40 coisas interessantes sobre Tallinn

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
10 min readMay 23, 2021

--

A capital da Estônia mescla construções históricas e grandes inovações tecnológicas — veja por que vale a pena conhecer!

Tallinn vista do alto, com seus prédios, casas e natureza.
Foto: Kaupo Kalda

Tallinn é uma cidade cheia de surpresas. Ao mesmo tempo em que é animada, é tranquila; ao mesmo tempo em que suas ruas têm lembranças das mais remotas épocas da História, é por elas que circulam algumas das mentes mais criativas e inovadoras da Europa. É a capital vibrante e moderna que gera o maior número startups unicórnio do continente e abriga a sociedade mais digital do mundo, mas preserva lugares com jeito de conto de fadas.

Passado e presente vivem juntos em Tallinn. Veja algumas curiosidades históricas e atuais que vão fazer você querer conhecer — ainda mais — essa cidade!

1.A região onde Tallinn está localizada começou a ser povoada há muitos séculos. Os primeiros vestígios de presença humana encontrados por arqueólogos têm cerca de 5 mil anos.

2. O centro histórico de Tallinn, a Old Town, é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

3. Uma fortaleza de madeira construída na colina de Toompea, entre os séculos 10 e 11, foi — provavelmente — a primeira estrutura do que mais tarde viria a se tornar a cidade de Tallinn.

4. Tallinn se tornou uma cidade em 1248.

5. Antes de 1918, quando a Estônia conquistou a independência, Tallinn tinha outro nome, Reval. Segundo a lenda, a origem do nome vem de uma caça ao veado em que o animal caiu de um penhasco e morreu. Em alemão, Reh-fall significa “queda de cervo”. Muitos historiadores debatem essa teoria e acreditam que é mais provável que o nome derive de um antigo condado da Estônia, chamado Revalia. Muito antes disso, a cidade teve dois outros nomes: Kolõvan e Lindanise.

6. O nome Tallinn é derivado das palavras estonianas taani linnus, que significam “fortaleza dinamarquesa”.

7. Um dos bairros mais antigos de Tallinn, o Kalamaja, era uma antiga vila medieval de pescadores que se transformou em centro industrial. Hoje, é o ponto de encontro social da cidade. Abriga os museus mais inovadores da Estônia e também a Cidade Criativa Telliskivi, o lar dos melhores designers estonianos, restaurantes, pubs e bares. As antigas fábricas abandonadas sediam hoje mais de 200 negócios independentes. Kalamaja é também o centro social da cidade, onde acontecem os mais diversos eventos culturais todos os anos.

Um trecho da Old Town, a cidade velha de Tallinn, com flores, várias torres antigas da era medieval e pessoas passeando pelas ruas.
Old Town, a cidade velha de Tallinn — Foto: Visit Estonia

8. O Portão de Viru, uma construção de pedra que dá as boas-vindas aos visitantes do centro histórico da cidade, fazia parte das defesas da cidade e foi construído no século XIV.

9. A poucos minutos de Tallinn você encontra… praias! O distrito de Pirita, por exemplo, oferece 2 quilômetros de praias arenosas intactas, com vistas deslumbrantes para o Mar Báltico.

Aproveite para conhecer as dez melhores praias da Estônia:

10. Em Tallinn, os pedestres são obrigados por lei a usar refletores em condições de baixa luminosidade. Eles podem ser colocados em roupas, bolsas, mochilas e pedais de bicicleta.

11. Sob a Old Town há um labirinto de túneis do século XVII. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles foram usados como abrigos contra bombas. Esses túneis não eram conhecidos pelos visitantes até 2010, quando 380 passagens foram abertas ao público.

12. Cada cidade europeia tem uma bebida exclusiva. Tallinn, é claro, tem a sua. O Vana Tallinn é um licor doce, que pode ser bebido quente ou frio, puro, misturado no café ou servido em um cocktail. Feito com ingredientes naturais, tem um sabor suave e amargo, com aromas de canela, toffee, óleo cítrico e especiarias.

Duas pessoas apreciam a paisagem de uma praia enquanto acontece o Sol da Meia-Noite.
Sol da meia-noite em Tallinn — Foto: Andrus Kiisküla

13. Em Tallinn, você pode presenciar as White Nights, também conhecidas como o Sol da Meia-Noite. É um fenômeno comum do verão em países localizados perto dos pólos Norte e Sul. O sol começa a se pôr depois das 23h e reaparece antes das 5h da manhã. No inverno, acontece o contrário: o dia clareia próximo às 10h da manhã e escurece totalmente às 15h.

14. A torre de TV mais alta de Tallinn é a Teletorn. Do alto de seus 314 metros, você pode desfrutar de vistas panorâmicas da Old Town e do Mar Báltico. Se o tempo estiver suficientemente claro, você pode até enxergar a costa da Finlândia.

