Entenda as inovações que Supply Chain 4.0 traz ao setor logístico.

Trixlog
Trixlog
Published in
3 min readApr 23, 2019

--

Ao longo dos anos, a Indústria vem apresentando um ciclo de renovação constante, sempre em busca de novos avanços e fazendo uso de tecnologia para alcançá-los. Do mesmo modo, a cadeia logística acompanha essa evolução e, nesse contexto, a Supply Chain 4.0 surge como um produto da Indústria 4.0.

A digitalização da maioria dos processos operacionais requer que as companhias repensem a maneira de organizar a logística. Ao mesmo tempo, a expectativa dos consumidores não para de crescer e, assim, as operações necessitam implementar meios de integrar fornecedores e clientes de formas ainda mais eficientes.

Para atender essa demanda, a cadeia logística necessita de operações mais rápidas e precisas. É nesse cenário que uma gama de novas tecnologias podem ser aplicadas e combinadas para garantir maior eficiência do setor.

A Supply Chain 4.0 refere-se, então, a utilização, nos processos logísticos, da Internet das Coisas, também conhecida como IoT (Internet of Things), Big Data, Cloud Computing, e Inteligência Artificial (IA). A combinação dessas ferramentas torna as operações cada vez mais eficientes.

E quais as mudanças nessa nova era?

Velocidade

O uso de novas abordagens na distribuição dos produtos é capaz de aumentar, por exemplo, a velocidade de entrega de cargas. Como explicamos no artigo sobre o assunto, a IA é capaz de aprender características e detectar padrões a partir da mineração dos dados.

Dessa forma, a análise de dados internos e externos, combinadas com machine learning, podem ajudar a prever demandas e evitar erros. O que antes eram previsões semestrais ou mensais passam a ser semanais, ou, até mesmo, diárias.

Flexibilidade
O aumento na ritmo das operações também proporciona a flexibilização de alguns processos. O acompanhamento em tempo real de transações, da produção e do transporte de mercadorias torna possível para as organizações fazerem mudanças de acordo com as demandas e a disponibilidade dos fornecedores.

Com essa flexibilização, o planejamento torna-se um processo mais fluido capaz de acompanhar de forma contínua a dinâmica do mercado.

Eficiência e precisão
A aplicação de Big Data, como apresentamos aqui, e automação dos processos organizacionais também aumentam consideravelmente a eficiência das operações e a precisão das informações dentro da cadeia logística.

A combinação dessas ferramentas levarão, no futuro, à redução do trabalho humano e a alocação desses profissionais em áreas mais especializadas, deixando a cargo de Inteligências Artificiais a tomada de decisões estratégicas, aumentando, assim, a eficiência das operações.

Supply Chain 4.0 representa uma cadeia logística bem estruturada cada vez mais apoiada em soluções tecnológicas. A tendência é que os custos de distribuição sejam cada vez menores e os lucros superem o investimento para implantação dessas ferramentas. A evolução contínua do setor levará ao aumento da produtividade.

--

--

Trixlog
Trixlog
Editor for

Cobrindo sua operação de Rotas à Gestão de Frotas. www.trixlog.com