Design Growth na Prática

Fabiano Meneghetti
Design RD
Published in
3 min readSep 3, 2020

Trabalho com produto há um bom tempo, lembro que o Twitter foi lançado e eu achava aquilo incrível e viciante. Gerenciava meus projetos com Basecamp. Naquela época eu nem pensava em assistir Netflix e usava Grooveshark para escutar música. Quanta revolução em termos que design já tivemos desde então, talvez a maior delas foi ver como os produtos tornaram-se cada vez mais naturais de se utilizar, com menos curva de aprendizado, mais self-service. O princípio dessa revolução é o que, em produto, chamamos de growth.

Nestes últimos anos entrei em um novo desafio aqui no RD Station: atuar em um time PLG (Product-led Growth). É fascinante como a prática de Design em PLG é de fato diferente de um time de produto que pensa em funcionalidade. A principal característica é a necessidade de dominar a estratégia da empresa, basicamente é pensar na solução com o cliente e o impacto no negócio com o mesmo peso.

Trabalhar com PLG nos força sempre a pensar em como provar o valor com Design, como mensurar o que está sendo feito e como aquilo vai influenciar em determinada meta. Cada passo deve ter um motivo claro e um retorno que possa ser medido.

E com base no que tenho vivenciado nestes últimos anos em um time de growth irei fazer uma série de artigos com as práticas e os fundamentos que temos aplicado por aqui.

O que vou trazer nessa série:

  • Princípios e fundamentos de Product-led Growth
  • Identificando e direcionando os resultados em busca de alto impacto
  • O equilíbrio entre a estratégia do negócio e os problemas do cliente
  • Validando e mitigando o risco da solução
  • A real importância do impacto para priorização
  • Product Designer x Growth Designer
  • Design Thinking na prática
  • Pesquisa contínua: qualitativa, dados e benchmarks
  • O poder da instrumentação
  • As diferentes formas de validação
  • Win ou Lost: Acompanhando o experimento
  • PLG Design Framework: Um experimento do início ao fim

Sempre que me perguntam o que eu faço digo que sou Designer. “Hmm legal, mas do que?” E aí que começa toda a explicação do que na prática eu faço. Alguns se dizem designer de produto, ou de interação, ou UX designer… Mas isso é só pra dizer que independente das variações de nomenclatura, não quero evangelizar um título e nem mesmo diria que eu sou um growth Designer (apesar dessa buzzword ser bacana 🤓).

Não pretendo também criar um manual para trabalhar em PLG. O que vou fazer é compartilhar minhas experiências para ajudar quem trabalha com growth e para demonstrar que designer pode entender e ser direcionado por métrica, sem perder a essência do bom design, do design centrado na pessoa por trás do produto.

No primeiro artigo, irei falar dos “Princípios e fundamentos de "Product-led growth”. Atualizo aqui em alguns dias 😊

Alguém mais aí ouvia Grooveshark? 🦈

--

--