Entrevista com a escritora: Paloma Brito

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
4 min readAug 24, 2020
A escritora Paloma Brito com sua trilogia de livros Nova Era
A escritora Paloma Brito com sua trilogia de livros Nova Era

A autora Paloma Brito, de 25 anos, conhecida por sua trilogia de fantasia “Nova Era”, está com um projeto na plataforma de financiamento coletivo Catarse, para as pessoas adquirirem os livros físicos da saga, que já estão disponíveis na Amazon.

Brito nasceu na Feira da Santana, mas hoje mora em Salvador-BA, onde escreve seus livros e mantem suas redes sociais sempre em dia. A jovem escritora cedeu uma entrevista para esse blog sobre seus trabalhos, hobbyes, entre outros assuntos. Quer conhecer a Paloma Brito?

Então

Confira agora a entrevista com Paloma Brito

Conta um pouco sobre a sua história como escritora: como começou?
Minha história como escritora começou quando eu ainda era criança, e
gostava de imaginar mundos diferentes, personagens interessantes e
situações inusitadas. Minha primeira história foi sobre uma família de
formigas. Minha mãe sempre me incentivou a ler muito e acabei me
apaixonando por criar e contar histórias.

O que você mais gosta na escrita?
Gosto, principalmente, de planejar a história, mas também gosto de
escolher as palavras mais adequadas e construir uma narrativa que vai
emocionar ou tocar o leitor de alguma forma

Você tem um canal de youtube, não é? Qual é? Fala um pouco sobre a
proposta dele.

Sim, tenho um canal no YouTube com o meu nome mesmo. A proposta é
falar sobre diversas situações da vida e recomendar livros legais. Não
importa qual seja o assunto, sempre existe um livro que tratou dele, e
acho isso incrível. Também pretendo compartilhar meu dia a dia,
leituras etc — meu canal é esse aqui.

Como começou a gostar de ler?
Comecei a gostar de ler quando minha mãe começou a me presentear com
gibis da turma da Mônica. Depois disso, com os livros de Harry Potter,
a saga Crepúsculo, etc

Quais autores lhe inspiram?
É difícil dizer. Tem escritores que admiro muito, como a J.K Rowling e
a Carina Rissi. Ver que elas alcançaram posições de sucesso me motiva
a persistir na carreira literária, mesmo sendo difícil.

Me conta, quais títulos você já publicou? Há algum projeto novo? Pode
falar sobre ele?

Já publiquei três livros, Nova Era, A Fronteira e A Escolha. Também já
publiquei vários contos e a maioria está gratuito para leitura. E sim,
sempre tenho projetos novos ♥️. O mais recente é Doce Clichê, um livro
de romance jovem que lançarei ainda esse ano. Tenho outros projetos,
mas que ainda não posso revelar.

Explica um pouco sobre seu projeto no catarse?
O projeto no Catarse surgiu de um desejo dos meus leitores, que
queriam os livros físicos da trilogia Nova Era. Eu queria ter os
livros pra eles, mas não tinha como arcar com os custos, então pensei
no financiamento coletivo como uma saída. Essa também pode ser uma
forma de publicação interessante, mas é preciso muito planejamento.

Como tem sido a experiência no mercado editorial? Tanto pontos bons
quanto ruins.

Tem sido uma experiência interessante. Já publiquei por uma editora
relativamente grande (Pandorga), já fiz impressão sob demanda por uma
gráfica e publiquei na Amazon, também. Por enquanto o que mais me
agradou foi a Amazon. O ponto positivo é que é muito acessível tanto
para publicar quanto para ler, mas não tem o “prestígio” de uma
editora já estabelecida no mercado editorial. Um ponto negativo do
mercado editorial é que parece um mundo muito “fechado”, não é fácil
ser visto por uma editora tradicional.

Como está sendo a recepção dos leitores?
A recepção está sendo boa, tenho leitores antigos que me acompanham
desde o comecinho. Esse carinho deles não tem preço, é uma das coisas
mais gratificantes da carreira.

Qual o seu sonho como escritora?
Meu sonho como escritora é ver meus livros virarem filmes ou séries.
Seria incrível demais!

A escrita é um trabalho integral ou você também exerce outra profissão? Qual?
Exerço outra profissão, sou jornalista.

Que dica você daria para um escritor iniciante?
Comece logo. O quanto antes você começar, melhor. Não se deixe abater
por avaliações negativas, nem Jesus agradou todo mundo, afinal. Seja
seguro sobre seu objetivo e não deixe ninguém te fazer duvidar da sua
capacidade.

Me conta: por que escolheu o gênero fantasia para escrever?
Eu amo imaginar coisas fantásticas, que não existem no mundo real.
Acho que é um gênero refrescante, que nos desconecta da realidade e
nos faz viajar. E mesmo sendo fantasia, é super possível tratar de
temas relevantes. Mas já me aventurei em outros gêneros.

Sobre você, para além da escrita, tem hobbies? Como é a sua vida?
Queremos conhecer a Paloma!

Eu sou uma pessoa simples, mas cheia de objetivos e metas. Meu maior
hobby é ler, e queria ter mais tempo pra fazer isso.

Deixa um convite para as pessoas conhecerem seu trabalho.
Pessoal, conheçam meus livros na Amazon, estão todos no Kindle
Unlimited. Leiam meus contos, também. Se vocês quiserem, podem me
dizer o que acharam, eu amo feedbacks. Meu Instagram é @palomafbrito e
me acompanhe no Youtube.

Gostou? Então leia também:

Entrevista com a escritora: Elizza Barreto

Entrevista com a escritora: Lívia Messias

Entrevista com a mediadora de leituras Thaís Maranhão

--

--