Preview: AFC Sul

Toco e Tackle
Toco e Tackle
Published in
12 min readSep 1, 2020

Divisão em aberto ou alguma franquia aparece como favorita? Saiba o que esperar da AFC Sul!

O objetivo desse texto é te mostrar como chegam cada um dos times para a temporada 2020/21, mas calma, não iremos enrolar tanto. Demos ênfase a jogadores que consideramos fundamentais e elencamos por exemplo no “draft” jogadores que serão de maior impacto para a franquia — pelo menos no papel. No fim, você encontrará a Questão-chave. Para os que querem acompanhar a NFL mais de perto, essa questão pode ajudá-lo a assistir os jogos mais ‘inteirado’ da situação de cada time. Aproveite a leitura:

Quenton Nelson (G), Deshaun Watson (QB), Leonard Fournette (RB), Derrick Henry (RB)

Jacksonville Jaguars

Reconstrução é a ordem

SAÍDAS

Free agency: Marcell Dareus (DT)

Trade: Calais Campbell (Edge/Ravens), Nicks Foles (QB/Bears), AJ Bouye (CB).

Opt-out: Lerentee McCray (Edge), Al Woods (DT), Rashaad Melvin (CB).

Calais Campbell e AJ Bouye se foram e, com ele, grande parte do poder defensivo (que nem era mais tão poderoso assim). Como a ordem é reconstrução, faz sentido trocar essas peças por escolhas de Draft. Até o início da temporada, Ngakoue pode ser mais um dessa lista.

CHEGADAS

Free agency: Joe Schobert (LB), Tyler Eifert (TE), Chris Thompson (RB), Rodney Gunter (DT), Al Woods (DT), Cassius March Sr. (DT).

Draft: CJ Henderson (CB), K’Lavon Chaisson (LB), Laviska Shenault Jr. (WR), Davon Hamilton (DT), Ben Bartch (OL), Josiah Scott (CB), Shaquille Quarterman (LB), Daniel Thomas (S) e Collin Johnson (WR).

O Draft do Jaguars foi um dos mais elogiados. Com muito foco na defesa, conseguiu duas peças que podem chegar com impacto imediato: Henderson e Chaisson. Shenault Jr. pode se transformar no segundo entre os wide receivers do time. E, por fim, Joe Schobert chega para colocar ordem no fraco grupo de linebackers.

ATAQUE

Em 2019, o ataque do Jacksonville Jaguars foi o 13º pior em jardas por jogada ofensiva (5.4). A perspectiva para 2020 não muda muito, mas há alguns potenciais upgrades. Primeiro que Nick Foles foi trocado para o Chicago Bears em troca de escolhas no Draft e o time da Flórida, que não buscou nenhum nome para substituí-lo, deixou claro que apostará na Minshew Mania. Gardner Minshew teve uma temporada intrigante como rookie, apresentou capacidade de correr com a bola, embora tenha sofrido demais com fumbles, e de passe (6º QB com a menor taxa de interceptações por passes tentados: 1,3%). DJ Chark foi um Pro Bowler em 2019 com suas 73 recepções e 1008 jardas aéreas, que o colocaram entre os 30 melhores nos dois quesitos. Porém, o corpo de recebedores não é bom. Dede Westbrook e Chris Conley não são segundas opções muito confiáveis. Conley inclusive foi castigado com muitos drops na temporada passada. A esperança é o recém-draftado na segunda rodada Laviska Shenault Jr., que mostrou muita qualidade em jardas após recepção e mãos confiáveis.

O running back Leonard Fournette foi o melhor jogador de ataque do Jaguars. Isso porque liderou a franquia em corridas e recepções, à frente inclusive de Chark. Porém, ele foi liberado pela franquia nesta segunda-feira (31) e não jogará pelos Jags em 2020. Chris Thompson, chegado na free agency, também é um running back capaz de receber passes. A unidade de tigh ends do Jaguars é das menos produtivas da NFL. Porém, com a chegada de Tyler Eifert, segundo jogador com mais recepções no Bengals em 2019, algo pode mudar. Na última temporada, a linha ofensiva do Jaguars foi a 10ª a mais ceder pressões ao quarterback e mostrou muita dificuldade em gerar espaço no jogo corrido. A proteção do passe teve alguns pontos positivos, como a boa temporada de Brandon Linder, mas em geral precisa melhorar. Andrew Norwell, por exemplo, é o guard mais bem pago da NFL e não jogou bem.

