Foto de Vlad Bagacian — Fonte: Unsplash

Quero ser Product Manager, e agora??

Julia Martin Moura
Crack the PM Code

--

Muitas pessoas me procuram para conhecer um pouco mais sobre o que é ser Product Manager (PM), sobre a carreira de produto e sobre como fazer a migração para esta carreira. Depois de algumas mentorias e de muitas indicações de conteúdo, decidi que era hora de compartilhar minha trilha de aprendizado com outras pessoas que querem começar nessa área.

👣 Por onde começar?

Because there is no one path to product management, don’t waste time deliberating about the right experience or the right certificate. Show off the product management skills you already have and relentlessly build the ones you don’t have. — Teresa Torres

A primeira coisa que me perguntam é se existe alguma regra, curso ou certificado que torne a transição ou o início mais fácil, mas a verdade é que não existe jeito certo de começar e nem um caminho das pedras a percorrer. Na minha opinião, três pontos devem ser levados em consideração por quem quer vir para a área de produto.

  • Para início de conversa, aprenda mais sobre os papéis e responsabilidades envolvidos em uma carreira de produto. Se os desafios, a rotina e a complexidade te interessam, siga em frente e comece a estudar um pouco (mais para frente vou compartilhar fontes legais para quem está começando). Isso nos leva para o segundo ponto: ter obsessão por aprender coisas novas. 🤓
  • Ter sede de conhecimento, buscar novas opiniões e aprender com a sua experiência e com a dos outros é essencial para se tornar um bom PM. Apesar de existirem diversas ferramentas e frameworks para facilitarem o nosso trabalho, não existe receita de bolo para ser bem sucedido. A disciplina de produto é dinâmica, cada desafio é diferente do outro e precisa ser abordado com sabedoria.
  • O terceiro e último ponto é ter uma certa atração por estar fora da zona de conforto. Se você procura um trabalho tranquilo, individualista, rotineiro ou com pouca pressão a área de produto não é para você.
Foto de Jeshoots — Fonte: Unsplash

🤔 Afinal, o que faz um Product Manager?

Esse é um papel muito difícil de explicar em poucas palavras, principalmente pela característica multidisciplinar e da necessidade de adaptação em relação às condições de trabalho e ao momento do produto em si.

Let’s start with the role of the product manager. In an empowered product team, where the product manager needs to ensure value and viability, deep knowledge of the customer, the data, the industry and especially your business (sales, marketing, finance, support, legal, etc.) is absolutely non-negotiable and essential. — Marty Cagan

Resumidamente, um PM é responsável pela viabilidade e entrega de valor do produto, ou seja, é um papel essencial para o sucesso do negócio. Para alcançar esse objetivo, um PM precisa definir a visão e a estratégia do produto e difundí-las em toda a empresa — do CEO, time de vendas e atendimento, até o time de desenolvimento. Também faz parte do papel de PM entender profundamente a dor do cliente (isso implica em falar diretamente com o usuário, e muito), conhecer o mercado no qual o produto está inserido e ser capaz de tomar decisões difíceis (com base em métricas e feedback de usuários, e não em “achismo”).

Os recursos são escassos e, por isso, ter a capacidade de ouvir, ter empatia e priorizar fazem toda a diferença nessa jornada. Ao mesmo tempo, também é essencial conseguir organizar necessidades, e trabalhar junto com o time de desenvolvimento e de product design para criar soluções incríveis.

📚 Sugestão de livro: Escaping the Build trap → praticamente leitura obrigatória para todo Product Manager. O livro apresenta detalhes sobre o dia a dia de PM, habilidades necessárias e também explica sobre cultura de produto.

