O que estudar para se tornar uma Product Manager? Transformei o guia de melhores livros, em um guia de conteúdos rápidos e diversos.

Ana Forato
Mulheres de Produto
5 min readSep 14, 2022
https://www.delibr.com/post/visual-guide-to-the-best-books-on-product-management

Se você está começando agora na área de gestão de produtos digitais — ou product management na linguagem do Faria Limer — é muito provável que alguém já tenha te indicado esse guia visual de melhores livros.

Quando eu comecei estudar para produto todo mundo que eu conversava me indicava um livro. Um dos meus mentores me passou esse mapa de quais livros fariam sentido eu conhecer e a ordem que eu poderia consumi-los.

Eu comecei a ler, 1, 2, 3… começava e não terminava. Eu lia 10 páginas e ao final delas, não lembrava nada do que li na primeira.

Aquilo me assustou, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi “lascou, eu não vou dar conta de ler tudo isso”.

Nunca serei uma baita PM se não achar um jeito de virar devoradora de livros.

Mas a vida inteira foi assim, desde de o colegial, até a faculdade e a pós. LEITURA NÃO É A MELHOR FORMA DE APRENDER PARA MIM.

Uma vez que eu aceitei isso e passei a buscar o mesmo conteúdo em outros formatos, a coisa mudou completamente de figura.

Eu funciono muito melhor ouvindo, conversando e praticando. Então eu comecei a estudar através de:
1- Vídeos dos próprios autores apresentando suas teorias
2- Vídeos de reviews dos livros
3- Tentando aplicar as coisas no dia a dia de trabalho
4- Ouvindo podcasts
5- Conversando com pessoas que são super manjadas no assunto
6- Audiobooks

O que fez sentido para mim foi usar esse material como um guia de conteúdos que eram importantes de aprender, e em seguida eu determinei o formato que eu iria consumi-los.

Ler é importante sim, vale dedicar um tempo para isso, e se você tem vontade de criar o hábito, praticar todo dia um pouco vai ajudar e com tempo vai ficando mais fácil.

Inclusive, a partir de outros formatos você pode escolher quais assuntos quer ir mais além, se dedicando a leitura do que tem mais interesse, o que pode ajudar na motivação.

Mas gente, se através da leitura você fixa menos o conteúdo para de perder tempo insistindo apenas em um método que não funciona para você e passe a testar novas formas de estudar aqueles assuntos.

A gente se apega demais no que os outros dizem que é o certo e esquece de considerar nossa individualidade e personalidade.

Foi por isso, que eu resolvi desmembrar esse guia de livros, em guia de conteúdos de diferentes formatos, mais curtos, para facilitar o seu começo na jornada produteira.

Também fiz um esforço para encontrar conteúdos em português ou vídeos que tenham tradução para o português, algumas coisas não consegui, ou consegui apenas com tradução automática do youtube, mas a maioria vai ser acessível para todos. Vai dar bom!

Partiu pros conteúdos, então:

Para Começar: Inspirado

Para conseguir a primeira oportunidade: Cracking the PM interview e Decode and Conquer

Para se desenvolver na área de gestão de produtos digitais

Exemplos concretos: Product Management in practice

Descoberta de produto — Discovery: Continuous Discovery Habits e Sprint

Definindo objetivos: Avalie o que importa e Outcomes over Outputs

Comportamento do usuário: Badass e Hocked

Trabalho colaborativo: User Story Mapping, Roadmap e Epic

Liderança de produto: Empowered e Escaping the build Trap

Estudo de fases específicas do ciclo de vida do produto

Para estágios iniciais: The lean Product Playbook, A startup enxuta e Canva de proposta de valor

Para escalar: Atravessando o abismo

Espero com esse compilado de materiais te ajudar a estudar melhor e mais rápido, para que possa depois decidir onde é necessário se aprofundar mais ❤

Bom estudo!

--

--