Taqtalkies #21: Roni Castro

Viviane Ducarme
TaqtileBR

--

Faz pouco tempo que Roni entrou na Taqtile e acabei tendo pouco contato. O que sei é que ele paga suas Marmotex em dia e é bem sorridente e simpático. Outro dia descobri que ele fala bem em público. Nesse Taqtalkie vamos saber um pouco mais sobre esse recente integrante da Taqtile!

Oi, Roni! Me conta o que você faz aqui na Taqtile.

Sou desenvolvedor Android e já participei do desenvolvimento de backend.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Antes de entrar para a área de tecnologia já experimentei diversos tipos de trabalho, tais como: vendedor de artesanato, servente de obra dos imóveis do meu pai, manutenção de computador, venda de reciclado… Mas os que passei mais tempo foram:

  • Dropshipping, o famoso vendedor de Muamba. Eu anunciava no Mercado Livre produtos que não tinham no Brasil e cujos preços não ultrapassava os U$50, e assim que o cliente comprava pelo ML, eu comprava no Aliexpress e colocava o endereço dele.
  • Trabalhei na Embraer na área de produção, durante meu estágio do curso de Mecânico de Usinagem no SENAI.
  • Monitor da disciplina de Laboratório de Bases de Dados na USP.
  • Fiz estágio na empresa de desenvolvimento mobile, tendo trabalhado como desenvolvedor Android/iOS.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

  • Já pensei em ser médico, veterinário ou biólogo.
  • Não tenho carteira de motorista e nunca tive muita vontade de ter um automóvel.
  • Adoro jogar Pebolim.
  • Fiz 3 anos de Ciências de Computação em período integral e mais 2 anos do curso de Sistemas de Informação noturno na USP-São Carlos. Decidi fazer transferência interna quando descobri que matérias como Empreendedorismo, Economia, Contabilidade, Gestão de Projetos, etc, eram muito mais legais do que Cálculo III, Cálculo IV, Processos estocásticos…
  • Parei de frequentar o ensino médio na metade do segundo ano, quando tive depressão ao perder a namorada e por alguns motivos pessoais. Nesta época fiquei viciado em jogos online, chegando a jogar mais de 24 horas seguidas para esquecer dos problemas. Um fator que me fez justificar esta decisão para minha família foi a de não estar aprendendo o suficiente para passar no vestibular. Após passar esta fase da vida, eu fiz supletivo para obter o certificado de ensino médio em nove meses, estudei por mais um ano sozinho e depois fiz um ano de cursinho comunitário da Unesp para passar na Fuvest.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Sempre tento fazer aquilo que eu gosto e mantenho a simplicidade e meus sonhos ativos, mesmo que às vezes eles sejam postergados.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Consigo me manter concentrado mesmo com barulho e interrupções. Sempre estudei em escola pública, logo barulho sempre foi algo normal.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento e dedicação. Acho que que um bom profissional deve tentar alcançar seus objetivos por mérito dando o seu melhor e tentando melhorar a cada dia, e nunca passando por cima ou tentado ser melhor do que outras pessoas.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Passar o tempo com meus pais, fazer algum curso, assistir séries, live stream de jogos, vídeos de comediantes, ler ou assistir vídeos sobre investimentos e mercado de ações.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Quando criança (até os 5 anos de idade) eu chorava por qualquer coisa e não aceitava ouvir a palavra “Não”, dando muito trabalho para minha família. Segundo eles e neurologistas, isso foi causado por uma queda que eu tive quando era recém nascido e que afetou uma parte do meu cérebro.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Quando criança eu tinha o sonho de ser o médico mais rico do mundo para poder ajudar as pessoas e animais de ruas. Mas descobri que medicina era um curso caro, e em faculdade pública provavelmente iria requerer no mínimo uns 4 anos de estudo, já que nunca havia estudado em uma boa escola. Além do fato de não ter estômago para fazer o que eles fazem e notar que dar dinheiro para pessoas e ONGs não é a solução da sociedade.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Um problema de difícil solução ou que não sei como resolver ainda.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Passaria mais tempo com a minha família e iria me dedicar mais tempo em projetos próprios ou de empresas/universidades que possuem uma ideia muito inovadora e que agregasse em algo para a sociedade.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Concentrado.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Microondas. Não gosto de esquentar comida no fogão para depois ter que lavar panelas :)

Quais são seus filmes favoritos?

