o Oblívio naquele dia.

O campo de guerra estava preparado para o conflito. Ao contrário de seus aliados no norte, os Incas tinham vastos estoques de Pathos e um governante singular que os permitia lutarem muito depois da supressão de seus adoradores mortais. Theudhar reuniu um novo exército de Renegados que foi reforçado por aliados nativos que estavam ressentidos com o domínio do Inka e lançaram uma nova invasão a Tawantinsuyu em conjunto com os reforços heréticos do Paraíso. Os Incas foram forçados de volta a Necrópole de Cuzco, mas mantiveram-se firmes até que os conquistadores espanhóis saquearam os mallki e muitos outros Grilhões da nobreza inca no mundo dos Efêmeros. A maioria foi queimada ou derretida, o que deixou os incas sem liderança, enquanto a maioria de seus líderes mergulhavam em Harrowings.

Ix Chel, do Reino Sombrio de Obsidiana, correu para o sul com seus melhores guerreiros para equilibrar as chances. Ela enviou dezenas de capitães Renegados para Oblívio com longos movimentos de sua lâmina de Obsidiana Verdadeira. Parecia que, sozinha, viraria a maré da batalha até que Theudhar a desafiou no campo de batalha e enterrou a Lança de Longinus em seu coração. Logo depois, as Terras das Sombras sacudiram com violência surpreendente quando o Labirinto desencadeou sua ira sobre as Terras de Ouro.

Nuvens de fogo destruidoras engoliram Hanan Pacha e as províncias de Tawantinsuyu junto com seus invasores. A Necrópole de Cuzco foi a única necrópole a sobreviver porque foi protegida da tempestade por tapac-yauri, o poderoso cajado de ouro que Manqu Chapaq plantou sob o Templo do Sol de Cuzco após sua fundação. O tapac-yauri protegeu Cuzco da tempestade enquanto Cusi Yupanki, que era o general e Sumo Sacerdote do Sol sob Sapa Inka Atawallpa, liderou a defesa da necrópole. Reunindo o restante do exército ao redor dos limites da cidade, Cusi Yupanki convocou as destemidas pururaucas, que eram guerreiras de pedra animadas por Flux. A luta foi intensa, mas as pururaucas finalmente prevaleceram e Cusi Yupanki foi declarado Sapa Inka de um império muito diminuído.

Cusi Yupanki viu Cuzco através da tempestade e deu as boas-vindas à Hierarquia quando eles chegaram. Sempre uma criatura de lealdade fluida, Cusi negociou um tratado com a Hierarquia para manter o domínio sobre o seu reino em troca de transformar Tawantinsuyu em um vassalo do império. Assim o vice-reinado de Cuzco nasceu.

Cusi Yupanki expandiu lentamente sua base de poder recapturando grande parte de Tawantinsuyu com a ajuda da Hierarquia. Ele suprimiu os Renegados e administrou a Necrópole Potosi, que é uma mina quase tão rica quanto a Escadaria Veosa. Apenas alguns sabem que Cusi estava por trás da captura ou destruição do mallki. Sempre com fome de poder, Cusi trabalhou com seus agentes mortais para pegar o mallki e destruí-los ou escondê-los em uma câmara especial. As almas presas da maioria dos Sapa Inkas estão agora ligadas aos seus Grilhões, e Cusi extrai seus segredos usando Phantasm. Os esforços de Cusi foram exaustivos, mas não completos. Nem todos os Sapa Inka foram contabilizados, incluindo Manqu Chapac, e esta é uma situação que ele tenta remediar com grande vigor.

O reinado do vice-rei Cusi não é sem oposição. Em vida, o famoso Sapa Inka Tupaq Inka Yupanki, que foi guiado pelo Oráculo de Pachacamac, viajou para um par de ilhas míticas localizadas no fundo da Tempestade. Durante a Guerra Civil Inka no mundo do Efêmeros, Cusi Yupanki queimou o mallki de Tupaq, o que o enviou para um Harrowing. Após seu retorno, Tupaq fugiu para as ilhas que encontrou em vida e passou anos se fortalecendo na morte. Conhecidas como Nina Chumpi (“cinturão de fogo”) e Hawa Chumpi (“cinturão externo”), elas se tornaram um novo Cuzco e refúgio para as Wraiths Inkas que não estão alinhadas com Cusi. Fartamente provisionado com Cidadelas, templos dourados, minas de Ouro Verdadeiro, e a ajuda do Oráculo imortal de Pachacamac, Tupaq traça a queda de Cusi e o retorno de Tawantinsuyu ao seu devido lugar de glória.

Oblívio

A América do Sul é o lar de muitas relíquias do Esfolamento. Doppelgangers se infiltram em suas Necropoli anualmente e Doomshades estreitam suas selvas. O servo mais poderoso de Oblívio é o Onceborn conhecido como “Supay”, que é o senhor de Uku Pacha, o Mundo Inferior Inka. O poder de Supay é temível de se ver e suas Doomshades são a ruína da Hierarquia. O principal objetivo de Supay é manter o domínio sobre o Uku Pacha e localizar o conhecimento necessário para neutralizar a proteção do tapac-yauri. Supay acredita que ele pode realizar uma segunda vitória se puder localizar Manqu Qhapaq, a quem ele acredita ter sobrevivido ao Maelstrom. Não sabendo onde procurar, Supay infiltrou um Doppelganger nas fileiras do círculo íntimo de Cusi para procurar notícias sobre o paradeiro de Manqu.

As Terras de Esmeralda

Os Reinos Colombianos de Esmeralda eram lendários por sua habilidade de forjar Artefatos espetaculares de Ouro Verdadeiro e Esmeraldas de Soulfire. Muitos Renegados e Hereges desapareceram sob as ondas do fogo viridiano, enquanto as Wraiths Esmeralda defendiam sua terra natal, mas as Terras de Esmeralda eram simplesmente desorganizadas demais para resistir ao Esfolamento. Há rumores de fantasmas estranhos que vagueiam pelos Atalhos em jangadas de ouro mais puro.

As Vastidões da América do Sul

Os pescadores e seus aliados lutaram contra confederações de nativos por quase um século a partir de sua cidadela em Necrópole Salvador. Eles avançaram metodicamente pelo Brasil até que o Maelstrom varreu o continente e desincorporou as tribos às centenas. A Quinta Legião expulsou os poucos pescadores remanescentes em Salvador, e a maioria da população nativa simplesmente deixou de existir, foi Colhida pela Hierarquia quando cruzou a mortalha, ou vivia em áreas remotas além do controle da Hierarquia.

--

--

Brasil In The Darkness
Brasil na escuridão

Fanpage brasileira do universo clássico de RPG de Mesa, Mundo das Trevas (World of Darkness).