A renovação da produção orgânica

Karoline Milbradt
Arquivo 11
Published in
2 min readNov 23, 2018

Por Karoline Milbradt, Maria de Fátima Nunes, Mariana Santos e Thierre Cósta

Crédito: Thierre Cósta

O consumo de produtos orgânicos vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Em média, este setor cresce cerca de 20% ao ano no país, conforme dados da Naturaltech e da Bio Brazil Fair. Esse crescimento acontece graças à alta procura de consumidores que buscam, hoje, uma alimentação mais saudável. Para a legislação brasileira, um produto é considerado orgânico quando obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou quando sua origem vem de um processo de extração sustentável que não prejudica o ecossistema.

Os pontos mais conhecidos de venda de produtos orgânicos são as feiras. A mais antiga do Brasil encontra-se em Porto Alegre. A Feira Ecológica da Redenção foi criada em 1989 pela cooperativa Coolméia. Sua criação foi em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação e a Semana Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos. Em 2018, a Feira completou 29 anos. Possui hoje cerca de 44 bancas onde pode-se encontrar todos os tipos de produtos como verduras, frutas, geléias e até suco de laranja feito na hora para os consumidores. Grande parte dos produtos são comercializados pelos próprios produtores.

O valor do pequeno produtor

A Feira da Redenção é uma das alternativas para a compra de produtos orgânicos direto com o produtor.

Aumento na procura por produtos orgânicos

A procura por alimentos mais saudáveis vem crescendo nos últimos anos. Isso ocorre graças a preocupação da população em consumir produtos livres de agrotóxicos.

Quando do caos surge a oportunidade

Projeto social na região metropolitana é destaque no estado ao ofertar alimentos orgânicos para famílias de baixa renda.

Do bem olhando para quem?

Produtos orgânicos a domicílio: Empório do Bem é delivery semanal de alimentos sem agrotóxicos.

--

--