DEFESA

2019 foi um ano difícil para a defesa do Jaguars. Foi a terceira equipe com mais jardas cedidas por ataque adversário e a segunda pior defesa contra ataques terrestres (5.1 jardas cedidas por tentativa). Calais Campbell, o melhor jogador da linha defensiva, saiu ao final do contrato e deverá ser substituído por K’Lavon Chaisson, segunda escolha do Jaguars no Draft de 2020. Josh Allen e Taven Bryan ainda são bastante jovens e, por terem sido escolhas de primeira rodada, ainda são cercados de expectativa para um upgrade importante no grupo.

O grupo de linebackers foi trágico na última temporada, de longe o pior da liga e o pior setor do Jaguars. Portanto, trouxe Joe Schobert, que estava no Browns como um investimento para reerguer a posição. Jogando de middle linebacker, Schobert liderou a equipe de Cleveland em tackles e em interceptações em 2019. O corner recebeu a pick mais alta de Jacksonville: CJ Henderson, para compensar a saída do ótimo AJ Bouye na agência livre. É nele que está a grande expectativa de melhora defensiva. E, mais atrás, a dupla de safeties do ano passado se manteve. Jarrod Wilson, líder em tackles do time, e Ronnie Harrison.

QUESTÃO-CHAVE: Gardner Minshew vai se provar?
Não será um ano de muitas exigências em Jacksonville. O time tem trocado várias peças importantes por escolhas no Draft. Mas existe algo a se observar por lá: os quarterbacks Trevor Lawrence e Justin Fields estão muito bem cotados para o próximo Draft. O interesse dos Jaguars neles vai depender do desempenho de Minshew em 2020, porque a seed 1 parece bater à porta lá na Flórida.

Gardner Minshew (QB) #15

Tennessee Titans

Mais um ano mágico ou volta a normalidade?

SAÍDAS

Free Agency: Marcus Mariota (QB), Jack Conklin (OT), Logan Ryan (CB), Cameron Wake (EDGE), Delanie Walker (TE), Dion Lewis (RB)

Trade: Jurrell Casey (DL)

Os Titans perderam vários nomes importantes na história da franquia nesta offseason. Na defesa, os pilares Jurrell Casey e Logan Ryan deixarão saudades nos torcedores, enquanto que no ataque, as saídas de Conklin, o melhor nome da OL e de Mariota, por muitos anos o quarterback titular de Tennessee, representam grandes mudanças.

CHEGADAS

Free Agency: Vic Beasley Jr (EDGE), Johnathan Joseph (CB)

Renovação: Derrick Henry (RB), Ryan Tannehill (QB), Dennis Kelly (OT)

Draft: Isaiah Wilson (OT), Kristian Fulton (CB), Darrynton Evans (RB), Larrell Murchison (EDGE)

O maior reforço dos Titans foi a manutenção de sua principal estrela, Derrick Henry, e da grande surpresa da última temporada, Ryan Tannehill, ambos responsáveis por levar a franquia a final de conferência da AFC. De novidades no roster, Vic Beasley, ex-Falcons, chega para dar mais explosão ao pass rush e Kristian Fulton (LSU) será o substituto de Logan Ryan na secundária.

ATAQUE

Não há como negar que a temporada de 2019 de Ryan Tannehill foi muito diferente do restante de sua carreira. Será que a temporada passada foi uma exceção ou o sistema de jogo dos Titans é o esquema perfeito para potencializar Tannehill, e ele conseguirá repetir a dose em 2020? No ano passado, só depois que Ryan assumiu a titularidade, o time começou a crescer de produção e fazer frente a qualquer um. Méritos, é claro, para Mike Vrabel, jovem treinador que soube encontrar os erros e corrigi-los a tempo, levando o time que começou a temporada com recorde 2–4, para os playoffs.

Derrick Henry teve o melhor ano de sua carreira em 2019, correndo para 1540 jardas e 16 TDs, liderando a NFL em ambas estatísticas. Foi um verdadeiro rolo compressor, principalmente na reta final da temporada, com uma média de 4,2 jardas ganhas após o contato por corrida. Os Titans ostentaram uma das melhores linhas ofensivas da liga no ano passado, o left tackle Taylor Lewan teve uma temporada sensacional. Três quintos da OL de Tennessee apresentam iniciantes estabelecidos, enquanto o lado direito vem com muitos pontos de interrogação, porém os Titans selecionaram Isaiah Wilson (Geórgia) no primeiro round em 2020 para tentar resolver esse problema.

O ano de estreia de AJ Brown foi o início dos sonhos de qualquer jogador, já tomando de assalto o posto de WR1 do time e batendo a marca de 1000 jardas recebidas. Brown teve 605 jardas e cinco TDs em seus últimos seis jogos, terminando 2019 em alta. Corey Davis, apesar das limitações é uma boa opção para WR2, fazendo um ótimo trabalho no nível intermediário (10–19 jardas). Jonnu Smith está prestes a se estabelecer como um tight end de elite. Ele teve 8,1 jardas após a recepção por captura, ficando em segundo lugar entre os tight ends.

