Malkoff — A História por trás da fama

Marco Weiss
6 min readNov 28, 2017

--

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas.

Se você deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura deste artigo aqui.

Malkoff não é apenas mais uma entre as centenas de marcas de lanternas da atualidade. Os produtos Malkoff são modulares e afirmo com convicção que essa é uma marca diferenciada.

Caso for do seu interesse entender por que optar por uma lanterna modular, então sugiro a leitura deste artigo aqui ou desta analogia aqui.

Por fim, se você deseja saber porque optar por uma lanterna Malkoff, então sugiro a leitura deste artigo aqui.

Agora vamos começar a falar sobre a história da marca Malkoff, que se origina de maneira humilde e inspiradora.

Assim como em muitas estórias de sucesso, uma necessidade humana surgiu e, com o passar do tempo, deu origem a uma empresa.

As primeiras criações Malkoff tinham como objetivo satisfazer a demanda do próprio dono da empresa, Gene Malkoff. Isso aconteceu por volta de 2004, quando a empresa ainda não existia. Nessa época, Gene Malkoff estava insatisfeito com o alcance e a luminosidade das lanternas de LED disponíveis no mercado local. A necessidade de iluminar melhor fez com que ele mesmo resolvesse pesquisar e aprender mais sobre LEDs. Muito tempo e dinheiro foram investidos até surgir a primeira geração de modificações para as famosas lanternas Maglite.

Lanterna Maglite com capacidade para 3 baterias tipo “C”

Inicialmente, as modificações eram feitas para os amigos e vizinhos que viviam nas proximidades. Curioso saber que, o próprio sogro do Gene Malkoff foi um dos seus primeiros clientes e também ajudou a divulgar o trabalho do seu genro. Posteriormente, as lanternas modificadas começaram a ser vendidas no eBay.

A partir de emtão surge de fato a empresa MALKOFF DEVICES, por volta do ano de 2008.

Primeira geração da conversão de lanternas Maglite para LED

O tempo foi dando origem a ideia de disponibilizar um dropin para as lanternas Maglite. Esse projeto passou por muitas evoluções até que finalmente fosse possível chegar no design do produto atual. Produto esse que ainda é vendido no site oficial da empresa, trazendo vida nova às lanternas Maglite de entusiastas e saudosistas de todos os cantos do mundo.

Dropin Malkoff para lanternas Maglite

Em algum lugar no tempo, um conhecido de Gene Malkoff sugeriu que ele desenvolvesse outro tipo de dropin, desta vez para substituir o bulbo P60 utilizado pela Surefire em suas lanternas.

De forma simplificada, pode-se dizer que o bulbo P60 é formado pela união de um bulbo (lâmpada) incandescente e um refletor, tudo em uma única peça. Esse formato desenvolvido pela Surefire veio a se tornar um padrão mundial, denominado padrão P60/D26.

Caso for do seu interesse conhecer melhor esse padrão, então sugiro a leitura da postagem “Aprenda sobre o Padrão P60/D26” no fórum brasileiro Lanternas Táticas.

Bulbos Surefire P60

Com base na ideia de um dropin compatível com o padrão P60, nasceu um novo produto da linha Malkoff: o dropin M60.

Esse dropin foi disponibilizado em diversos modelos, com características técnicas distintas, dentre as quais pode-se citar:

  • temperatura da cor (branco frio, neutra ou quente);
  • tipo de led (Cree XR-E, Cree MC-E);
  • propósito (feixe de luz tradicional, para longo alcance (throw) ou de dispersão de luz (flood));
  • intensidade (tradicional, baixo, baixo baixo, etc);
  • corpo sólido em latão para melhor dissipação do calor;
  • conjunto ótico formado por uma lente TIR;
  • circuito eletrônico e interior protegidos por resina epóxi;
  • outras.
Dropin Malkoff M60F (flood)
Dropin Malkoff M60 (throw)

Mais tarde, já reconhecido mundialmente, o projeto M60 evoluiu para o atual M61 em suas diversas versões.

Dropin Malkoff M61

Essa atualização do projeto M60 trouxe consigo uma gama ainda maior de modelos.

A maior parte das características do dropin M60 foram mantidas no modelo M61, mas algumas outras também foram acrescentadas. Dentre as diferenças desse projeto frente ao originário M60, pode-se citar:

  • novos LEDs, como por exemplo Cree XP-G, Cree XP-G2, Cree XP-L HI ou Nichia 219B com 93 CRI;
  • refletor de casca de laranja projetado por Don McLeish;
  • maior equilíbrio entre lançamento e derramamento de luz;
  • outras.

Com o passar do tempo também foram lançadas versões do dropin M61 com múltiplas intensidades luminosas (multi-modos). Esse é o caso do modelo M361LMH, que dispõe de três modos, um baixo, um médio e um alto.

Surgiram também versões do dropin M61 com menos potência, ideais para operar com tensões menores (entre 0.8 e 3.3 volts). Esses dropins pertencem a série M31. Percebe-se que o número da série é menor do que o modelo original M61 (que atuava entre 3.4.8 e 9 volts), justamente por apresentarem uma tensão de trabalho menor.

Também surgiram versões do dropin M61 com maior potência. Esses dropins fazem parte da série M91, cuja tensão de entrada varia de 5.5 à 12 volts.

Abaixo seguem algumas imagens do dropin Malkoff M61 (versão LL) e do bulbo Surefire P60. (fonte das imagens aqui)

Dropin Malkoff M61LL vs Bulbo Surefire P60
Dropin Malkoff M61LL vs Bulbo Surefire P60
Beamshot (foto do feixe de luz) do bulbo Surefire P60 vs Beamshot do dropin M61LL

Até esse momento na história, Gene havia criado somente dropins e upgrades para lanternas de grandes marcas, tal como Maglite, Surefire e Streamlight.

No entanto, já era chegada a hora de tentar construir seu próprio caminho, ou melhor dizendo, suas próprias lanternas.

Os primeiros modelos de lanternas inteiramente Malkoff eram simples, rudimentares, feitas de PVC, com um estilo um tanto “jeca” e, como o próprio Gene diz: “feias, mas úteis”.

Primeiras lanternas de Gene Malkoff

Segundo Gene, essas lanternas continuam funcionando, e continuam feias também.

Hoje, no ano de 2018, a quase 10 anos desde o início da empresa, pode-se dizer que muita coisa mudou, principalmente no que diz respeito a beleza e aos insumos utilizados na construção das lanternas. Tal fato pode ser verificado pelas imagens de alguns modelos disponíveis atualmente.

Lanternas Malkoff — Hound Dog Super, Hound Dog e Hound Dog 18650 (todas com o tailcap “tricap”)
Lanternas Malkoff — MD2 com o tailcap “tricap” e MD3/MD4 com o tailcap tradicional
Lanternas Malkoff — MDC CR123, MDC 16650 e MDC AA
Cabeças Malkoff — MDC e VME com dropin M61

Particularmente eu acho tudo muito bonito, mas o mercado de lanternas é bastante competitivo. Só beleza não basta.

Então, o que faz da Malkoff Devices uma empresa diferenciada? Por que optar por uma lanterna Malkoff?

Para responder a essa pergunta é preciso conhecer algumas das principais características da marca e dos produtos Malkoff.

Caso for do seu interesse, então sugiro a leitura desse artigo aqui, onde descrevo em detalhes todos os motivos que me levam a crer que a empresa Malkoff e seus produtos são muito superiores aos seus concorrentes

Cathy (esposa de Gene Malkoff), Gene Malkoff e filhos

--

--