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

O Poder do Hábito. Ainda estou no começo, mas acho que ele irá me ajudar a entender melhor como se cria um novo hábito e como mudar aqueles que estão enraizados e são difíceis de serem modificados.

Clean Architecture: Acho o livro um pouco difícil de entender e na grande maioria das vezes preciso assistir um vídeo no youtube a respeito de como aplicar a teoria que ele está abordando, mas ele tem me ajudado bastante a perceber erros e como ir melhorando como desenvolvedor.

O Investidor Inteligente: Livro que comecei a ler à pouco tempo de um grande investidor e empreendedor americano sobre análise fundamentalista e que inspirou os maiores investidores da atualidade. Ele explica sobre o investimento em valor e como fazer um “valuation” de uma empresa, identificando quando suas ações estão baratas em relação ao seu valor real de mercado, minimizando com isso os riscos de perder dinheiro.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

Eu não cheguei a ler muitos livros que me inspiraram, pois a grande maioria até hoje foram de ficção científica e técnicos. Mas li durante a faculdade sobre a biografia de Jack Ma, o co-fundador e presidente executiva da empresa Alibaba que me fez refletir sobre o que é ser um empreendedor e as dificuldades enfrentadas. Ele tem uma história de vida muito interessante, pois era um professor e tradutor que não entendia nada de programação, mas conseguiu criar uma das maiores empresas do mundo tendo um objetivo simples, o de ajudar os comerciantes e de dar maior visibilidade a China. Além de ter uma garra inabalável, pois mesmo sendo rejeitado dez vezes pela faculdade de Havard, ser rejeitado por diversas empresas, e pessoas dizendo que suas ideias eram estúpidas e que nunca iriam dar certo, ele nunca desistiu de seus sonhos e objetivos.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Depende da situação. Se eu estiver resolvendo um problema mais difícil eu prefiro silêncio ou música do estilo Epic, caso contrário, gosto de ouvir Linkin Park, Mike Shinoda, Alok ou qualquer música do estilo EDM.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Procuro comida para recarregar as energias. Eu esqueço de qualquer coisa quando estou com meus pais ou estou assistindo alguma série ou filme.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Conselho da minha mãe. “Não use drogas, pois o único caminho é a morte ou a cadeia“. 70% dos meus amigos de infância e que convivi durante meus 7–12 anos de idade hoje estão mortos por terem se envolvido com tráfico de drogas ou serem usuários que ficaram devendo para traficantes.

Quais seus maiores medos?

Perder meus pais. Hoje eles são as pessoas mais importantes na minha vida, e acho que vai ser bem difícil não tê-los por perto.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Ser um desenvolvedor melhor e mais eficiente e uma pessoa mais comunicativa.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Médico. Eu queria saber se fiz certo de não ter escolhido esta profissão.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Pessoas que se aproveitam da bondade das outras, maldade e falta de comprometimento.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Um pote de açaí com leite em pó, paçoca e leite condensado.

Pelo que você se sente mais grato?

Pelo esforço que meus pais fizeram para ajudar nos custos durante a faculdade, ainda que sendo pública.

O que você gosta menos sobre você?

Timidez e a dificuldade de articular ideias. Já tive muito mais dificuldade com isso, mas acho que ainda preciso melhorar esses pontos que são extremamente difíceis para mim.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que sou introvertido e tímido. Parte disso é verdade, apesar de já ter melhorado um pouco. Muitas das vezes tenho uma dificuldade de conversar sobre assuntos que não conheço ou pelo fato de não querer conversar muito quando tento manter o foco em algo que estou fazendo.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Eu gosto de sempre aprender coisas novas, mas as vezes eu enxergo isso como uma característica que pode ser prejudicial para minha evolução, pois já me deparei diversas vezes estudando mais de cinco tecnologias ou tópicos diferentes ao mesmo tempo e isso faz com que eu não consiga me aperfeiçoar do jeito que eu gostaria. Isso é algo que estou tentando reduzir.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Segundo minha família, quando tinha por volta dos 5 anos eu fiquei segurando por diversos segundos uma extensão desencapada que estava ligada na tomada 110v. Minha avó foi quem desligou a tomada, desenrolou a minha língua e fez ressuscitação cardiopulmonar até eu ser levado ao médico, pois já havia desmaiado.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

De ter passado no vestibular da USP mesmo meus pais não acreditando e de eu ter só estudado em escola pública de qualidade ruim ou regular.

