Coisas que aprendi fazendo hamburgers #3

Beto Galetto
4 min readMar 8, 2016

Trabalhar com gastronomia, especialmente dentro de uma cozinha ou em eventos, pode ser (mentira, é) estressante pra caralho na grande maioria das vezes. Por mil motivos, coisas dão errado, pessoas dão errado e o tempo parece voar quando você mais precisa dele, mesmo que você gaste 15h por dia fazendo isso.

Por sinal, hoje me dei conta que a gastronomia é uma área bem parecida com a publicidade. Trabalha-se muitas horas por dia, ganha-se muito menos do que deveria (hora extra, oi?) e existe aquela pressão bizarra pra entregar o trabalho. Muitos buscam prêmios, aparecer na TV ou ser o mais pica das galáxias pra todo mundo na indústria ver. Já ouviu isso antes, não?

Mesmo assim, ainda acho que cozinhar dê um senso de propósito e uma gratificação maiores que a propaganda. Afinal, não é preciso esperar um report de mídia pra notar a satisfação (ou a frustração) de um cliente, especialmente quando você tem contato direto com ele (que, pra minha sorte e às vezes azar, é meu caso). Porém, não dá pra negar que é quase trocar seis por meia dúzia.

Mas essa não é a moral deste texto. O ponto de hoje é:

Tenha um Monday funday.

Ou qualquer que seja o dia.

Normalmente, segunda é o dia de folga nas cozinhas. Seja porque o restaurante fecha ou porque é um dia consagrado por ter um movimento mais baixo e a coisa consegue andar com menos pessoas sem muitos problemas.

Segunda também é o dia de lavar roupa. De dar uma geral na casa. De cozinhar algo pra compensar aquelas pizzas frias e sanduíches que esperavam por você na geladeira de casa durante os outros dias da semana. É dia de passar com quem você gosta, mesmo que essa pessoa seja você mesmo. Dia de beber aquela cerveja que ficou guardada na geladeira, de jogar aquele jogo que você gosta, de andar de bicicleta, de tocar um projeto paralelo ou de simplesmente não fazer nada.

Seja lá qual for a pilha, tenho achado cada vez mais importante ter um dia pra se divertir e “desligar”. Não pra fugir da rotina (que, se for um problema pra você, talvez seja hora de dar uma analisada na sua vida) ou pra descansar e se preparar pra mais uma semana de labuta, mas justamente para ficar mais próximo de você.

Vejo muitos textos por aí* falando sobre usar ao máximo o tempo pra ser produtivo. “Não jogue videogame” (vi esse hoje mesmo), “use cada segundo possível pra organizar sua vida”, “zere sua caixa de emails”, etc, etc. Mas, será que é esse o melhor caminho? Ou melhor, será que é o melhor caminho pra você?

* Por sinal, a internet anda cheia de textos dizendo o que você deve ou não deve fazer (especialmente aqui no Medium). Por favor, não interprete este assim. Nada do que eu digo aqui é uma verdade e muito menos quer dizer que vai dar certo. Muitas vezes, não sei nem se funcionam comigo e provavelmente eu mude de opinião daqui a algum tempo. Só tô contando coisas que penso e fazem algum sentido pra mim pra que, de repente, alguém se identifique (ou o contrário) e também diga o que pensa sobre e zás e zás e zás.

Talvez muitos pensem que esse é um pensamento meio preguiçoso. “Como conseguir a perfeição se eu desperdiçar um dia de trabalho?”. Ou “vai sonhando que é possível tirar um dia de folga na minha cozinha”, “nunca vou ganhar o dinheiro que preciso assim”, etc. Eu mesmo tenho muita dificuldade em conseguir desligar. Depois que a “vida pessoal” e a “vida profissional” se fundem (de novo, como acho que faz mais sentido), é meio que um caminho sem volta. Se você gosta do que faz então, imagino que a ideia de “perder” um dia fazendo qualquer outra coisa pareça um absurdo.

Porém, recomendo tirar um tempo pra pensar no que te faz mais feliz. Será que tudo precisa ser num ritmo tão frenético? Será que é realmente preciso trabalhar 80 horas por semana pra um dia ficar rico ou ganhar todos aqueles prêmios? Por que eu faço o que faço? Estou curtindo minha vida enquanto faço isso ou estou apostando todas as fichas pra talvez um dia tudo dar certo e, aí sim, ser feliz?

Parece um pensamento hedonista (de fato, é), mas acho importante. Se estiver sinceramente feliz, maravilha. Se não, slow down a bit. Você vai morrer um dia como todo mundo.

O que eu quero dizer com isso tudo é: não importa o dia ou horário da semana que você tem de folga, ou quanto tempo, mas se dê uma folga. Tenha um funday, mesmo que seja segunda, mesmo que seja um half day. Aliás, quer um motivo melhor pra se divertir nas segundas-feiras, enquanto o resto do mundo gasta o dia se lamentando por ele existir?

*

Você pode ler os outros textos da série aqui, aqui, aqui e aqui.

Gostou? Dê um recommend aqui embaixo e vou ficar feliz em saber. Não gostou? Deixe um comentário e vamos conversar mais sobre o assunto!

--

--