4 frases que te ajudam a ganhar a confiança das pessoas ao seu redor

Mais dicas bônus que vão transformar a sua vida (desde que você as coloque em prática!)

Leia Também: Um textão sobre Gratidão!

Confiança é uma construção delicada e de longo prazo. Mas com os recursos corretos, você pode otimizar o processo!

Recentemente, o Google lançou um estudo chamado Projeto Aristóteles, que que foi realizado para entender por que certas equipes em seu local de trabalho prosperam enquanto outras parecem se debater. Depois de estudar centenas de equipes do Google e analisar anos de dados, os pesquisadores por trás do projeto Aristóteles descobriram que “segurança psicológica” é o segredo para a construção e manutenção de equipes de sucesso.

Existe uma ciência simples por trás de equipes de sucesso: CONFIANÇA E SEGURANÇA PSICOLÓGICA!

Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, descreve segurança psicológica em seu estudo definitivo de 1999, como “um clima organizacional caracterizado pela confiança interpessoal e respeito mútuo em que as pessoas estão confortáveis sendo elas mesmas.

O estudo do Google solidifica o que já sabemos: que as pessoas precisam de uma sensação de segurança para fazer bem seu trabalho. Honestidade, transparência e uma atmosfera de respeito mútuo são fundamentais na construção de uma rede de segurança psicológica para sua equipe.

Mas primeiro, você precisa ganhar — e manter — a confiança deles!

Quando seus funcionários se sentem seguros, eles aprendem a confiar em você, a sua produtividade aumenta e eles se tornam inestimáveis!

Construir confiança irá permitir-lhe desenvolver relacionamentos significativos e cultivar uma compreensão mútua tácita; sua equipe pode contar com você para fazer o que você diz e dizer o que você quer dizer. Por sua vez, eles vão fazer o mesmo por você. Esta sensação de segurança, iniciada por você, ajuda a manter a auto-estima de seus funcionários. Um porto seguro de confiança que lhes permite falar livremente e pensar mais criativamente, sem se sentir rejeitado ou envergonhado.

Você tem a capacidade de produzir um impacto significativo se você conquistar a confiança de seus empregados. Faça disso uma prioridade para injetar alguma positividade em cada dia de trabalho. Esteja ciente de que suas palavras têm o poder de influenciar as opiniões e ações dos outros. Se você tratar seus membros da equipe com respeito e compreensão, confiança interpessoal e uma sensação de segurança se seguirão.

Aqui estão algumas frases que irão ajudar a aumentar a confiança dentro de sua equipe.

Liderar é RESOLVER PROBLEMAS, não SER um problema!

1. “O que eu posso fazer pra te ajudar?”

Quando você está realmente empenhado em ajudar os outros, cria-se um efeito cascata. Sua equipe terá mais paixão para trabalhar com você e para você se eles acreditam que você está ali para apoiá-los. Simplesmente dizendo, “Eu sei que este projeto é importante para você. Como posso ajudar?" é possível mover montanhas. Certifique-se de seguir adiante em sua promessa de ajudar (em outras palavras: Se não vai ajudar, não se ofereça!)

Esteja pronto para ajudar. Mas se não puder manter sua promessa de ajudar, não prometa.

2. “Eu confio na sua decisão.”

Se seus funcionários sentem que você confia neles para fazer a coisa certa, a moral deles vai aumentar, assim como a produtividade. Lembre-se, para ser confiável, em primeiro lugar você deve confiar.

3. “O que eu posso fazer de diferente?”

Sirva àqueles que você está liderando. Liderar é SERVIR, não IMPOR. Deixe as pessoas saberem que suas opiniões contam. Parte do seu trabalho como líder é remover as barreiras para o sucesso dos seus funcionários, observando o que poderia impedí-los de alcançar seus objetivos. Determine como você pode facilitar o progresso do trabalho deles sem eliminar a prestação de contas. Sim, porque no final, você ainda é o responsável.

Ser líder é, antes de mais nada, motivar seus colaboradores a fazer diferente para fazer a diferença!

4. “Qual você acha que seria nosso melhor curso de ação?”

