CNV em ação!

Insatisfação com o projeto ou trabalho

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
4 min readMar 5, 2021

--

Foto por LumiNola via GettyImages

As lideranças organizacionais estão começando a entender a importância das pessoas estarem integralmente, de corpo e alma nos projetos/trabalhos, principalmente os que necessitam de criatividade e interação humana. Essa realidade abre a oportunidade de conversar sobre o que antes eram Tabus. Declarar sua insatisfação e abrir uma conversa de oportunidades passa a ser uma possibilidade, o que antigamente poderia ser quase impossível de acontecer porque o resultado dessa conversa seria a demissão =/

Utilizando a CNV você pode refletir sobre as seguintes questões e chamar a atenção para abrir o campo de possibilidades:

  1. Pense e anote todo o seu apreço pela organização, time e as pessoas, seja sincero, traga à consciência o que você aprendeu e como você utilizou o que aprendeu para evoluir e aprender mais sobre você mesmo. Por exemplo:

“Neste time em que estou todas as vezes em que eu precisei de ajuda, alguém me ofereceu apoio”.

“Os projetos em que mais me identifiquei durante o tempo que estou aqui foram: x, y e z, aprendi a gerenciar melhor o meu tempo e entender o que eu realmente gosto de fazer”.

“Aqui neste time, com as atividades que realizo, aprendi que eu produzo e sou efetivo nas atividades analíticas e não mando bem nas atividades com alta necessidade de interação”.

2. Enquanto você lembra dos exemplos da sua vida, perceba quais são os sentimentos que surgem dentro de você, por exemplo:

Enquanto lembrava e escrevia: “Neste time em que estou todas as vezes em que eu precisei de ajuda, alguém me ofereceu apoio”, me sentia grato e contente.

Neste “Os projetos em que mais me identifiquei durante o tempo que estou aqui foram: x, y e z, aprendi a gerenciar melhor o meu tempo e entender o que eu realmente gosto de fazer”, me sentia orgulhoso e otimista.

E ainda “Aqui neste time, com as atividades que realizo, aprendi que eu produzo e sou efetivo nas atividades analíticas e não mando bem nas atividades com alta necessidade de interação” me sentia surpreso e ansioso.

Esse exercício ajudará você a se conectar com os momentos positivos e importantes da sua relação com a organização.

3. Agora vamos levantar quais necessidades atuais não estão sendo atendidas neste projeto e trabalho atual. Reflita sobre o que tem perturbado você? Busque as necessidades que não estão sendo atendidas, vamos utilizar um dos exemplos acima para ilustrar essa reflexão:

“Aqui neste time, com as atividades que realizo, aprendi que eu produzo e sou efetivo nas atividades analíticas e não mando bem nas atividades com alta necessidade de interação” me sentia surpreso e ansioso.

Vamos supor que neste exemplo, a pessoa entendeu onde o potencial dela é mais utilizado e em quais situações ela se sente abaixo do potencial. O sentimento “ansioso” quer dizer alguma coisa sobre a necessidade não atendida, vamos aprofundar nele.

O sentimento “ansioso” desperta uma necessidade que não está sendo atendida no trabalho atual, como por exemplo a necessidade de autonomia, de escolher novos planos ou atividades e também de maior autenticidade.

A partir da identificação da sua necessidade não atendida no projeto ou no trabalho ficará mais concreto o que você busca ou explorar quais são as oportunidades potenciais, no presente e no futuro, que atendam a sua necessidade de autonomia.

Se colocando neste exemplo, pense se você gostaria de uma oportunidade nova ou um novo desafio, quanto tempo você está disponível para se desenvolver ou aguardar a oportunidade.

Ainda utilizando o exemplo acima, vamos compor o primeiro ciclo da CNV, entre a pessoa A e o Líder B:

A: “Venho refletindo muito sobre o que eu faço, aqui neste time, com as atividades que realizo, aprendi muito sobre mim, por exemplo, eu produzo e sou efetivo nas atividades analíticas e não mando bem nas atividades com alta necessidade de interação, eu me sinto surpreso e também ansioso, indo um pouco mais profundo nessa ansiedade entendi que existe uma necessidade que não está sendo atendida, que é a de aprofundar neste meu potencial analítico e dedicar mais tempo nela, está fazendo sentido para mim estudar mais e despertou essa vontade de aprender mais, assim gostaria de saber se no futuro, você percebe se eu conseguiria ter oportunidade de desenvolver esse meu lado mais analítico aqui na organização, neste ou em outros times.

Sabemos que não é um tema fácil e que um artigo não dá conta da complexidade do tema, mas esperamos que algumas reflexões essenciais desperte em você a vontade de se conhecer melhor ;-)

Gostou do conteúdo? Seus claps e comentários sempre são bem vindos! :)

Quer saber mais sobre a Pence? Siga-nos em nossos canais e entre em contato pelo nosso site!

--

--