Novas tecnologias na Saúde

Carol Lima
Tendências Digitais
3 min readJun 13, 2016

--

Na vasta pesquisa de tendencias digitais, podemos ver que a área da medicina está acompanhando o avanço tecnológico ocorrente no mundo inteiro. Com base nisso, encontramos seis textos que norteiam esses acontecimentos, relatando diferentes meios e diferentes processos médicos: através do smartphone, óculos de realidade aumentada, impressora 3D e drone, por prevenção e qualidade de vida, tratamentos de traumas, espairecimento de problemas, próteses e atendimento ágil.

No primeiro texto, escrito por Marta Heupa, aborda a questão de utilizar aplicativos do tipo que controla as atividades físicas e a alimentação saudável. A questão é se há um acompanhamento médico verdadeiro e confiável, para que aquele que utiliza o mesmo, possa cumprir as tarefas com segurança.

Na mesma linha da interação digital por aplicativos, a realidade virtual também possui sua intenção na área médica. Por meio da realidade virtual, abordada no texto de Emerson Rissatto, o tratamento é feito através da terapia, onde o paciente se imerge em uma realidade fictícia que o faz esquecer do problema que sofre, ou ainda, ao contrario disso, se imergir diretamente no problema como forma de tratamento para traumas.

Diferente disso e para outro meio da medicina, no texto em questão escrito por Maicon de Carvalho, o assunto é tratado de forma que apresenta os estudos feitos para a implementação das impressões de ossos, músculos e cartilagem, além de informar a grande possibilidade de mudança na vida das pessoas que necessitam de membros artificiais depois da amputação.

Junto a isso, no texto de Nicolle Santi, essa especulação é mais ampla, informando que é possível imprimir células humanas, vasos sanguíneos e órgãos, como coração e fígado.

O quinto texto, escrito por Luís Tissot, já parte para outra área da medicina, o resultado de exames e laudos médicos. Com base no TED do médico e empresário Thomas Goetz, é apresenta a duvida de quanto ao posicionamento dos pacientes mediante os convencionais resultados apresentados, onde a interpretação somente um medico consegue fazer. Com isso, a proposta seria revolucionar esse sistema e apresenta-lo melhor graficamente. E assim, o Healtec, da apple, tenta reunir dados e repassa-los da melhor maneira para os usuários.

O ultimo texto encontrado relacionando tendencia digital e medicina, está na velocidade de atendimento, onde Stephan Remonatto, apresenta a utilização de drones como meio de transporte rápido para primeiro socorros, podendo carregar equipamentos médicos ou câmera e microfone para transmissão de informações.

Apesar de serem métodos diferentes nota-se que o objetivo é o mesmo, facilitar e agilizar os processos médicos, trazendo um bem maior para os pacientes e consequentes usuários.

--

--