Pessoas conversando e tomando café nas mesas do Maiasmokk, o café mais antigo de Tallinn.
Interior do Café Maiasmokk — Foto: Lauri Laan

15. O café mais antigo da cidade é o Maiasmokk. Inaugurado em 1864, o café teve sua decoração interior preservada por quase um século. Além de diversos produtos caseiros, você também encontra no Maiasmokk um Museu do Marzipã.

16. Os limpadores de chaminés em Tallinn continuam a usar uniformes do século XIX. Se você encontrar um, certifique-se de tocar em seus botões de latão. Uma lenda diz que isso traz boa sorte.

Um trecho da Passagem de Santa Catarina, em que as paredes de pedra em lados opostos da rua são conectadas por pequenos telhados, formando uma espécie de túnel.
Passagem de Santa Catarina

17. A Passagem de Santa Catarina, uma pequena rua junto à Igreja de Santa Catarina, abriga uma coleção de oficinas de artesanato onde os artistas usam métodos tradicionais para criar e vender vidros, chapéus, colchas, cerâmicas, joias, seda pintada à mão e outros produtos. As oficinas são localizadas em salas dos séculos XV e XVI no lado sul da pista, e são instaladas em um estúdio aberto para que os visitantes possam assistir aos artistas trabalhando.

18. Tallinn é uma cidade mágica e cheia de lendas. Uma delas é a do Homem do Manto Vermelho. Na época medieval, a cidade tinha um carrasco. O folclore dizia que conhecê-lo trazia má sorte, então ele foi obrigado a usar uma capa brilhante para se destacar na multidão.

Vista aérea da Prisão de Patarei, que fica na beira do mar.
Prisão de Patarei — Foto: TripAdvisor

19. A prisão de Patarei é uma fortaleza marítima construída em 1840. Ela teve muitos usos ao longo dos anos, mas até recentemente era uma prisão em funcionamento. Desde o seu fechamento em 2004, esta prisão permanece praticamente inalterada. Em maio de 2014, foi reaberta ao público como um museu e instalação para vários eventos.

20. Tallinn é o Vale do Silício da Europa. Entre os países europeus, a Estônia é o que tem o maior número de startups per capita — 5 startups para cada 100 mil pessoas — e o mais número de startups unicórnio da Europa, com 7 empresas — entre elas, Skype, Wise e Pipedrive. O país, inclusive, oferece um visto para startups como forma de encorajar jovens empreendedores a se mudar e se juntar à crescente comunidade de startups.

Conheça o Startup Visa da Estônia:

21. 99% dos serviços públicos em Tallinn — e em toda a Estônia — estão disponíveis online. Com apenas alguns cliques no celular, é possível resolver diversas questões burocráticas, votar nas eleições e até obter receitas médicas.

22. Em Tallinn, o transporte público para os residentes é gratuito. A cidade, inclusive, conta com algumas linhas de ônibus que operam sem motorista.

23. A maioria dos residentes da cidade fala estoniano, assim como inglês, finlandês, russo ou alemão.

Diversos prédios modernos do centro da cidade de Tallinn, iluminados durante a noite.
Kesklinn, o moderno centro da cidade

24. Tallinn é o lar de mais de 60 museus e galerias. A maioria deles está localizada no Kesklinn, o centro da cidade, e cobre a rica história da cidade.

25. Para incentivar os moradores e visitantes a explorar mais a cidade, há o Tallinn Card, um cartão pré-pago que dá acesso gratuito a mais de 40 museus e atrações, viagens gratuitas de transporte público e descontos em atividades, tours, lojas e restaurantes. A validade do cartão pode ser de 24, 48 ou 72 horas.

26. Um terço de toda a população estoniana vive em Tallinn. Atualmente, a cidade abriga 437.619 pessoas e recebe 4,3 milhões de visitantes todos os anos. Por falar em população, o número de brasileiros que moram na Estônia está crescendo.

27. É possível encontrar internet de alta velocidade em quase todos os lugares em Tallinn — até no meio das florestas. No ano passado, a cidade foi a primeira da Estônia a ganhar uma rede 5G pública.

Mapa múndi do ano 1154, em que aparece pela primeira vez o nome de Tallinn.
Um mapa múndi desenhado por Muhammad al-Idrisi, que nomeou Tallinn como Qlwn — Foto: Wikipedia

28. Tallinn apareceu pela primeira vez em um mapa em 1154, quando o cartógrafo Muhammad al-Idrisi, chamando a cidade de Qlwn, a adicionou a seu mapa-múndi.