Faça perguntas ao invés de sair por aí distribuindo ordens. É possível obter insights valiosos e aprender lições importantes simplesmente por pedir a opinião de seus funcionários. Esta abordagem vai ganhar os corações dos membros de sua equipe, e você vai ser visto como um líder que valoriza as perspectivas dos outros e se preocupa o suficiente para pedir feedback.

Tenha fé no processo. Confie nas pessoas que você lidera. Diga “obrigado” mais frequentemente, admita quando você estiver errado, e esteja sempre aberto a novas idéias. Quando você se esforça para desenvolver relações mais significativas com seus funcionários, você vai experimentar uma forma mais profunda e mais fecunda de sucesso — um que não pode ser medido pelo lucro.

Eu prometi dicas bônus, e aqui estão elas!

Como se tornar digno de confiança: Manual prático!

Não diga "qualquer dia desses a gente vê isso aí…" Se o seu colaborador, amigo ou parente precisa de ajuda, seja preciso e marque um dia e horário onde você realmente possa se dedicar a ajudar. Também não adianta marcar dia e hora e não se doar verdadeiramente à pessoa que você prometeu ajudar. Onde quer que você esteja, esteja lá.

Lembra que você prometeu ajudar com um dia e com uma hora marcadas? Então esteja disponível nesse dia e horário. É provável que a pessoa que você prometeu ajudar tenha cancelado outros compromissos para estar com você no momento combinado. Logo, é digno e respeitoso que você honre o compromisso que você assumiu com as pessoas com as quais se comprometeu. Se prometeu estar à disposição, esteja à disposição.

Não seja do tipo de pessoa que apenas diz para os outros o que tem que ser feito. Esteja presente. Ajude. FAÇA! Pessoas colaborativas conquistam e mantém a confiança dos outros. É importante entender que quem faz sozinho pode até fazer rápido, mas quem quer melhor faz junto. Colabore com as pessoas, com seus projetos, seus sonhos, suas aspirações, e pouco a pouco você verá que as pessoas confiarão mais em você.

"Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca para nos lembrar que devemos falar menos e ouvir mais!"
Eu sei que esse ditado pode não ter absolutamente nenhum sentido para você, mas ele faz muito sentido na vida. Philip Kotler, um dos nomes mais famosos do Marketing mundial disse que "Marketing é satisfazer as necessidades dos consumidores". Como você satisfaz as necessidades de pessoas que você não conhece? Como conhecê-las? Ouvindo-as!

Dizem que se conselhos fossem bons a gente não dava: vendia. Um grave engano. O mundo carece de bons conselheiros. Pessoas que compartilham informações necessárias sobre o melhor caminho a tomar. Nem sempre, devemos levar os conselhos ao pé da letra, considerando que cada pessoa tem uma vida diferente da outra. Mas, os princípios de sabedoria que os conselhos possuem, muitas vezes, fazem a diferença. E dar conselhos é como musculação: quanto mais você aconselha, mais aprende a fazer isso de forma correta, e com isso, influencia mais pessoas à sua volta.

A mente é como um paraquedas: Funciona melhor se estiver aberta. Mantenha sua mente aberta. Evite fazer julgamentos precipitados sobre pessoas, situações, notícias, etc. Não se permita julgar nada nem ninguém até que você seja capaz de compreender melhor o contexto das situações. Pessoas de mente aberta não julgam, são positivas e proativas. E isso atrai as pessoas naturalmente.

Vivemos numa sociedade onde o compartilhamento é uma das maiores tendências sociais já vistas. Compartilhar ideias é uma forma de criar. Compartilhar sentimentos, uma forma de somar. Não guarde para você seus pensamentos e sentimentos. Escreva, compartilhe, crie! Dessa forma, você poderá aproximar pessoas que pensam e sentem como você.

Justiça é um conceito que vem sendo discutido há séculos por filósofos de vários lugares do mundo. Justiça nada tem a ver com leis, nem com normas. Ser justo é entender que nem tudo que é legal é justo, e nem tudo que é justo é legal. Portanto, ser justo é um exercício de bom senso, humanidade e de empatia. Pessoas justas nem sempre atraem MUITAS pessoas, mas certamente, atraem as MELHORES pessoas.

