Cultura digital

Nauarth
Tendências Digitais
4 min readJun 7, 2016

“O testemunho é em si mesmo um elemento indispensável da ação revolucionária. A fim de determinar o quê e o como deste testemunho, é, portanto, essencial que se possua um conhecimento cada vez maior do atual contexto histórico, da visão de mundo esposada pelo povo, da contradição principal da sociedade e do aspecto principal desta contradição […] Na teoria dialógica da ação, o testemunho constitui uma das principais expressões do caráter cultural e educacional da revolução.” — Paulo Freire.

O que é cultura para Freire

Outra interessante citação do autor

“Segundo Freire, a cultura é criada pelos homens através de sua práxis e de seu trabalho, é o universo simbólico e “abrangente” em que eles atuam como seres conscientes. Entretanto, na medida em que os homens, em sua relação dialética com o mundo o transformam por meio do seu trabalho, são condicionados pelos produtos de sua ação. Assim, ao objetivar o mundo, os homens se objetivam a si mesmos e a cultura surge como alienação ou estranhamento do próprio ser que a cria. Mas, dialeticamente, a alienação original constitui um momento fundamental do próprio processo de desalienação.” — comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire.

Ele ressalta que o termo significa um conjunto de relações, pois Freire trabalha com a cultura não como uma coisa, ma sim como uma relação […] São enfatizadas as raízes históricas e intelectuais do conceito em seus diferentes usos.

O homem e o meio

Se atuamos como seres consciente deste universo simbólico através da práxis e de nosso trabalho, pode-se transferir essa lente para a construção da cultura digital através do comportamento humanos que casualmente interpretamos, o resignificamos e o contextualizamos (transformando atos em fatos simbólicos e vice-versa).

Reinterpretando a cultura no digital

Relações de tendências

Na prática social de construção de cultura digital tem 5 exemplos de aplicações através de personagens fictícios (Já acabou Jéssica, Sheldon Cooper e Coringa), falha de software (Glitch art) e experimentos sociais (no Youtube).

Nos exemplos envolvendo personagens fictícios, observa-se o comportamento de suas atitudes (os personagens) que os caracterizam em suas respectivas imagens, indo contra algo (alguém ou alguma coisa) reforçando contradições sociais.

Já Acabou Jéssica

“Já acabou Jéssica”, é o vídeo viral sobre a garota que estava sendo agredida fisicamente na frente de outros alunos e em vez de se esconder, levantou literalmente (e moralmente) do chão e disparou a frase citada no começo do parágrafo.

Sheldon Cooper

Sheldon Cooper é o personagem da série Big Bang Theory, que ficou “lacrado” por seu comportamento geek e linguagem intelectual.

É um cientista nerd na acepção da palavra. Fã de quadrinhos, filmes de heróis e action figures, é protagonista de The Big Bang Theory, uma das séries com maior audiência nos Estados Unidos.

Coringa

Coringa é um vilão fictício da DC Comics que fez muito sucesso nas história em quadrinhos e no cinema, sendo conhecido como o principal vilão de Gotham City. Ele tem um grande humor doentio e usa armas mortais inspiradas em comédias, como por exemplo, uma luva com dispositivo elétrico (que dá um choque letal) e uma flor que espirra ácido.

Glitch Art

É um estilo que foi desenvolvido na atualidade (do termo “Glitch”). Primeiramente usado em meados de 1970, usado para descrever algum erro em acessórios que fazem o uso de uma corrente elétrica, erros de solda, erros de programação.

Experimentos Sociais

Em um de suas modalidades, colocam pessoas frente a situações inusitadas e “difíceis” com o objetivo de ver o comportamento de um número de pessoas frente a tal acontecimento.

Em resumo personagens reais ou fictícios, Glitch art (error no software) ou experimentações sociais são todos fatores comportamentais que interferem na construção da cultura como um todo no universo digital. Eventos ocorridos em prática no mundo real e reinterpretado no digital expandem sua abrangência contextual através das contradições, fazendo assim surgir uma terceira força, que atualiza os parâmetros sociais inseridos na sociedade. A relação dessas cinco tendências, são suas relações diretas e indiretas na construção da cultura no digital, ressignificando pensamentos e comportamentos.

--

--