Qual a melhor decisão que já fez?

Não querer continuar trabalhando na Embraer na área de produção, e arriscar estudar por dois anos para passar em uma faculdade pública.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Recolocar o dedo que havia sido deslocado no lugar com a maior naturalidade após a cartilagem ter se deslocada, quando o meu primo pisou em cima dele durante uma partida de futebol. Por causa disso meu dedo do meio ficou mais largo que o dedo polegar por alguns meses, apesar de nunca ter sentido dor.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Parar de jogar jogos online. No segundo ano do ensino médio eu era viciado em jogos MMO e era extremamente competitivo, passando às vezes até 40 horas seguidas jogando no final de semana com pausas apenas para comer. Foi então que descobri que a melhor forma de não viciar em um novos jogos era não começá-los.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Jogar álcool na água, acender um fósforo e colocar a mão para ver se pegava fogo. O resultado disso foram algumas queimaduras de leve.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Viagem de ida para faculdade e de volta para minha casa quando acabei :). O motivo acho que todos sabem, o difícil não é entrar na faculdade, mas sim sair dela.

Têm também as viagens que eu fazia na infância para a casa da minha avó e que eu adorava, pois gostava das coisas de roça como: pescar, pegar vagalume, pescar caranguejo com cera, fazer gangorra com cipó de árvore, descer o morro com papelão….

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Gastei todo dinheiro que ganhei durante anos pra morar longe de casa, pagando os custos de vida da faculdade e grande parte com a ajuda do meu pai. Mas acho que valeu a pena pelos aprendizados obtidos, não apenas técnicos, mas também de vida.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meu pai. Ele é uma pessoa extremamente econômica, o famoso mão de vaca, que nunca me deu nada de mão beijada, fazendo com que eu tivesse que correr atrás para conseguir as coisas que eu queria.

Roni, por Tuanny Martins, uma das designers aqui.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Eu pensava que na USP eu iria ter contato com os melhores professores do país e aprender tudo que precisava para trabalhar no mercado, mas a maioria das coisas não aconteceram e tive que assistir muitos vídeos no youtube e aprender grande parte sozinho.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Iria para o futuro, para saber se realmente rolou uma guerra entre robôs e humanos e quais inovações foram feitas.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Nunca gastei muito dinheiro em nada que eu não tivesse certeza que fosse necessário e útil para mim, entretanto, a coisa mais cara que já comprei foram as peças do meu computador Desktop e meu notebook.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Não ter saído da faculdade como um empreendedor ou ao menos ter tentado mais algumas vezes. Acho que ainda não tenho todas as habilidades que um empreendedor deveria ter tais como, a de comunicação e de persuasão. Isso me fez perder um pouco a motivação, mas venho tentando recuperar isso.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Economizar dinheiro e comprar somente aquilo que você precisa e que traz algum benefício.

Falta realizar algum sonho? Qual?

  • O de empreender em uma das áreas em que o país seja ineficiente ou as pessoas possuem pouco conhecimento, tais como: saúde, educação, política e área financeira. Sendo a de financeira a que está mais ao meu alcance, já que tenho mais afinidade.
  • Obter independência financeira daqui 20–25 anos, por meio de investimentos constantes e de longo prazo em renda fixa e variável.
  • Ouvir a orquestra “Two Steps From Hell” ao vivo.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

“High risk, high rewards”. Acredito que essa frase deve valer para qualquer área, mas é difícil de ser executada, pois somos naturalmente avessos aos riscos.

Não contavam com mais um Taqtalkie, não é mesmo? Mas aqui estamos firmes&fortes 🔥. Para ver outros, diga-me: como você vai para o trabalho? 👣, 🚌, 🚗?

--

--