COMPARTILHAMENTO: A palavra que está revolucionando nossa sociedade. Sabe o que falamos sobre conselhos? Sobre compartilhar pensamentos e sentimentos? Isso tudo vale para a experiência. Compartilhar sua experiência faz com que as pessoas ao seu redor percebam que você é generoso e espontâneo. E dessa forma, permite que as pessoas se mantenham por perto de você.

Consistência é confiança. Ser consistente é ser uma pessoa confiável. Com métodos e ações sólidos, mas não inflexíveis. Uma pessoa consistente é alguém que mantém seus planos. Alguém que transmite confiança. É fácil confiar em pessoas que são estáveis e comprometidas com seus objetivos.

Ser consistente, em grande parte, envolve manter suas promessas. Pessoas que mantém suas promessas são confiáveis. Nossa sociedade está carente disso: pessoas confiáveis. Manter suas promessas, não importa quando isso custe, é um sinal de que as pessoas podem confiar em você, e por isso, elas se esforçarão para estarem ao seu lado.

Pessoas só compartilham seus sonhos, emoções e medos com pessoas confiáveis. Não obstante, não importante ser APENAS confiável. É importante ser DISCRETO. Ser discreto não é apenas contar segredos para outras pessoas (o nome disso é fofoqueiro…): ser discreto é ser piedoso. E compreender que, naquele momento, aquela informação é sensível e que a pessoa que compartilha aquela informação com você pode estar fragilizada. Em momentos como esse, comentários mal colocados podem causar desastres na psique da outra pessoa. Seja discreto. Esse é o tipo de pessoa que buscamos quando precisamos falar sobre nossos medos e nossos sonhos.

Já falei aqui sobre a importância de ser confiável. Isso é condição essencial para quem quer ganhar a confiança das pessoas ao redor. Porém, mais do que isso, DIZER A VERDADE é um exercício de hombridade constante. Tem verdades que são duras, machucam. Mas, até a mais cortante e aguda das verdades é melhor que a mentira mais doce. Seja verdadeiro. Mas, lembre-se: dizer a verdade é, antes de mais nada, um exercício de humanidade e gentileza. E isso irá manter pessoas verdadeiras à sua volta. Além disso, quando se diz a verdade, você não precisa se lembrar de nada depois ;)

Se as pessoas procurarem por você para lhe contar sobre seus projetos, dúvidas e anseios e você demonstrar que não se importa, logo, ninguém mais irá procurá-lo, não importa o quanto você seja verdadeiro, discreto, confiável, consistente, justo, ou bom ouvinte. Seja receptivo. Receba as pessoas, e as ideias delas, de braços abertos. Além disso, promova o engajamento. Envolva outras pessoas no projeto de desconhecidos. Crie uma rede de virtudes. Junte pessoas que não se conhecem, mas que sejam capazes de desenvolver algo juntas. Faça com que as pessoas participem das ideias e dos desejos de outras. Isso cria energia, e ela voltará para você.

Às vezes, tudo que as pessoas precisam é alguém que olhe para elas e diga: "Eu compreendo… Conte comigo."
Pessoas que sejam um ombro amigo são o tipo de pessoa que faz a diferença na vida das pessoas. Se você não puder fazer NADA para ajudar, ao menos, seja um bom ouvinte…

Se você é um Gestor, uma das características MAIS IMPORTANTES que você deve desenvolver é a atitude de ser um constante incentivador da comunicação clara, simples e transparente entre os membros da sua equipe. Não permita ou desestimule qualquer pessoa de "guardar segredos" do resto da equipe. Use ferramentas como o Slack, Trello e outras, para que TODOS saibam o que TODOS estão fazendo. Se todos os seus colaboradores se esforçarem para ter uma comunicação fluida, TODOS serão beneficiados, INCLUSIVE VOCÊ!

Leia Mais:

Obrigado

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Consultor de Marketing e Comunicação em Meios Digitais

Professor de Pós Graduação e MBA

CRA-RJ: 03–01398 / SinproRJ: 61.884–5

renatho@renatho.com.br / www.renatho.com.br

(21) 99959–0800 / (21) 98231–5231

“Marketing é satisfazer as necessidades do cliente.” — Kotler

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.” — Drucker

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Written by

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade