O Startup Weekend São Paulo na visão de quem viveu a imersão
O evento rolou nos dias 20, 21 e 22 de abril e foi um sucesso! A seguir, links e trechos de depoimentos escritos por alguns dos participantes e mentores
• Meu primeiro Startup Weekend — São Paulo 2018 — Terceiro Lugar!
"Desenvolvemos um produto em poucas horas e apresentamos tudo isso em minutos. O aprendizado será para uma vida inteira", por Mikaeri Ohana.
• Startup Weekend São Paulo 2018: uma vitória para lá de inesperada
"Durante o final de semana, ouvimos diversas vezes: “amem o problema, não amem a solução”. Infelizmente, o problema que amávamos no início era mais complexo do que imaginávamos e não tinha resistido à validação inicial. Quando decidimos por focar em um único pedacinho dele, nosso desafio era o de aprender a amá-lo com a mesma intensidade. Algo que aconteceu e foi ficando cada vez mais forte à medida que a solução pensada estava saindo do papel", por Glauber Ferreira.
•Warrior Weekend
"Foi uma sequência de erros e acertos, de troca de ideias, idas às ruas para fazer pesquisas com pessoas para entender se seu projeto era útil e funcional… Foi irado! É uma enorme experiência você enfrentar seus medos em nome de um objetivo maior", por Renato Maciel.
•O que uma Estrategista foi fazer no Startup Weekend? #SWSP
"Por um lado, percebi como Estratégia tem mais a ver com esse universo do que pensamos. Por outro, entendi como todo mundo tem muito a aprender com a comunidade empreendedora", por Nathalia Andrijic.
•Fui para ensinar e na prática aprendi mais do que imaginava!
"Distribuídos pelas salas, mesas e sofás, estavam grupos formados por profissionais de áreas, origens, idades e capacitações das mais diversas. Incrível perceber a capacidade, ou as vezes a incapacidade, de pessoas se alinharem em prol de um bem (ou no caso de um problema) comum e trabalhar para a geração de uma solução criativa", por Luísa Cusnir.
•Eu fui confiante e mais uma vez recebi um banho de aprendizado!
"O mais incrível do processo de validação é como somos hábeis e criativos em discursar sobre a solução até aparecer um simpático mentor questionando: 'Legal, e qual problema vocês vão resolver e como vocês chegaram a conclusão que essa solução atenderá o mercado?'", por Mari Rodrigues Marson.
•Nem tudo são flores no Startup Weekend
"Sou uma pessoa que mais observo do que falo. Se eu puder ficar quieta no meu canto, sem ser exposta, eu prefiro. Assim, já comecei o evento sendo retirada da minha zona de conforto. Em uma só noite, 3 vezes", por Lidia Pessoa.
•Startup Weekend SP 2018 | Meu primeiro
"Se eu falar que não fiquei triste da minha ideia não ter recebido votos suficientes estaria mentindo. Respirei fundo e fui em busca de outras ideias que me atraiam. As 11 ideias mais votadas foram selecionadas para serem desenvolvidas. Agora chegou a hora de formar as equipes. Outro desafio, como montar uma equipe de pessoas desconhecidas, para desenvolver uma ideia que não é sua?", por Taric Andrade.
•Esse vai ser apenas mais um evento
"Cheguei ao evento achando que seria só mais um evento. Não quero dizer que os eventos são ruins, pelo contrário. Adoro ir a eventos e participar de movimentos em que coloco a mão na massa e tento resolver algum problema. O Startup Weekend foi um divisor de águas!", por Heber Alvares.