Relatos

O Despertar do Falcão Interno

A Força Transformadora que Habita em cada um de Nós

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro
5 min readApr 13, 2020

--

Sábado, 27 de abril de 2019, Ribeirão Preto (SP)

Mais uma prática xamânica estava para começar: havia ficado o dia inteiro me concentrando para aquele momento tão especial e mal sabia que desta vez seria muito impactante para mim. A energia no Instituto, onde seria realizada aquela prática, somente confirmou que minha ida àquele dia foi assertiva…

Você possivelmente já tenha sentido uma energia de conexão com pessoas, plantas ou animais que não conseguiu explicar e lhe deixou intrigado por um bom tempo.

Fotografia: Paul Bulai

Eu também já passei por isso e sei exatamente como é a sensação de tentar buscar palavras para explicar o ocorrido, da paz que surge dentro de nós naquele momento ou do arrepio que pausa o tempo e tudo ao redor.

Foi graças a uma prática espiritual antiga que pude compreender mais esta energia de conexão e foi graças a ela que pude ter consciência da chama sagrada que estava dentro de mim.

Estava cursando Física e…

…lidava com teorias inacreditáveis do Universo que me faziam refletir sobre a vida e tudo o que chamamos de realidade ao nosso redor.

Comecei a ler sobre física noética e parapsicologia (estudos da consciência e fenômenos sobrenaturais aos olhos da ciência) na esperança de encontrar respostas ligadas à “energia das conexões”, mas não encontrava respostas.

Até que um dia minhas buscas me levaram a ler a respeito de meditação e, em seguida, ao xamanismo.

Fotografia: Ksenia Makagonova

Cheguei até a fazer uma apresentação para as aulas de Psicologia da Educação sobre Educação Indígena (onde tive o primeiro contato com o tema xamanismo) e, em seguida, conhecer uma pessoa durante uma palestra de Física Quântica que fazia práticas xamânicas.

Naquele momento, eu não sabia que o xamanismo era o caminho…

…para compreender estas conexões enérgicas que tanto buscava. Como uma prática espiritual tão antiga e efetiva foi deixada de lado ao longo de todos estes anos? Suas raízes embasadas na força da natureza, utilização de fogueira para ritos, tambores e canções emitindo as frequências da própria natureza, como o bater de nosso coração, o questionamento das nossas ações e como elas trazem consequências, a honra pelos ancestrais, a meditação como ferramenta para o despertar da consciência…

Fotografia: Sandra Kaas

Admito que antes tinha um certo preconceito sobre o tema: achava que era mágica, coisa de homem das cavernas entre outros pensamentos que nada tinham relação com o xamanismo.

Porém, a maneira como o xamanismo tratava o assunto de conectividade entre o homem e o planeta, a energia interna que cada ser possui, a valorização pela busca da evolução contínua…

Finalmente encontrei o que tanto buscava!

(O ano era 2014, em Curitiba, quando tudo isso aconteceu e fui pela primeira vez num Instituto Xamânico junto com duas pessoas que considero grandes irmãos na vida.)

Foi então que resolvi conhecer um Instituto Xamânico…

…e quando entramos lá, sentimos uma energia muito revigorante pelo ambiente em si - cheio de imagens (de Mestres, Deuses, Índios, Animais etc), cores, aromas, mandalas etc - e pela forma amorosa como as pessoas nos travavam e tratavam entre si, como se todos fizessem parte de uma grande fraternidade.

Cada um estava em seu Caminho Espiritual, porém todos compartilhavam daquela busca através da troca de conhecimentos, práticas de meditação, práticas com medicinas sagradas (como ritual do Tabaco em volta da Fogueira) entre outras coisas.

O mais positivo disso tudo é que as práticas te fazem sair do conforto, pois você começa a ter mais consciência do Ser, do seu Eu Interior, e percebe onde precisam ser feitos trabalhos espirituais para elevar sua alma a um Nível de Ser melhor.

Percebemos o porquê vivemos a realidade que vivemos; que as ações e escolhas em nosso dia-a-dia definem o nosso Nível de Ser e atraem coisas condizentes a este.

Se por exemplo, você é uma pessoa que está sempre reclamando das situações da vida, adivinhe o que você irá atrair: problemas. Porém, se você é uma pessoa que está sempre agradecendo e olhando o lado positivo das situações da vida, a impressão é de que a sorte está sempre ao seu lado.

Resumindo: O seu Mundo Exterior é reflexo direto do seu Mundo Interior

Certamente temos nossos defeitos, porém é a aceitação deles que nos permitirão elimina-los de vez de nosso Corpo Espiritual e, assim, ascender cada vez mais nossa Alma, externar de maneira mais positiva o nosso mundo interior.

E a experiência mais espiritual e mais importante de toda minha vida - que me ajudou a despertar a chama sagrada interna - foi durante a prática citada no início deste texto (não em Curitiba, mas em Ribeirão Preto - onde morei por seis meses) enquanto meditava, e O Chamado do Falcão Interno bateu em meu peito:

Estava deitado e completamente relaxado. Apesar do calor que fazia naquela noite, meu corpo estava todo frio. Sentia que estava fora dele, porém consciente de que aquela “máquina física” fazia parte de mim. De repente, senti uma vibração fortíssima em meu peito que puxou-me novamente ao corpo. Surgiu a imagem de um Falcão - que no xamanismo representa o mensageiro, atento aos detalhes e que observa à distância - bem no centro coração. Ele estava repousado, como se meu coração fosse seu ninho. Porém, sua energia era tão contagiante que agora compreendia que aquela vibração forte era de uma felicidade incalculável que recordara de sentir pela última vez quando criança.

E desde então este Falcão passou a me acompanhar.

Fotografia: Dirk Van Wolferen

Independente de Religião ou Caminho Espiritual que você segue, saiba que há uma força muito grande que habita em nós, capaz de transformar nossas vidas e que, apesar dos desafios, seguiremos firme em nossa Jornada.

Como lidar com os desafios do dia-a-dia e a evoluir cada vez mais com eles acredito ser um tema muito importante e, por isso, compartilharei minhas experiências a respeito dele num próximo encontro.

Fotografia: Fabio Riva

Gostou do conteúdo? Comente, compartilhe, deixe suas palminhas e assine nossa Newsletter para receber conteúdos gratuitos em primeira mão :)

Abraços de Falcão,
Pablo Gauna

Escritor do blog O Chamado do Guerreiro.
O Falcão também está presente no facebook, Instagram e LinkedIn.

--

--

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”