Scrum Masterchef

Roberto Martins
3 min readNov 22, 2017

--

Masterchef para quem não conhece é um programa de televisão em que os participantes (Profissionais ou Amadores) são avaliados em determinadas provas gastronômicas por jurados em grupo ou individualmente.

Assistindo ao programa, observei que sua organização nos trabalho em equipe é bem parecida com o framework Scrum e isso é o assunto desta postagem.

No Scrum existem três papéis:

Product Owner (Dono do produto) — Responsável por orientar o time no desenvolvimento do produto de acordo com o que é esperado e priorizado para organização.

Jurados Masterchef

O framework Scrum prega que um projeto deve ter um e apenas um PO, porém este pode representar vários Stakeholder (envolvidos no projeto).

Fazendo um paralelo ao programa, os jurados fazem um papel parecido com o do PO(donos do produto), eles são responsáveis por conduzir o time a agregar valor ao produto, priorizar as tarefas a serem desenvolvidas e avaliar as entregas(pratos) de acordo com o critério de aceite definido.

Scrum Master — Responsável por manter o processo Scrum e remover os possíveis impedimentos que possam atrasar o time.

Ana Paula Padrão — Scrum Master

Ana Paula Padrão é responsável por garantir que os processos do programa estão sendo cumpridos, ela:

  • Controla o tempo das provas;
  • Tempo do mercado;
  • E garante que todos os participantes terminem juntos.

Time — Responsável por colocar a mão na massa para materializar a ideia do PO de acordo com as melhores práticas, ou seja, no decorrer da Sprint (iteração) eles agregam valor ao produto baseado nas tarefas definidas em um determinado período(Backlog da Sprint).

Time masterchef

Isso se torna evidente nas provas em grupo, em que os participantes são divididos para realizar uma prova específica.

Essa prova tem sua Definition of Done evidenciada para todos, que pode ser por exemplo a reprodução perfeita de um doce criado por um confeiteiro convidado.

Pela regra do programa os participantes possuem X tempo para buscar todos os itens no mercado(Timebox) e é responsabilidade da nossa Scrum Master garantir que essa regra seja cumprida.

Podemos fazer as seguintes analogias:

  • O Backlog da Sprint serão os processos(Receita) ou materiais necessários para se criar o nosso incremento(Doce).
  • O Backlog do Produto todas as possíveis receitas que serão realizadas durante a temporada do programa.

Agora imagina se um ingrediente importante não tem no mercado?

Com certeza a pessoa mais indicada para resolver os impedimentos não previstos é o Scrum Master.Porém é responsabilidade do PO manter o Backlog da Sprint de acordo com a Definition of Ready, ou seja, assim como a Definition of Done é possível avaliar se uma tarefa está realmente concluída, a Definition of Ready garante que as tarefas definidas para a execução realmente podem ser feitas.

Contudo, a fim de propagar o conhecimento ao time, desenvolvi esse paralelo entre o Masterchef e o framework Scrum, pretendo escrever mais sobre estes pontos de convergência.

Espero ter ajudado vocês e aceito qualquer tipo de crítica ou observação por e-mail.

Estou desenvolvendo uma apresentação para apresentar pontos em comum entre o framework e o programa.

MasterChef Apresentação

--

--