Agora que você já sabe que produto é mesmo para você, quais seriam as habilidades (mínimas) necessárias para ser um bom PM? 🤔

  • Empatia — Saber ouvir é umas das coisas mais importantes para um PM. E quando eu falo ouvir, é escutar de verdade, chegar na causa raiz dos problemas e ter empatia o suficiente para entrar na cabeça dos clientes, e interpretar o que nos dizem, podendo avaliar quais dores precisam ser tratadas primeiro. Você precisa ser a voz do usuário dentro do produto e, sem empatia, você só vai conseguir reproduzir o que já foi dito. Na dúvida, pergunte, converse muito e coloque-se no lugar do outro. A empatia também é essencial para saber a melhor forma de se comunicar com outros times, stakeholders e com os desenvolvedores. E isso nos leva ao próximo ponto.
  • Comunicação — Saber passar exatamente a mensagem que você quer, e fazer pessoas de diferentes áreas se entenderem não é um trabalho fácil. Essa capacidade de articular diferentes vocabulários e diferentes maneiras de ver o mundo é extremamente importante para se ter um bom desempenho como PM. É necessário saber falar o que e o porquê das decisões de produto para o time de desenvolvimento, conseguir escutar e defender um roadmap junto com o time comercial, e mostrar para os stakeholders que a sua visão e direcionamento vão chegar exatamente onde eles precisam.
  • Trabalho em equipe — Um PM não constrói absolutamente nada sozinho. Nosso trabalho pode ser resumido a garantir a entrega de valor de um produto para o usuário final, que atenda às necessidades do nosso negócio. É primordial ter um bom relacionamento com os engenheiros, com os product designers, com o time de atendimento e com o time de vendas, e seu produto só será um sucesso se todos os envolvidos conseguirem focar em um objetivo maior: o cliente. Essa visão e essa sincronia é 100% responsabilidade sua.
  • Resiliência — Um dos princípios de produto é que você vai errar e vai errar muito. É nesse momento em que a resiliência se faz essencial para seguir adiante e aprender com seus erros. O dia a dia de um PM não é fácil e é necessário repetir muitas vezes as mesmas coisas até que o conhecimento se difunda. É fundamental ter a capacidade de procurar uma outra solução quando chegamos em uma encruzilhada.
  • Capacidade de decidir — Saber distinguir bugs que você pode ignorar e bugs que precisam ser corrigidos é um dos exemplos de decisão que precisamos tomar diariamente. Dificilmente essa escolha será fácil (chocolate branco ou ao leite?) e muito provavelmente você vai precisar sentir a dor das suas escolhas (praticamente uma escolha de Sofia). É por isso, que muitas vezes é preciso saber dizer não para coisas que não fazem sentido no momento — afinal, precisamos ser completamente focados no principal valor do produto e no que vale a pena ser construído. Ser um PM é saber identificar qual é a coisa mais importante a ser feita agora e, acredite, ela nem sempre é a mais urgente.
  • Persuasão — Depois de tudo que falei acima sobre capacidade de decidir e de comunicar, não podemos deixar de fora a habilidade de convencer a todos das decisões que foram tomadas. Como PM, você precisa justificar o motivo de uma solução estar no seu roadmap e de outra ter sido retirada. É necessário convencer o time do que precisa ser construído, e mostrar para os stakeholders que tomamos as decisões corretas.

É claro que essas são só algumas das qualidades primordiais de um PM, mas além delas ainda existem outras capacidades mais técnicas que ninguém precisa nascer sabendo. Há muitos conteúdos que podem ajudar nessa jornada de aprendizado e até cursos que permitem aplicá-los na prática. Citarei alguns deles no próximo tópico. 😉

👶 Conteúdo básico

Antes de investir dinheiro em um curso ou uma certificação, comece aprendendo sobre o mundo de produto por conta própria. Existe muito material bom gratuito disponível para ser devorado por quem quer conhecer mais sobre a área.

Foto de Jazmin Quaynor — Fonte: Unsplash

Para ajudar, decidi fazer uma lista inicial de assuntos que são super importantes com conceitos essenciais para se iniciar na carreira. Nessa lista estão os principais assuntos de agilidade como o manifesto ágil, um overview sobre os principais frameworks ágeis e alguns artigos introdutórios de product management.

