Mulheres Super-poderosas

Rafaela Hermes
AGEX
Published in
2 min readNov 22, 2018
Arte para o site interativo da ONU Mulheres. Imagem: UN Women.

25 de novembro é o Dia Mundial Contra a Violência à Mulher, estabelecido pela Organização das Nações Unidos. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Mirabal, três ativistas políticas da República Dominicana que foram brutalmente assassinadas em 1960, por ordem do ditador Rafael Trujillo. De acordo com a ONU, a violência contra a mulher é uma das mais devastadoras, persistentes e difundidas violações dos direitos humanos atualmente. Os casos de violência ainda não são muito denunciados devido à impunidade, ao silêncio e à vergonha ao redor disso. Os abusos são manifestados em diversas formas, física, sexual e psicológica, desde espancamento e abuso psicológico feito por um parceiro até tráfico humano.

Na Assembleia Geral da ONU em 1993, a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher define o caso como “qualquer ato de violência baseada em gênero que resulte em, ou pode resultar em, sofrimento ou dano físico, sexual ou psicológico a mulheres, incluindo ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária de liberdade, seja em público ou na vida privada.”

Segundo a ONU, os abusos trazem consequências de saúde que afetam a vida das mulheres em todos os estágios da vida. “A violência contra a mulher continua sendo um obstáculo para alcançar igualdade, desenvolvimento, paz e cumprimento dos direitos humanos de mulheres e meninas”, diz na página inicial do International Day for the Elimination of Violence Against Women.

Então, para homenagear as personagens da história da humanidade, preparamos esta matéria especial sobre as contribuições feitas por mulheres nos últimos séculos.

Sojourner Truth — A escrava que lutou pelos direitos civis e espalhou sua experiência na escravidão.

Marie Curie — A química polonesa e única mulher a ganhar dois Prêmios Nobel.

Coco Chanel — A designer de moda francesa que revolucionou as roupas femininas.

Irmã Rosetta Tharpe — A cantora gospel que destruía na guitarra e influenciou grandes lendas do rock’n’roll, como Elvis Presley, Chuck Berry e Bob Dylan.

--

--