Espiritualidade

Gnose: Um Conhecimento Milenar de Transformação Interna

Que Impacta o Externo

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro
10 min readMay 18, 2020

--

O trabalho interno: aquele que ajuda a despertar nossa mais pura essência, conectando-se com os Universos Internos e Externos.

Você já ouviu falar da Gnose e seu trabalho de morte?

Por mais que seja a única certeza em nossas vidas, a palavra morte comumente transmite sensações negativas às pessoas. Porém, na Gnose ela tem um significado mais profundo e está diretamente ligada à plenitude do Ser.

Este é o tema que será abordado neste texto, fazendo uma viagem desde o sentido etmológico desta palavra à sua ligação com Culturas Milenares; dos Chakras e do Yoga à sua ligação com Anjos e Arcanjos; do Poder Secreto Sexual à Era de Aquário.

O texto a seguir foi um dos mais delicados que escrevi até o momento, por conta de seu conteúdo e pela responsabilidade em apresenta-los. Apesar disso, deixo algumas referências bibliográficas no final para aqueles que se interessarem em seguir o caminho que será apresentado abaixo.

Para melhor aproveitamento do conteúdo, resolvi dividi-lo em 10 tópicos:

  • 1. Gnose — O Conhecimento Oculto da Transfomação;
  • 2. Sobre os Chakras;
  • 3. A Kundalini;
  • 4. Tantrismo Branco — A Alquimia Transformadora;
  • 5. A Morte em Marcha;
  • 6. A Vida de um Gnóstico e Sua Cruz;
  • 7. A Era de Aquário Já Iniciou;
  • 8. Reflexões Finais;
  • 9. Referências Bibliográficas;
  • 10. Considerações Finais.

Boa leitura!

1. Gnose — O Conhecimento Oculto da Transformação

Você já ouviu falar da Gnose?

Do grego “gnosis” (“conhecimento” em português), este Movimento Milenar e de cunho Filosófico Religioso traz a síntese de todas as religiões, de todo o saber oculto da transformação do ser humano, através do despertar da Kundalini, a serpente do Fogo Ígneo.

Pintura retratando Giordano Bruno e sua visão que inspirou suas Teoria Cosmológicas: o véu caiu e o conhecimento chegou.

Adormecida em nosso Cóccix, esta serpente de energia almeja subir até nossas cabeças (através de canais energéticos), onde encontra-se o Sétimo Chakra - a Flor de Lótus com suas Mil Pétalas.

Uma vez ascendida a serpente à cabeça, há uma revolução de consciência do ser humano, que passa a viver em sua mais plena essência, que infelizmente encontra-se engarrafada em nosso interior.

O Despertar do Fogo Sagrado (Fonte: Relaxa Aromas).

Para que isso ocorra, é necessário domar a energia mais poderosa que existe dentro de nós - a energia sexual - e transmutá-la, além de realizar o importante trabalho de morte em marcha (morte dos Eus).

2. Sobre os Chakras

Do sânscrito, Chakra significa “roda de luz”. Eles representam os centros de energia conectados ao nosso corpo, tendo relação direta com os órgãos. São sete centros energéticos principais:

  • Muladhara: é o Chakra Básico, localizado na região do Cóccix e que nos conecta à Terra, ao Mundo Físico. Sua cor é vermelha e seu símbolo é uma Lótus com quatro pétalas;
  • Svadhisthana: é o Chakra Umbilical, localizado na região genital e que está ligado aos desejos, prazer, emoções, sexo. Sua cor é laranja e seu símbolo é uma Lótus com seis pétalas;
  • Manipura: é o Chakra do Plexo Solar, localizado no abdomen/umbigo. Está relacionado à nossa personalidade. Sua cor é amarela e seu símbolo é uma Lótus com 10 pétalas;
  • Anahata: é o Chakra Cardíaco, ligado ao amor, gratidão. Sua cor é verde e seu símbolo é uma Lótus com 12 pétalas;
  • Vishuddha: é o Chakra Laríngeo, localizado na garganta e ligado à comunicação e criatividade. Sua cor é azul clara e seu símbolo é uma Lótus com 16 pétalas;
  • Ajna: é o Chakra Frontal, o terceiro olho, localizado no meio da testa. Está ligado à intuição. Sua cor é azul escura e seu símbolo é uma Lótus com 96 pétalas;
  • Sahasrara: é o Chakra Coronário, localizado na cabeça. Está ligado ao plano espiritual. Sua cor é violeta e seu símbolo é uma Lótus com MIL pétalas.
Os Chakras (Fonte: Sri Kulacara).

É através dos Chakras (centros energéticos) e dos Nadis (canais energéticos) que a Kundalini, o Fogo Transformador, sobe até às nossas cabeças e ocorre a Revolução da Consciência do Ser.

3. A Kundalini e o Fogo Transformador

Afinal de contas, o que é a Kundalini?

Nada mais é que o Espírito Santo da Santíssima Trindade do Cristianismo: Pai (a verdade, o Eterno Masculino), Filho (o amor, o Cristo Cósmico) e Espírito Santo (a pureza, o Eterno Feminino).

Alguns exemplos disso em outras religiões:

  • Hinduísmo: Brahma, Shiva e Vishnu;
Da esquerda à direita, Brahma, Vishnu e Shiva.
  • Antigo Egito: Osíris, Hórus e Ísis;
Da esquerda à direita, Horus, Osiris e Isis.
  • Judaísmo: Kether, Chokmah e Binah.
A Kabbalah Judaica.

Para que haja o despertar da Kundalini, é necessário que esta energia suba pelos Nadis (canais energéticos), sendo um deles de aspecto feminino (ida - ou Eva, no cristianismo) e o outro de aspecto masculino (pingala - ou Adão, no cristianismo). E isso só é possível entre um homem e uma mulher, através da prática da Alquimia Sexual (o Tantrismo Branco), onde inexiste derramamento de fluido sexual.

Sushumna — O Caduceu de Mercúrio (Fonte: Tumblr).

Além disso, torna-se extremamente necessário e eficiente alcançar o despertar da Kundalini através do trabalho de morte em marcha (reforçando o final do tópico anterior).

4. Trantrismo Branco — A Alquimia Transformadora

Sem dúvidas, o Tópico mais difícil de escrever, visto que minha experiência prática com o Tantrismo Branco limita-se apenas à sublimação da energia sexual, que seria (à grosso modo) a prática de transmutação enquanto solteiro, através de exercícios de: respiração, meditação e trabalho de morte — este será abordado no próximo tópico.

Fora isso, torna-se impossível despertar a Kundalini, visto que é um trabalho a ser feito entre um Homem e uma Mulher, juntos.

Porém, graças aos ensinamentos deixados pelos Mestres da Gnose e conversando com casais de amigos que já praticam esta Alquimia Transformadora, pude ter ferramentas para sintetizar o tema.

A Alquimia Sexual.

E, basicamente, consiste em praticar o sexo de forma a evitar o orgasmo e evitar o derrame de fluído sexual, visto que o Fogo Ígneo, poderosíssimo para nossa Transformação, jamais deve ser despediçado, senão aliado à forças opostas (masculino e feminino) para criar.

São Jorge dominando seu Dragão Interno.

E este é o maior Segredo, a maior Raíz de todas as coisas boas ou todos os sofrimentos que ocorrem em nossas vidas. Pois, uma vez derramado o fluido, os centros energéticos ficam abalados, causando um processo inverso da Kundalini - que não mais sobe à cabeça, senão que desce mais ainda (eis a origem da cauda do diabo).

O Tantrismo Branco: o êxtase da Libertação (Fonte: Gnosis Brasil)

Não precisa ser casado para compreender que, após o coito e aquele pequeno momento de prazer, há também uma tristeza, um abatimento (ou até mesmo aversão à pessoa com quem você está realizando o ato).

Porém, na Transmutação, no Trantrismo Branco, aquelas poderosas forças unidas de criação levam ao maior Êxtase já imaginado: êxtase este de Transformação, Revolução, Libertação!

5. A Morte em Marcha

Finalmente entramos em uma das partes mais importantes para o despertar da consciência, visto que a Morte em Macha depende de nós e somente nós. E começo este tópico com a seguinte reflexão:

Você já parou pra pensar que a maioria das nossas atitudes no dia-a-dia são mecânicas? Ou seja: a maioria de nossas ações são inconscientes?

E tudo isso deve-se aos vários Eus que temos dentro de nós: o Eu da luxúria; o Eu da mentira; o Eu da preguiça etc etc etc. E o trabalho da Morte em Marcha justamente é o de nos observarmos (pedindo sempre sabedoria ao Pai), idenficarmos estes defeitos psicológicos e pedirmos à Mãe Divina queimar.

Perseu e a Decapitação da Medusa, símbolo da morte dos Eus Psicológicos (Fonte: Gnosis Online).

Assim é o trabalho de morte. Tão simples, não? Porém, nada fácil…

Desde quando nascemos, inicia-se o processo de atrofiamento da consciência. Qualquer estímulo fora do círculo espiritual construtivo nos leva à perdição durante a Senda da Vida.

Seja numa música que vulgariza o relacionamento entre o homem e a mulher, seja num programa de TV que apresenta as mais diversas atrocidades cometidas por “seres humanos”, seja numa experiência vivida e que causou traumas (que, a propósito, precisam ser tratados)… Sabemos que há más influências ao nosso redor, todos os dias, e isso torna o trabalho de morte - a dissolução do ego - mais difícil.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Mateus 26:41

Exemplos práticos disso são as coisas que nós atraímos a nossas vidas:

  • Se dominado pela gula, poderá prejudicar seu corpo físico e mental (seja com comida em excesso, bebida em excesso, muitas coisas em excesso);
  • Se dominado pela ira, esta será a forma que você lidará na educação de seus filhos, na solução de conflitos (muitas vezes, arriscando a própria vida e trazendo riscos à vida dos outros);
  • Se dominado pela preguiça, jamais será capaz de alcançar o seu potencial máximo. Será apenas como um simples animal irracional que, basicamente, vive para se alimentar, defecar e se reproduzir.