DEFESA

A linha defensiva dos Titans depende do desenvolvimento dos seus jovens jogadores. Jeffery Simmons tem um talento enorme, e a equipe está tão confiante em sua evolução, a ponto de trocar o ótimo DT Jurrell Casey por uma escolha descartável de final de draft. Harold Landry é outro jovem jogador que precisa dar o próximo passo (9 sacks em 2019) e se tornar uma ameaça real no pass rush. Vic Beasley chega para ter impacto imediato e ajudar a melhorar o setor.

Os linebackers Rashaan Evans e Jayon Brown continuam melhorando ano após ano e se consolidam entre os melhores da liga. Evans é ótimo no run stop (foi o grande responsável por parar Lamar Jackson nos playoffs). Kevin Byard é o melhor jogador da secundária de Tennessee, o mais talentoso da unidade defensiva e um dos melhores da posição. Kristian Fulton chega para ser titular no lugar de Logan Ryan, enquanto que Adoree Jackson e Malcolm Butler brigam pela outra vaga de cornerback.

QUESTÃO-CHAVE: Tannehill repetirá o bom desempenho de 2019?
Ryan Tannehill teve a melhor temporada de sua carreira, em 10 jogos como titular (7–3) teve 70% dos passes completos (melhor marca da carreira), 22 touchdowns e 6 interceptações. O sucesso dos Titans em 2020 está diretamente relacionado ao desempenho de Tannehill, se o quarterback mantiver o alto nível, o time poderá novamente jogar a pós-temporada em janeiro.

Houston Texans

DeAndre Hopkins se foi: vida que segue… ou não?

SAÍDAS

Free agency: DJ Reader (DL), Johnathan Joseph (CB), Tashaun Gipson (S).

Trade: DeAndre Hopkins (WR/Cardinals)

Opt-out: Eddie Vanderdoes (DL)

Sem dúvidas alguma, a principal saída foi de Hopkins, que, para analistas e torcedores, saiu muito barato para o Cardinals, que mandou David Johnson e mais uma escolha de segunda rodada, que virou Blacklock, e outra de quarta rodada em 2021.

CHEGADA

Free agency: Randall Cobb (WR), Eric Murray (S)

Trade: David Johnson (RB/Cardinals), Brandin Cooks (WR)

Draft: Ross Blacklock (DT), Jonathan Greenard (LB), Charlie Heck (OT), John Reid (CB), Isaiah Coulter (WR).

Watson perdeu seu principal recebedor mas ganhou 2 novas opções. Uma mais importante, Cooks, e outra para o slot, Cobb. Blacklock chegou via draft para tentar substituir a perda de DJ Reader.

ATAQUE

Como todos sabem, DeAndre Hopkins caiu fora da barca de Bill O’Brien e agora defende o Arizona Cardinals. E agora, como será a vida de Deshaun Watson sem seu principal recebedor? Bem perder o terceiro jogador com mais recepções na temporada na liga e o alvo de quase um terço dos passes de Watson não é algo fácil de se resolver, mas o Texans parece ter uma ideia. A aposta número um deve ser caseira mesmo, Will Fuller tem mostrado qualidade e potencial para ter um bom papel, mas precisa se manter saudável. O mesmo vale para o recém chegado do Rams, Brandin Cooks. Kenny Stills, o wide receiver número 3 de 2019 também poderá ter mais oportunidades. E, nos slots, Randall Cobb vai ganhar alguma atenção de Watson. Os tigh ends Darren Fells e Jordan Akins também podem se tornar alvos mais visados.

Carlos Hyde, o running back mais utilizado de 2019 no Texans também saiu. Mas há muita confiança nos bastidores de que David Johnson pode retomar a boa fase e fazer grandes coisas por Houston. Uma informação interessante que pode dizer um pouco sobre o perfil do Texans para a temporada: David Johnson e Duke Johnson, a dupla de running backs para 2020, receberam, somados, 80 passes em 2019. Duke foi inclusive o terceiro jogador com mais recepções do Texans na temporada passada. Correr não parece ser a melhor solução para Houston mesmo. A linha ofensiva é uma das piores em proteção de corrida e melhorou razoavelmente em 2019 na proteção do passe, muito disso por conta da boa aquisição do left tackle Laremy Tunsil.

