CNV em Ação!

Colega que impacta no seu trabalho negativamente

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
3 min readMar 5, 2021

--

Foto por Westend61 via GettyImages

É comum termos colegas que nos impactam negativamente, provavelmente eles não possuem essa intenção e mas ficar calado nem sempre pode ser a melhor alternativa.

O autoconhecimento acontece na relação com o outro, sendo assim, o seu colega precisa de você e da sua percepção sobre ele para conseguir evoluir e se desenvolver. Conversar sobre esse tema é um ato de coragem e de cuidado.

Quando isso acontecer, coragem! Levante as situações de forma objetiva, retire o julgamento e foque nos comportamentos observados durante a relação, os momentos em que isso acontece e o impacto que geram em você e prepare-se para ter uma conversa franca =)

Reflexões para uma conversa franca com o colega

  1. Reflita e liste os exemplos de comportamentos observados nessa relação

“Chegando nas últimas 3 reuniões atrasado 15 minutos na reunião que marcamos”

“Realiza e loga as atividades do projeto no dia anterior da entrega com ligações às 23h para tirar dúvidas, tendo 5 dias sem nenhuma comunicação e interação”

“Você diz que não está conectado ao projeto, que ele não faz sentido e que você não está dando o seu melhor”

“Em 9 meses de trabalho não trouxe uma sugestão de mudança, mas em todas as conversas informais comigo reclama sobre o time e sobre as atividades.

2. Como você se sente, quais necessidades não estão sendo atendidas nessa relação e existe algum pedido?

“Chegando nas últimas 3 reuniões atrasado 15 minutos na reunião que marcamos, sinto-me triste, como se meu tempo não fosse importante, sendo que a minha necessidade é de construir esse projeto com você, assim te peço para me avisar ou remarcar”

“Realiza e loga as atividades do projeto no dia anterior da entrega com ligações às 23h para tirar dúvidas, tendo 5 dias sem nenhuma comunicação e interação, sinto-me com raiva, eu estava disponível para ajudar durante o período anterior, eu gostaria de entender como é para você essa situação”

“Você diz que não está conectado ao projeto, que ele não faz sentido e que você não está dando o seu melhor, eu me sinto preocupação e sobrecarregado, minha necessidade como parte desse time e do projeto é te ver engajado e com as atividades equilibradas entre nós”, neste exemplo nem precisa do pedido, em algumas situações precisamos somente contar para o outro como você se sente.

“Em 9 meses de trabalho eu não percebi nenhuma sugestão de mudança, mas em todas as conversas informais comigo eu escuto reclamações sobre o time e sobre as atividades, eu me sinto muito mal, porque minha necessidade é de trabalhar em um ambiente harmonioso e colaborativo, assim te peço que apresente suas sugestões para o líder da próxima vez que perceber que algo não está bom ou não está funcionando”.

É fundamental nestas situações abrir-se para entender como o seu colega está se sentindo e quais são as necessidades dele que não estão sendo atendidas, o canvas do mapa da empatia é uma excelente ferramenta para ajudar você a organizar seus pensamentos:

Mapa da empatia

Conta para nós quais foram as conversas mais difíceis com colegas que estavam te impactando negativamente =)

Gostou do conteúdo? Seus claps e comentários sempre são bem vindos! :)

Quer saber mais sobre a Pence? Siga-nos em nossos canais e entre em contato pelo nosso site!

--

--