Relatos

O dia que Cruzei o Atlântico num Navio em meio ao “Boom” da pandemia

Reflexões, Transformações e Novos Horizontes

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro
6 min readSep 22, 2020

--

Perante tantas mudanças e desafios que o Brasil e o mundo têm passado nos últimos meses por conta do COVID-19, muito venho refletido sobre a vida e as coisas ao redor: negócios fechando, pessoas precisando afastarem-se uma das outras, hábitos totalmente diferentes sendo implementados em nosso dia-a-dia, a preocupação por entes queridos que precisam de maiores cuidados perante esta doença, o receio de perder o trabalho por diversos motivos, desequilíbrios emocionais, psicológicos e físicos etc…

Pois é… não tem sido uma situação fácil de lidar…

E nem por isso devemos esquecer as coisas boas que a vida tem nos proporcionado.

Reset Cíclico

Como já compartilhado algumas vezes aqui no blog — leia o conto De volta às Práticas Espirituais — creio convictamente que nossas vidas são eternos ciclos que se abrem e se fecham, trazendo aprendizados e transformações quando estamos comprometidos com nossa busca espiritual, retomada da consciência.

(Fotografia: Suzanne D. Williams)

Em março deste ano (2020), não foi diferente: nunca estive tão bem financeiramente em minha vida — trabalhando com hospitalidade numa das Companhias de cruzeiro pertencente à Royal Caribbean — além de estar conhecendo culturas, pessoas e lugares diversos. O que mais desejava era ganhar dinheiro e viajar ao mesmo tempo. E, pela primeira vez, pisava no “Velho Continente” (Europa) - uma experiência que palavras não podem explicar.

Meu amigo e irmão indiano Joseph (esquerda) e eu (direita).

“Está tão perfeito. O que mais pode acontecer?” — Perguntava-me

Eis que, alguns dias após cruzado o Oceano Atlântico, iniciava a maior pandemia mundial que o século XXI já presenciara: Seu nome? COVID-19.

Málaga, 20 de março de 2020

- “…3025… 4993… 5054… 4372 — Pablo Armando Bruno Gauna

Esta fora a lista com o nome dos tripulantes convocados para arrumarem as malas e retornarem às suas casas. A sensação de partir da Europa era decepcionante, mas sentia um alívio ao mesmo tempo, visto que estava com uma grave inflamação no pé há mais de um mês — e poucos sabiam disso lá no navio, visto que poderiam me mandar à casa por medical issues.

Lista dos convocados (meu nome um pouco abaixo do centro da foto).

Despedindo-me dos amigos e pedindo a Deus proteção no retorno ao Brasil, partimos na manhã seguinte rumo à Barcelona de ônibus, chegando ao Brasil são e salvo dois dias depois, para um novo ciclo.

A viagem acabou levando mais tempo, mas valeu a pena ter conhecido parte da Espanha de ônibus.

De volta ao Brasil

Momento de alívio e Bençãos

Foi uma grande sensação de alívio retornar à casa (o cansaço fora tão grande nos últimos meses que dormi por três dias seguidos) e de muito agradecimento, pois aquela lista com meu nome convocado fora uma das abençoadas:

Tiveram tripulantes que estiveram isolados no barco até julho — todos bem alimentados e cuidados.

Meu último adeus ao Sovereign, o navio o qual trabalhei por alguns meses, antes do Coronavírus.

Assim que retornei pude perceber a real gravidade da inflamação no pé: somente agora, setembro, tenho retornado a caminhar normalmente — graças a tratamentos médicos e sessões de fisioterapia.

Por mais que conheçamos nossa real força quando nossos limites são desafiados, aprendi que é preciso parar quando necessário.

Desafios Internos

Somado à limitação de caminhar durante todo este tempo e encontrar tudo ao redor totalmente modificado, o emocional acaba ficando abalado. Alguns dias lágrimas, outros dias raiva. Alguns dias exaustão, outros dias frustração.

(Fotografia: Nijwam Swargiary)

Os mais diversos pensamentos negativos tomando conta de nossas mentes: cada qual com os seus desafios.

