Roberto Martins
4 min readJul 1, 2018

O Testamento de um Scrum Master

Eu, João Rugby, nascido no Vale do silício, Profissão Scrum Master, atesto estar em perfeito juízo e em pleno gozo de minhas faculdades intelectuais, sem nenhuma interdição, na presença de todos os leitores.

Livre de qualquer induzimento ou coação, resolvo lavrar o presente testamento particular no qual exaro minha última vontade:

PRIMEIRO

Para a empresa Cascatework, empresa tradicional, que iniciei minha jornada e possuí muitos processos, uma gestão de comando e controle e acreditava que valorizar o profissional é sinônimo de aumentar sua folha de pagamento, deixo alguns trechos do Manifesto Ágil:

Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.

SEGUNDO

Os Avengers, apelido dado a um dos times, devido a escolha de cada integrante ser composto pelos melhores: de todos os times, das melhores universidades e empresas. Em especial para Marcelo Fowler, gênio, porém com facilidade em adicionar complexidade acidental(Complexidade não essencial ao produto)em suas decisões, deixo:

As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

TERCEIRO

Para esse time que muitas vezes omitia sua opinião, mesmo com um enorme potencial, apenas pelo simples preciosismo de não errar ou arriscar, deixo:

Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.

QUARTO

Para o time o comercial da Cascatework, que não concentrava seus esforços a favor de um objetivo em comum e muitas dos contratos eram fechados com custo fixo, sem o entendimento escopo e os envolvidos não participavam das definições e muitas vezes isso era um dos motivos das entregas nunca serem realizadas no prazo e levarem a insatisfação do cliente, deixo:

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.

QUINTO

Para o líder de Pessoas, que recebeu uma das missões mais importante da organização. Devido o grande número de funcionários e sua distribuição geográfica, a falha na comunicação era uma barreira difícil de ser quebrada e em tempo de novas tecnologias e muitas ferramentas (Slack,Telegrama, WhatsApp,Facebook…etc) as interações entre as pessoas se perderam, ficaram mais frias e improdutivas. Para este:

O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.

SEXTO

Para o time Os Tarefistas, que eram limitados ao seu quadro de tarefas praticamente estático, deixo:

Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

SÉTIMO

Para o Gerente de Projetos Thomé Gantt, que planejava todos os passos do projeto, porém estes pareciam durar anos e nunca saíam conforme o planejado, deixo:

Entregar software funcionando com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.

OITAVO

Para o UX Designer, que acreditava entender o usuário, mas não se envolvia com os participantes do projeto e criava diversos componentes impossíveis de serem executados, deixo:

Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.

NONO

Para o desenvolvedor, que não realizava os testes no software em desenvolvimento e mesmo assim coloca em produção com a justificativa de que em sua máquina funcionava, deixo:

Software funcional é a medida primária de progresso.

DÉCIMO

Para o Dono do Produto, que muitas vezes não validava os requisitos com os envolvidos e criava produtos complexo de sua cabeça, deixo:

Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.

DÉCIMO PRIMEIRO

Para o Arquiteto de Software, que teve que refazer todo o trabalho, devido a uma mudança de escopo, no qual invalidaria todo o sistema desenvolvido, deixo:

Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

ÚLTIMO

Para todas as organizações que decidiram abandonar sua antiga forma de trabalhar, mas que passou a acreditar em diversos Frameworks e métodos ágeis milagrosos e que por uma falta de entendimento acreditaram que vão lucrar mais e entregar mais rápido, deixo:

Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

Contudo, todos as metodologias ágeis partiram deste manifesto que deixo não só para a Cascatework, mas para todos que queriam entender a essência da agilidade.

Declaro não existir testamento anterior em qualquer de suas formas legais. Nada mais tendo a lavrar, dou por encerrado o presente testamento na presença dos leitores acima qualificados, para as quais li a íntegra do que nele se contém que o confirmará em juízo, de conformidade com a lei. Dou, assim, por concluído este meu testamento particular.

Data: 01/07/2018

Assinatura: João Rugby