DEFESA

A defesa do Houston Texans tem sido muito problemática e de certa maneira decepcionante pelos nomes que tem. JJ Watt jogou apenas 8 partidas em 2019 porque sofreu uma lesão séria no peito e isso dificultou ainda mais os resultados defensivos no ano. Em 2020, os Texans precisarão que Watt esteja em plenas condições físicas para brigar pelo título da divisão. No ano passado, foi o terceiro time que menos conseguiu pressionar o quarterback adversário e o sexto com o menor número de sacks causados. Para piorar, DJ Reader, o segundo melhor nome da linha defensiva, saiu na agência livre. A expectativa do Texans é que o recém-draftado Ross Blacklock consiga o substituir.

Porém, o grupo de linebackers é bom. Brennan Scarlett e Whitney Mercilus por fora e Benardrick McKinney e Zach Cunningham por dentro conseguem resolver alguns dos problemas. Cunningham, inclusive, foi o segundo jogador com mais tackles, se tornando uma excelente arma contra o jogo corrido. Já Mercilus ficou no top 10 de jogadores com mais fumbles forçados. A secundária tem sido alvo de recorrentes reforços nos últimos anos, mas sem grandes melhoras. Em 2019, o Texans foi o quarto time que mais cedeu jardas aéreas na liga. O safety de 22 anos, Justin Reid, é o melhor jogador do setor.

QUESTÃO-CHAVE: Como será Deshaun Watson sem DeAndre Hopkins?
Não há muita discussão se Watson é um bom quarterback, sua qualidade no passe e no jogo corrido são visíveis, mas talvez agora ele esteja diante do maior desafio de sua jovem carreira. Ele ainda tem bons recebedores (Fuller e Cooks), mas nenhum deles está no nível de Hopkins. Para piorar, ambos têm histórico de lesões. Caso algum deles perca um número razoável de jogos, o desafio aumenta ainda mais. Boa sorte, Watson.

Indianapolis Colts

Prontos para os playoffs, pelo menos no papel…

SAÍDAS

Opt-out: Skai Moore (LB), Marvell Tell (CB), Rolan Milligan (S)

CHEGADAS

Free Agency: Xavier Rhodes (CB), Philip Rivers (QB), Anthony Castonzo (LT)

Trade: DeForest Buckner (DT)// uma escolha do draft do primeiro turno de 2020, 13º no geral

Draft: Michael Pittman Jr. (WR), Jonathan Taylor (RB), Julian Blackmon (S)

ATAQUE

Ao mesmo tempo que o ataque empolga, ele será muito dependente do desempenho de Philip Rivers (QB) e da saúde de TY Hilton (WR). Rivers chega a sua décima sétima temporada, após 16 anos nos Chargers.

TY Hilton (WR) tem provado continuamente que é um dos principais recebedores da NFL mesmo com as lesões. A chegada de Michael Pittman Jr e Trey Burton dará mais fôlego para Hilton e opções para Rivers.

Falando de running backs, Jonathan Taylor ter sobrado para a segunda rodada fizeram os Colts o selecionar sem hesitação. Ele entra em um sistema de ataque já desenvolvido e terá Marlon Mack com uma boa referência.

Para fechar com o mais importante desse ataque: Linha Ofensiva dominante. Em Quenton Nelson e Ryan Kelly, Rivers terá tempo no pocket, proteção no seu lado cego e os runinng backs terão espaço para correr no meio da defesa adversário. Outros expoentes: Anthony Castonzo, Braden Smith e Mark Glowinski colocaram esta linha ofensiva como a melhor da temporada passada.

DEFESA

A defesa foi aprimorada com a edição do All-Pro DeForest Buckner . O secundário também está em ascensão com o draftado Julian Blackmon e Xavier Rhodes vindo dos Vikings.

Kenny Moore(CB) é outro pouco comentado mas que impressiona. Então se ele se mantiver saudável em 2020, poderá rankear entre os melhores corners da liga. A secundária está em boas mãos com Darius Leonard (LB) em seu terceiro ano com os Colts e muita produção na defesa.

QUESTÃO-CHAVE: que não se fale em reconstrução. O time dos Colts parece mais do que pronto e completo para disputar com os grandes e realmente fazer sua corrida para os playoffs. A questão: Philip Rivers será a peça que faltava no quebra-cabeça?

Ataque terrestre já característico e linha ofensiva dominante facilitarão demais o trabalho de Rivers.

NOSSA PREVISÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO

1- Indianapolis Colts
2- Tennessee Titans
3- Houston Texans
4- Jacksonville Jaguars

Confira todas as previews:

AFC NORTE

AFC LESTE

AFC OESTE

NFC NORTE (em breve)

NFC SUL

NFC LESTE (em breve)

NFC OESTE

--

--