Por que eu acordo às 4h15?

A questão não é o acordar cedo em si, mas o que faço logo após acordar.

Cali (Renato Caliari)
(di.de)vagar
6 min readApr 26, 2020

--

Assine minha newsletter para receber meus novos textos.

A título de curiosidade compartilharei aqui um pouco da minha rotina e hábitos atuais [2020], tanto para pessoas que já tiveram interesse em saber um pouco sobre ela quanto para aquelas pessoas que já ficaram supresas ao saber de parte da minha rotina.

Nada disso que falarei é para ser interpretado como recomendação. Isso funciona apenas pra mim, alinhado com meus valores e crenças, e com o meu contexto.

Atualização Janeiro/2021

  • Atualmente estamos morando no Espírito Santo e mudamos a parte da rotina que andávamos no bairro ou subíamos escadas. Agora costumamos caminhar na praia antes das 6h da manhã. Algumas vezes por semana também costumamos entrar no mar
Foto do mar na Praia da Costa, Vila Velha — ES perto de 5h30 —horário em que entramos no mar gelado :)

Eu e a Laís — minha esposa, acordamos às 4h15 há mais de um ano, seja dia de semana ou fim de semana.

Experimentamos alguns horários antes desse período. Já acordamos perto de 6h, depois perto de 5h, até chegar às 4h15.

O fato de nós dois seguirmos a mesma rotina de horário favorece muito já que atualmente moramos em um pequeno apartamento de aproximadamente 29m2 sem qualquer divisória, exceto o banheiro. Por isso, se apenas um acordasse cedo poderia acabar acordando o outro também, mesmo sem desejar.

Não só isso, o restante da rotina e hábitos que citarei logo abaixo, é mantido por nós dois. Por sorte, juntos, adoramos experimentar hábitos alinhados com nossos valores e apoiar um ao outro na construção e manutenção deles.

Por que acordar “tão” cedo?

É um horário que não há — ou são raros — compromissos ou interação com agentes externos. Ganho algumas horas até chegar no período de ocupação com questões externas.

Acordando às 4h15 consigo manter hábitos que considero saudáveis e importantes para o meu desenvolvimento e sustentação de forma integral.

Aumento a chance de direcionar como será meu dia antes de muitos estímulos que agitem minha mente ou me leve para outras ocupações.

Claro, para acordarmos cedo também dormimos cedo para conseguir um descanso de 7h a 8h por noite.

Em geral, estamos na cama entre 19h00 e 20h30 e costumamos dormir entre 20h e 21h.

Mas não se engane, já fui mais noturno ao longo dos anos. Já teve períodos da vida que dormia depois da meia-noite. E a Laís também.

É possível que outras pessoas consigam seguir uma rotina com hábitos que consideram saudáveis acordando mais tarde e dormindo mais tarde. Esse texto é apenas um relato de como é minha rotina atual e como funciona para mim.

Um pouco da rotina matinal

A rotina matinal de todos os dias é mais ou menos essa:

  • Arrumação da cama — Arrumar a cama é a primeira realização bem-sucedida do dia. Pequeno hábito de realização que impulsiona outras realizações. Além disso, manter as coisas organizadas me dá uma sensação de ordem e tranquilidade mental também.
  • Treinamento de atenção (nesses links conto mais da minha visão: 1, 2, 3, 4)— Usamos o Insight Timer para treinamento de atenção com sinos para indicar alguns intervalos de tempo. Há vários outros apps para isso, por exemplo: Headspace, Calm, Simple Habit, Lojong, Meditopia, Medite.se e Vivo Meditação.
  • Treinamento físico de força ou alongamento, dependendo do dia da semana. Para treinamento de força, atualmente fazemos um mix adaptado de Timed Static Contraction Training com Project Kratos. Fazemos duas vezes por semana por 20–25 minutos dentro de casa.
  • Caminhada pelo bairro — Adoramos caminhar pelo bairro. Algo de 30 a 45 minutos. Porém, em época de quarentena por conta do 😷 coronavírus em 2020, trocamos a caminhada por subir e descer as escadas do prédio por volta das 5h15 da manhã. Andamos por duas vezes, do térreo ao décimo andar, resultando em média 640 degraus e leva em torno de 8 minutos.
  • Banho gelado —seja inverno ou verão, tomamos um banho gelado pela manhã após os exercícios.
  • Diário — temos um tempo para escrever no nosso diário, cada um no seu, e refletir sobre a vida, sobre o dia que passou e o dia que está começando. Se você deseja começar com essa prática, aqui tem um modelo para te inspirar.
  • Planejamento e priorização — avalio o que desejo fazer no dia e separo o que são as coisas mais importantes, significativas ou urgentes para se fazer daquelas que posso deixar de fazer sem problemas.
  • Café da manhã juntos;
  • Assistir algum vídeo curto: em geral assistimos algum vídeo juntos no YouTube. Vídeos dos mais variados assuntos: filosofia, produto, design, tiny houses, comédia, etc.
  • Bate-papo;

Durante o dia e almoço

O restante do dia é composto por blocos de tempo que variam. Em geral, temos tempo contínuo de concentração para projetos, trabalho e estudos; antes e depois do almoço.