29. O maior lago de Tallinn, o Ülemiste, é o local de onde a maioria dos habitantes obtém sua água potável.

Pessoa esquiando em uma pista de neve em cidade próxima a Tallinn.
Há muitas atividades para fazer durante o inverno. Uma é esquiar no Nõmme Snow Park — Foto: Visit Estonia

30. Em Tallinn — e em toda a Estônia — os meses mais frios são janeiro e fevereiro, onde as temperaturas podem cair até -35 ° C. A temperatura mais fria já medida na Estônia foi de -43,5° C, registrada no leste do país, em 17 de janeiro de 1940.

Veja aqui como os estonianos aproveitam o inverno:

31. Todos os anos, próximo à chegada do verão, diversos bairros da Estônia promovem feiras de garagem, em que as pessoas abrem as portas de suas casas, colocando mesinhas do lado de fora e oferecendo comidas e bebidas aos transeuntes. O Kalamaja Days Festival, por exemplo, é uma mega festa do bairro, com shows, peças de teatro e gastronomia.

Fachada da farmácia mais antiga de Tallinn, que tem mais de 500 anos. Três mulheres com trajes típicos estonianos entram pela porta da farmácia.
Foto: Steve Jurvetson

32. A Farmácia da Câmara Municipal de Tallinn, a Raeapteek, está no mercado há mais de 500 anos e é conhecida como a farmácia mais antiga da Europa. Além de medicamentos modernos, é possível encontrar lá uma exposição de ervas e curas tradicionais usadas pelos estonianos há muitos séculos.

Submarino em tamanho real exposto no museu Seaplane Harbour, em Tallinn.
Submarino em tamanho real do Seaplane Harbour — Foto: Andres Teis

33. No Seaplane Harbour, museu maritimo e militar, é possível ver um submarino da década de 1930 em tamanho real.

34. Passeando pela Old Town, você pode explorar algumas torres e muralhas medievais preservadas. 1,9 km da muralha original da cidade e 20 torres de defesa ainda estão de pé. Uma boa dica é caminhar por elas. Passeando por um trecho conectado pelas torres Nunna, Sauna e Kudjala, é possível ter uma vista espetacular da cidade.

Centenas de pessoas reunidas no Estonian Song Festival, um dos maiores eventos culturais da Estônia.
Foto: Visit Estonia

35. Tallinn sedia o maior festival cultural da Estônia, o Estonian Song Festival (Laulupidu), que foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Os festivais acontecem em uma escala enorme — só o coral amador tinha 30 mil membros em 2014. A celebração é uma forma de manter viva a música e a dança folclórica tradicional da Estônia.

36. O Mercado de Natal de Tallinn é mundialmente conhecido. Abre sempre na última semana de novembro e fecha após a primeira semana de janeiro. Nesse período, muitas famílias se reúnem para passear entre a decoração iluminada, degustar comidas especiais, participar de jogos e assistir a apresentações culturais. O mercado reúne produtos de diversos artesãos locais e comidas sazonais, como pudim de sangue, biscoitos de gengibre e vinho quente com especiarias.

Dois homens vestidos de Vikings posam para foto em cima de um barco antigo, segurando escudos.
Viking Village — Foto: Visit Estonia

37. A poucos minutos da cidade, é possível conhecer uma vila de Vikings. Na Viking Village é possível fazer caminhadas na floresta, acompanhadas por um guia, bem como participar de competições viking, batalhas no castelo e arremesso de machado. A vila oferece culinária medieval e restaurantes com um ambiente escuro e iluminado por velas, tudo para você entrar no clima medieval de Tallinn. Ah, se você gosta de sabores exóticos, este é o lugar para provar uma carne de urso, javali grelhado, cerveja de mel e faisão.

38. No distrito de Rocca Al Mare, há o Museu ao Ar Livre da Estônia, que recria o estilo de vida rural da Estônia e as tradições nacionais dos séculos XIX e XX. É composto por cerca de 80 edifícios históricos, incluindo casas de fazenda, moinhos, galpões de rede, uma escola de aldeia, uma capela e um corpo de bombeiros.

Três portas coloridas de casas localizadas no centro da cidade de Tallinn. Elas têm diferentes cores e tamanhos.
Algumas das muitas portas coloridas de Tallinn — Foto: El Discreto Encanto de Viajar

39. Em meio a muitas ruas feitas de pedra e imponentes muralhas, há muitas portas coloridas em Tallinn. Em um passeio pela Old Town, é possível encontrar portas coloridas dos mais diversos tamanhos e estilos.

40. O filme Tenet, de Christopher Nolan, foi gravado em diversas locações de Tallinn, como o KUMU — Museu de Arte da Estônia, o Complexo Memorial de Maarjamäe, a sala de concertos Linnahall, o Parque Kadriorg e os trilhos de trem próximos ao bairro de Telliskivi, entre outros. Veja mais detalhes neste vídeo:

--

--