CNV em ação!

Pedido de revisão salarial

Quero pedir aumento mas não sei por onde começar, aqui estão algumas dicas para você lidar com a sua frustração e iniciar uma conversa franca

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
4 min readMar 5, 2021

--

Foto por Virojt Changyencham via GettyImages

Muitas organizações estão estimulando o protagonismo e intra empreendedorismo dos colaboradores, sendo assim, o antigo comportamento de esperar o plano de carreira e a avaliação de desempenho para falar sobre a sua remuneração passa a não ser o único meio de esperar uma negociação salarial. Abre-se assim espaço para conversas francas e autênticas sobre a remuneração em diferentes momentos da sua Jornada dentro da organização que você está trabalhando. O fato é que não fomos treinados para esse novo cenário, podemos sentir vergonha, medo, desonra, diversos sentimentos e necessidades poderão nos habitar e falar sobre isso poderá ser um tremendo desafio.

Para essa conversa sugerimos as seguintes reflexões:

  1. Quando você foi contratado ou promovido para a remuneração que você tem hoje, qual foi o combinado? Quais eram as entregas e expectativas que as pessoas ou que o gestor/líder tinham sobre você? Pense:

Você atendeu? Você buscou feedback durante esse tempo? Você superou as expectativas de alguma forma? Você consegue evidenciar o que você fez a mais? Consegue evidenciar seu novo patamar técnico ou de gestão?

2. Você consegue levantar as evidências de resultado e impacto? Anote em uma lista todas as situações ou contexto em que suas atitudes, projetos e atividades geraram impacto positivo e aprendizado, se você conseguir quantificar será incrível! Por exemplo:

“Entrega da Etapa A no Projeto X 10 dias antes do esperado, gerou o NPS de 10 além de um e-mail de agradecimento do cliente para todos os envolvidos no projeto com aumento da margem em 15%”.

“Geração de Workshops Técnicos para 100 pessoas, atividade não prevista e que aumentou a performance do time em 30% refletido na pesquisa de clima no índice W”.

3. Como você está se sentindo na organização? Quais emoções você sente quando você pensa no trabalho que você vem fazendo? Anote, por exemplo:

“Me sinto feliz aqui porque posso ser eu mesmo e meu trabalho é valorizado”

“Sinto-me frustrado, porque ninguém reconhece o esforço que venho fazendo”.

4. Pense nas suas necessidades atuais, quais estão sendo atendidas e quais não estão sendo atendidas pela sua organização? Anote, por exemplo:

“Aqui minha necessidade de fazer parte é atendida, sinto que somos bem integrados e responsáveis pelos resultados da organização, mas eu preciso pagar a escola da minha filha e a minha remuneração mensal atual não me permite”.

“Aqui minha necessidade de segurança é atendida, mas a de reconhecimento não é, nunca sei se estou indo bem ou não”.

5. Pense também nas necessidades que estão e não estão sendo atendidas pelo seu gestor ou equipe, para que você possa se conectar empaticamente com ele, ampliando o seu campo de percepção, por exemplo:

“Estou atendendo a necessidade do gestor de manter a equipe unidade e produtiva em um momento tão difícil”.

“As vendas caíram e a organização está passando por uma reestruturação, ele deve estar tendo a necessidade de manter os custos fixos mais baixos para se sentir um bom gestor”.

6. Quais seriam os pedidos, de maneira específica e concreta, o que faria com que você não se distraísse e conseguisse voltar a se focar no trabalho atual? Por exemplo:

“Gostaria de pedir um plano de reajuste salarial de 20% em 6 meses”.

“Gostaria de pedir apoio no meu curso de inglês durante 12 meses e saber se estou indo bem pelo menos uma vez por mês.”

Sabemos que o assunto é delicado e dinâmico e um breve artigo não consegue dar conta da complexidade do tema, mas esperamos que de alguma forma ele consiga contribuir para reflexões essenciais, tendo a CNV como pano de fundo.

O mercado de trabalho está super dinâmico e ser protagonista é cuidar de você e da sua carreira!

Deixe aqui nos comentários pedidos de ajuda em temas específicos ou nos conte alguma experiência interessante dentro deste tema =)

Ah! Temos outros artigos sobre a CNV em ação, confira também:

Gostou do conteúdo? Seus claps e comentários sempre são bem vindos! :)

Quer saber mais sobre a Pence? Siga-nos em nossos canais e entre em contato pelo nosso site!

--

--