Portanto, é urgente que enxerguemos o trabalho de morte como o mais primordial para a transformação de nossas vidas e a verdadeira liberdade; a liberdade de vivermos o nosso Ser, a nossa Essência.

Assine AQUI nossa Newsletter para receber conteúdos gratuitos e de qualidade em seu e-mail 📬

6. A Vida de um Gnóstico e a Sua Cruz

Como mostrado até o momento, tarefas e desafios não faltarão na vida de um Gnóstico: serão montanhas rochosas e com muitos perigos a serem escaladas. QUALQUER desvio significará a morte escura na certa.

Anjos, Arcanjos, Mestres e demais seres Divinos estarão torcendo e nos auxiliando a atravessa-las, mas dependerá somente e exclusivamente de nós atingirmos a libertação plena.

Exército de Anjos (Fonte: Anjos do Saber).

E o Ser, com sua espada, precisará de muita coragem e honrar seus mais íntimos e construtivos valores para traçar a Senda, o Ginásio da Vida, o Campo de Batalha (como narrado no Bhagavad Gita - antigo livro da Yoga e popularmente divulgado pelos Hake Krishna - que narra a história do guerreiro Arjuna, durante uma batalha, e sua consciência Krishna, que busca conduzi-lo à vitória).

Arjuna à esquerda e Krishna à direita (Fonte: Baghavat Gita — Livro).

Para isso, é necessário haver harmonia entre corpo, mente e alma. O corpo é nossa máquina física, que nos sustenta e nos auxilia neste plano horizontal; a mente, dotada dos mais diversos poderes psíquicos, nos guiarão através de seus pensamentos; e a alma, onde o trabalho, a batalha definitivamente acontece — e todos os dias, querendo ou não, em seus sonhos (o plano astral).

Jofra — A estrela de Cinco Pontas (Fonte: O Matrimônio Perfeito — Livro).

A cada batalha vencida é um degrau que sobe-se no plano Vertical: esta escadaria brilhante, dourada, para o Éden (o verdadeiro Paraíso).

A Escadaria para o Éden.

E são os planos horizontais e verticais que formam a Cruz (do trabalho sexual) e do agora, o qual o Venerável Mestre Jesus, o Cristo, relatara na Era Anterior - a Era de Peixes.

7. A Era de Aquário Já Iniciou

Hoje, há cerca do 60 anos, iniciou-se a Era de Aquário, com uma imensa Energia descarregada por todo o Universo e que atingiu fortemente o Planeta Terra.

A Era de Aquário (Fonte: Gnosis Brasil).

Porém, nós, pobres seres humanos, continuamos a utilizar desta poderosa energia para a degeneração mais perversa: homicídios, pornografia, falta de união, utilização do sexo de maneira fútil, lutas de egos, falta de amor próprio e para com o próximo, inseguranças que geram várias atitudes degradantes…

A que ponto chegamos? Desde quando o Comum virou Normal?

Não há alternativa de salvação senão iniciar o trabalho HOJE, aqui e agora! Quando vamos compreender que, para a fecundação de um óvulo basta somente um ÚNICO espermatozoide e que este líquido sagrado é o que faz o trabalho da transmutação da energia e, consequentemente a libertação de todo o sofrimento?

8. Reflexões Finais

“Homem, conhece-te a ti mesmo e conheceras os Deuses e o Universo” — Oráculo de Delfos

Nossa essência encontra-se engarrafada, nosso Ser encontra-se engarrafado. O que vivemos, na verdade, é um cojuntos de Eus, uma Legião de Sombras, que buscam controlar-nos a todo o momento.

Não nos enganemos: agimos em 99,9% das vezes de maneira mecânica, por contas dessas sombras. E a única forma de salvação é carregar a cruz, pelo espaço-tempo, pelas dimensões no aqui e agora. Cruz esta formada pelo plano Horizontal e Vertical.

O Mito da Caverna (Fonte: Jardim dos Mestres).

É tempo de despertar, é tempo de compreendermos a Alquimia Sexual, para libertarmos a Serpente Kundalini, que despertará nosso Fogo Ígneo e que também nos libertará. É tempo de buscarmos, mais que nunca, a compreensão do Nosso Ser.

9. Referências Bibliográficas

Eis algumas referências utilizadas para a composição deste texto:

10. Considerações Finais

Fonte: O Matrimônio Perfeito (livro)

Cerca de duas mil palavras foram utilizadas neste texto: seis vezes os 300 de Esparta. Símbolo de que a batalha, definitivamente, é Feroz!

Obrigado Venerável Mestre Samael Aun Weor por compartilhar seus conhecimentos Gnósticos com toda a Humanidade. Que Deus abençoe a todos nós!

Se você gostou deste post, 👏🏻 * bata palmas * 👏🏻 (até 50x). Isso me incentiva a continuar escrevendo diariamente e ajuda outras pessoas a encontrá-lo :)

Abraços de Falcão,
Pablo Gauna

Escritor do blog O Chamado do Guerreiro.
O Falcão também está presente no facebook, Instagram e LinkedIn.

--

--

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”