Nostalwave

Caio Nercolini
Tendências Digitais
4 min readNov 15, 2018

Nostalgia é uma sensação que pode trazer um conforto enorme ao usuário de um produto, seja por alguma boa memória de algum elemento, por algum tipo de apelo visual que agrade ou e inúmeros outros sentimentos. É um sentimento um pouco delicado e às vezes complicado de tentar replicar nos usuários de algum produto, pois um simples detalhe diferente pode estragar todo o sentimento.

Se pensarmos nos nossos jogos, séries, filmes, músicas ou vários outros tipos de mídia que gostamos muito, é fácil de notar que, na maioria dos casos, há algo nostálgico lá, seja algo que você realmente notou ou algo inconsciente.

Alguns exemplos considerados nostálgicos em diferentes mídias.
Capa de Floral Shoppe (2011), o primeiro álbum musical vaporwave.

Já o termo wave vem da semelhança dessa tendência com o vaporwave, um gênero musical, visual e de memes que se apropria de tendências passadas, como músicas e estilos visuais dos anos 80 e 90. A nostalgia, porém, consegue alcançar tempos ainda mais antigos, dependendo de seu público alvo.

Nostalwave então é uma tendência atual, mas que já existe há um tempo. Alguns exemplos disso são gêneros visuais de jogos, como o pixel art e o low poly, algumas táticas utilizadas por jogos com orçamentos baixos, geralmente independentes da grande indústria, para que o usuário se contente com um visual mais simples. Alguns exemplos disso são Hyper Light Drifter, que utiliza do pixel art; Minecraft, que utiliza do low-poly e Shovel Knight, que utiliza das mesmas limitações do console NES (Nintendo Entertainment System, 1983) para que o jogo tenha o estilo da época.

Hyper Light Drifter, Minecraft e Shovel Knight, respectivamente.

A nostalwave não se limita, porém, em estilos visuais como os citados acima, tampouco exclusivamente ao universo dos jogos. Temos também casos onde mídias são remasterizadas para entrarem nos padrões das tecnologias atuais, geralmente envolvendo melhoria na qualidade audiovisual. Alguns exemplos disso podem ser vistos em várias mídias, tendo como algumas bem notáveis séries, filmes e jogos.

Imagens de comparação entre versões do Star Wars IV: A New Hope.

Outro exemplo são os remakes, que são diferentes dos remasters, embora haja confusão entre os dois termos. Nesse caso, mídias são refeitas do zero para que se encaixem nas tecnologias ou expectativas atuais dos consumidores. Esse exemplo pode ser visto em filmes, como Total Recall e IT, mas o maior exemplo disso está no universo dos jogos, onde inúmeros jogos são reimaginados sem as limitações de sua época, que eram muito restritivas, um pouco diferente do mundo dos filmes.

Comparação entre Final Fantasy 7 (1997) e seu remake, ainda sem data de lançamento.

Esse sentimento que é sentido pelo usuário quando ele utiliza essas mídias é bastante abrangente, porém. Em certos casos, basta algumas referências a um produto ou estilo antigo e a nostalgia já está estabelecida. Alguns exemplos notáveis nesse caso envolvem o último jogo da série The Legend of Zelda, que utiliza de elementos mecânicos e visuais do primeiro jogo da série, de maneira que o público antigo da série se sinta re-conectado com o início da série. É claro que o exemplo não se limita a jogos; outros exemplos notáveis são Stranger Things, que utiliza de uma estética e estilo musical muito semelhante às mídias dos anos 80, ou até continuações de de histórias de mídias antigas, como o caso de Toy Story 2 (1999), que teve sua continuação, Toy Story 3 (2010), lançada após um grande hiato.

Breath of the Wild (2017) utilizando da nostalgia do primeiro jogo da série (1986) através de uma arte conceitual.

A nostalwave é uma tendência que já aparenta estar inserida no mercado com sucesso, visto que a quantidade de exemplos citados no texto não chegam a fazer cócegas nas imensas listas que poderiam ser feitas. O que podemos nos perguntar é como essa tendência será no futuro, visto que, com o passar do tempo, menos e menos pessoas terão a sensação de nostalgia, já que elas não vivenciaram aquele tempo. Talvez haja uma nova onda de nostalwave no futuro que referencie mídias e outras tendências dos anos atuais, como os primórdios da realidade virtual? Apenas o tempo dirá.

--

--