Você sabe quantos brasileiros moram na Estônia?

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
3 min readFeb 16, 2021

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e as diversas restrições de viagem, o número de brasileiros na Estônia cresceu 24%

2020 não foi um ano fácil. Mas, mesmo em plena pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho na Estônia permaneceu aquecido. Uma prova disso é que a comunidade brasileira no país cresceu 24%.

O grande interesse dos brasileiros em viver e trabalhar na Estônia vem sendo percebido há alguns anos. Entre 2015 e 2020, de acordo com a Embaixada do Brasil em Tallinn, houve um aumento de 95% no número de brasileiros com permissão de residência.

No ano passado, em meio à pandemia, mais gente desembarcou aqui. Em janeiro de 2020, a população de brasileiros somava 332 pessoas. Agora, segundo informações da Polícia Estoniana, já são 414 brasileiros vivendo no país — um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

Qual o perfil dos brasileiros que moram na Estônia?

Os homens ainda são maioria entre os brasileiros na Estônia: são 227, junto a 187 mulheres. A maioria está na faixa dos 20 aos 34 anos, mas há uma grande parcela de moradores na faixa dos 35 aos 49 anos.

A maioria trabalha nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Suporte ao Cliente, e já chega ao país com contrato de trabalho assinado.

Para morar na Estônia, esses 414 brasileiros vieram para cá com os seguintes vistos:

· 384 com permissão de residência temporária;

· 20 com permissão de residência permanente;

· 8 com direito de residência temporária;

· 2 com direito de residência permanente.

Aqui você encontra informações sobre as permissões de residência:

Os brasileiros na Estônia em números

Para saber mais detalhes sobre a população de brasileiros na Estônia, confira este infográfico detalhado, produzido pelo pessoal do Tere Tallinn:

Fonte: Tere Tallinn

Quer fazer parte desta comunidade e trabalhar na Estônia? Confira em nosso site as vagas disponíveis!

Ou, se você é freelancer, contratado ou sócio de uma empresa no Brasil, mas pode trabalhar remotamente, independentemente do horário e do local, conheça o nosso visto para nômades digitais, o Digital Nomad Visa. Com ele, é possível permanecer na Estônia por até um ano.

Se quiser conhecer histórias reais de brasileiros que vivem na Estônia:

  • Conheça a história da Gabriela, que escolheu a Estônia para dar uma educação melhor ao filho Daniel, de 3 anos.
  • Saiba como foi a adaptação de João e Fabiano ao país e ao mercado de trabalho em TI na Estônia.
  • Descubra como foi a experiência da Laís com a licença-maternidade na Estônia.
  • Fique com água na boca com as delícias produzidas pela Marcela, que trocou a carreira em fotografia por um negócio de comida brasileira na Estônia.
  • Veja como a Denise se surpreendeu com o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional durante sua temporada de trabalho em Tallinn.
  • E como a Milena e o Fabiano, junto com a beagle Baronesa, descobriram uma vida mais tranquila, longe da correria dos grandes centros brasileiros.

--

--