No meio da manhã e no meio da tarde é comum pararmos para tomar ou comer algo juntos.

Também paramos para almoçar juntos entre 11h e 12h.

Seguimos uma dieta Whole Food Plant Based. Apesar de alguns acharem que é dieta vegana por não incluir alimentos de origem animal, essa dieta é um estilo de vida que também inclui outros princípios.

Iniciei essa dieta um pouco antes de conhecer a Laís. Ela já era vegetariana há mais de 10 anos — bem mais tempo do que fui vegetariano anteriormente; algo por volta de 2 anos — e tinha interesse em se tornar vegana. Ao conhecer mais sobre a dieta que eu seguia e estudava, ela resolveu estudar por sua conta e formar uma opinião. Logo depois também decidiu adotar essa dieta.

Pode saber mais sobre a dieta aqui:

Rotina de fim de tarde e dia

  • Banho;
  • Jantar — costumamos jantar entre 17h30 e 18h30.
  • Bate-papo;
  • Às vezes assistimos algum seriado ou vídeo; às vezes só batemos papo;
  • Leitura — costumamos ler antes de dormir; cada um em seu Kindle. :)

O que funciona para nós

Não esperamos o despertador tocar para decidir se estamos com vontade de levantar.

É uma decisão pré-tomada: alarme toca e nos mantemos acordados. Com ou sem preguiça. Não usamos função soneca em nenhum dia.

Limpeza do apartamento, lavagem de roupas e preparação de comida

  • Limpamos o apartamento todo sábado pela manhã após a rotina matinal. Em alguns dias da semana fazemos uma limpeza rápida caso percebamos que o apartamento ficou sujo. Tentamos manter o apartamento organizado diariamente.
  • A preparação do almoço da semana inteira também é feita em paralelo no sábado pela manhã entre a rotina matinal e a limpeza do apartamento.
  • As refeições de café da manhã e janta são preparadas diariamente. O que facilita é que nossas refeições são simples, rápidas de preparar e costumamos manter o mesmo cardápio diariamente.
  • O condomínio atual inclui serviço de lavandeira. Por isso, durante a semana descemos com as roupas e deixamos na lavanderia. O serviço inclui a secagem das roupas. Tem vantagens e também desvantagens nisso. O apartamento não possui espaço para máquina de lavar e nem espaço para varal. Por isso nos impossibilita de lavar e secar do jeito que desejamos e na hora que desejamos. Algumas roupas encolhem e com o tempo se tornam inutilizáveis por questão do processo de secagem da lavandeira.

O que abrimos mão

Abrimos mão de muitos eventos sociais que acontecem à noite. Um tradeoff — escolha com prós e contras — intencional. Na vida, tudo pode ser encarado como tradeoffs. Temos que escolher os nossos.

Apesar de adorar um bom papo com amigos, os eventos sociais noturnos em geral me levam a alguns pontos que não desejo: gasto mais dinheiro, durmo em horas variadas dependendo do horário que vou embora do evento e acabo atrapalhando a manutenção dos hábitos.

Exceções

Quando eu e a Laís dormimos mais tarde que o normal por algum evento extraordinário, às vezes tomamos a decisão de acordar mais tarde e garantir entre 6 a 8 horas de sono.

Tendência natural

Ao ler sobre meus hábitos é possível que alguém simplifique e acredite que tudo isso aconteceu magicamente por eu já ter alguma tendência natural para cada um desses hábitos.

Não é bem assim. Aliás, alguns deles vieram conscientemente para substituir ou adaptar outros costumes que eu tinha e não desejava mais, não estavam alinhados com meus princípios ou não favoreciam uma coerência maior na minha vida entre pensar, falar e agir.

Tudo isso é um processo em contínua adaptação.

Não acredito que para fazer algo que acreditamos seja só questão de motivação como algo mágico que podemos ficar parados aguardando passar em um ponto de ônibus da nossa vida. É preciso dar os primeiros e próximos passos, continuamente.

“A motivação segue a ação. Comece e você encontrará sua motivação” — Tim Pychyl

--

--