Porém, há males que vem para o bem: e não podemos deixar que as cargas negativas tomem conta de nossas vidas. “Preciso tomar uma atitude para reverter isso…”

Inversão de Pólos

Na vida

Após frustrantes tentativas de caminhar normalmente, o que havia me restado fazer — até melhorar da inflamação no pé — era retornar a escrever (nascendo, assim, O Chamado do Guerreiro), preparar drinks e degustar vinhos, jogar vídeo game e a ler muito — muuuuito mesmo. Desta forma, encontrava uma maneira produtiva e divertida de passar o tempo.

The Elder Scrolls V — Skyrim: um dos meus jogos favoritos.

Como um bom hábito puxa o outro, me vi motivado a aprofundar meus conhecimentos na escrita, em técnicas de otimização de aprendizado e UX (voltado à minha área profissional de Marketing) através de livros e cursos online.

A mesa que uso pra estudar e escrever.

Passei a participar de grupos online — conhecendo novas pessoas — e tendo conversas agregadoras com outras já conhecidas ( agradecimentos especiais aos meus amigos e irmãos Cassiano Psomas, Diego Lorenzo B. Gauna, Fernando Domingues e Kleber Fontes, que sempre me colocaram pra cima em momentos críticos).

No Chamado

O Chamado também tem passado por mudanças: afinal de contas, este projeto — o qual dedico com muito amor e carinho para seguir o propósito que me comprometi a cumprir desde a primeira publicação — também faz parte da minha vida.

(Imagem originalmente publicada em meu perfil pessoal do Instagram)

Nestes cinco meses pude coletar ótimos feebacks para melhorá-lo cada vez mais. Não tem sido tarefa fácil — escrever, editar, revisar, publicar bons conteúdos e conciliar com minhas outras partes da vida — mas estou adorando e muito feliz que o projeto tenha avançado e impactado tão positivamente as pessoas.

Corrigir a Dessincronia

Se por um lado isso foi bom, por outro ficar parado (fisicamente) me causou um certo desequilíbrio emocional: algumas vezes chorando, outras vezes feliz; algumas vezes ansioso e impaciente, outras vezes calmo e sereno; algumas vezes cansado, outras vezes energético.

Com a Graça Divina, finalmente retomei às caminhadas e, em breve, estarei mais equilibrado.

E você: já dedicou um tempinho para sua saúde física hoje?

(Fotografia: Tomasz Wozniak)

Novos Horizontes

Mudança de Perspectiva

Um dos momentos mais marcantes em minha vida aconteceu neste último ciclo, quando nosso navio passou pelo Estreito de Gibraltar: aquilo me fez refletir sobre o verdadeiro tamanho do mundo e toda sua história, envolvendo guerras, conquistas, desastres, avanços etc.

Atrás de mim, Marrocos (África). Do lado oposto, Espanha (Europa).

Assim como transformou meus horizontes, criando-me um amor maior ainda pela vida e refletindo sobre o papel de cada indivíduo neste mundo. Penso em retornar ao exterior novamente mas - enquanto isso não acontece - novos horizontes tem sido almejados no momento.

Foto retirada do Mapa Marítimo do navio, dois dias após termos passado Gibraltar (ali onde encontra-se escrito Tánger).

Combate à Poliomelite

Como se não bastasse amar a escrita, encontrei um método diferente de utiliza-la para o bem: participando da edição de um livro sobre ansiedade, escrito por

, onde toda a arrecadação das vendas será doada à campanha do Combate à Poliomelite no mundo, organizada pelo Rotary International (link do Distrito o qual faço parte, aqui).

Dia 24 de outubro é o Dia Mundial do Combate à Poliomelite

Assim são os ciclos e suas peculiaridades, onde compreendemos somente mais adiante porque as coisas acontecem da forma que acontecem — tendo fé no melhor, pode ter certeza que acontecerá o melhor, por mais estranho que possa parecer!

Espero que tenham gostado do artigo de hoje: no próximo, compartilharei ferramentas que tem me ajudado bastante nas caminhadas de vida, dando-me direcionamento e conquistando o que almejo (clique aqui para ler).

Gostou do conteúdo? Comente, compartilhe, deixe suas palminhas e assine nossa Newsletter para receber conteúdos gratuitos em primeira mão :)

Abraços de Falcão,
Pablo Gauna

Escritor do blog O Chamado do Guerreiro.
O Falcão também está presente no facebook, Instagram e LinkedIn.

--

--

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”