Apesar de existirem diversos frameworks de agilidade, sem dúvida, os mais usados são Scrum (tradicional ou adaptado) e Kanban. Além desses, inseri um tópico sobre Scaled Agile Framework (SAFe) por ser um framework muito polêmico e discutido dentro da comunidade de produto. O importante é conhecer minimamente cada framework, entender quando se aplicam da melhor maneira e formar sua própria opinião sobre cada um, pois em produto não existe resposta certa.

Infelizmente, grande parte desses conteúdos estão em inglês, porém até o final desse artigo você vai encontrar sugestões de comunidades muito boas para se seguir que são brasileiras e escrevem conteúdos em português.

📚 Sugestão de livros: The Agile Samurai → Livro básico e descontraído com um resumo sobre agilidade. INSPIRED: How to Create Tech Products Customers Love → Apesar de ser uma leitura mais pesada, é obrigatória para todas as pessoas de produto.

👀 Páginas para seguir

Depois de aprender o básico, uma das melhores formas de se absorver conhecimento sobre produto é seguir boas páginas com conteúdos relevantes e baseados nos aprendizados de outras pessoas.

Fiz uma seleção de sites que eu amo e que com certeza me ajudaram a chegar no nível de entendimento que tenho hoje.

Foto de Christina Wocintechchat— Fonte: Unsplash

Product Talk

É uma iniciativa liderada pela Teresa Torres (falaremos dela mais para frente). Eles costumam escrever artigos muito bons sobre produto, especialmente focados em product discovery. Além disso, é possível encontrar textos relevantes sobre cultura de produto. Destaques:

SVPG

Grupo criado pelo Marty Cagan, autor dos livros Inspired e Empowered (que será lançado em breve). O blog possui uma base de artigos muito extensa, com artigos desde 2005. Porém, não aconselho ninguém a ler os artigos anteriores a 2008, que foi a época que o livro Inspired foi lançado. Destaques:

Mind the Product

A maior comunidade de produto do mundo, com participação de grandes nomes da área. O único ponto de atenção é que grande parte do conteúdo é restrito para assinantes. Destaques:

PM3

Comunidade brasileira, que conta com nomes de referência em produto. Eles oferecem cursos muito interessantes para quem deseja se aprofundar e também disponibilizam conteúdos extremamente ricos sobre produto e agilidade. Destaque:

Tera

Também é uma comunidade de produto brasileira, referência em bootcamps e cursos online. Eles disponibilizam um blog focado em liderança de produto e UX Design, que vale a leitura. Destaques:

Product.io

Dos mesmos organizadores do Product Camp, a maior conferência de product management da América Latina. O blog do Medium deles tem artigos muito interessantes para todos os níveis de produto. Destaques:

Mulheres de Produto (MDP)

Comunidade construída por mulheres para mulheres. Feita para as que se interessam em tecnologia e produtos digitais, conta com palestras, meet-ups, podcast e um Medium cheio de conteúdo maravilhoso. Destaques:

🧠 Product Thinkers

O próximo passo dessa jornada é conhecer os principais pensadores de produto. Acompanhar essas referências é um ótimo caminho para se manter atualizado na área. Meus pensadores favoritos são:

Por último, queria aproveitar para dar uma dica que mudou a minha vida: se você ainda não possui um aplicativo para organizar sua lista de leitura, indico fortemente o Pocket. Ele é super completo e possui extensão do Chrome para salvar com facilidade artigos para ler depois.

E esse é só o começo! Espero que tenha ajudado, e que essas indicações façam a diferença no seu crescimento profissional! Caso queira saber mais sobre algum tópico que não foi citado no texto, ou tenha alguma dúvida sobre ele, não hesite em me procurar! 😊

Fique de olho 🧐, pois em breve publicarei mais artigos para ajudar quem quer seguir essa jornada!

--

--

Julia Martin Moura
Crack the PM Code

I am a Product Manager at VTEX and PM mentor helping other women get into the technology world. https://juliamoura.xyz/