Favoritos ADQSV 2020: J-dramas da Suca

Os melhores dramas japoneses de 2020, por Suca.

Suca
blogADQSV
11 min readFeb 7, 2021

--

2020 acabou (aleluia)! Chegou a hora de falarmos um pouquinho sobre o que mais gostamos de ver durante este ano tão difícil e interminável! Ao longo de janeiro, a redação do Blog Além Do Que Se Vê vai publicar os favoritos das redatoras, ou seja, vamos ter muito conteúdo, muitos comentários, muitas indicações de dramas para você ver e/ou rever nas férias e feriado de Carnaval. Para começar a série Favoritos de 2020 vou falar sobre os dramas japoneses que conquistaram meu coração no ano passado.

As minhas indicações não estão em uma ordem de mais amado para menos amado, não consegui fazer escolhas para organizar um top jdramas 2020, porque todas essas produções são muito boas e seria injusto da minha parte tentar fazer este ranking. 2020 foi um ano tão louco que acabei vendo mais rom-com (comédia romântica não é um dos meus gêneros favoritos) e menos slice of life (meu gênero favorito), talvez porque eu precisasse um pouco mais de diversão e amor do que de reflexões sobre a vida.

Para todos os favoritos da redação, confira este sumário abaixo.

SUMÁRIO: FAVORITOS ADQSV 2020

Lista da Jess;
Lista da Aly;
▪ Lista das colaboradoras.
▪ Lista da Suca: k-dramas.

Sem mais enrolação, vamos aos meus favoritos:

Theseus no Fune

Shin e suas duas realidades

Título: Theseus no Fune
Episódios: 10
Emissora: TBS

Sinopse: Tamura Shin (Takuechi Ryoma) é um jovem que persegue o mistério do assassinato que seu pai, um policial, causou e mudou o destino de sua família. Desde a prisão de seu pai, Shin e sua mãe foram criticados pelas pessoas e tiveram que viver escondidos. Um dia, sua amada esposa diz a Shin para tentar dar a seu pai o benefício da dúvida, e ele decide encontrá-lo que na prisão. No entanto, quando ele se dirige para a antiga cena do crime, ele é envolto por uma névoa repentina e acaba voltando no tempo ao passado. Shin se encontra no ano de 1989 — pouco antes do assassinato acontecer. A cena do crime se tornou uma vila de neve. Nesta vila, Shin vê os rostos sorridentes e calorosos em seu próprio rosto. Se ele parar o caso de seu pai, ele não perderá sua família. Isso o estimula a desafiar o tabu de mudar o passado. (Fonte: Asian Wiki)

Antes da pandemia começar e do nosso mundo virar de cabeça para baixo, eu me diverti muito criando teorias para tentar entender Theseus no Fune. Este drama é um live action de mangá, meu nível de fixação foi tão intenso que eu comecei a lê-lo só para conseguir ver o que aconteceria em cada episódio. O roteiro foi fiel a obra original e foi muito bem escrito, dosando emoção, ação e momentos de reflexão sobre a vida. A interpretação de Tackuechi Ryoma foi espetacular, não é à toa que ele foi super premiado por este drama, não tinha como não se envolver com Shin, chorar, rir, torcer para que ele conseguisse reescrever a sua história e da sua família. Para quem gosta de histórias com viagens no tempo, muita ação e enigmas a serem desvendados, Theseus no Fune é uma boa pedida.

Infelizmente este drama não foi traduzido para o português, mas pode ser encontrado com legendas em inglês.

Nee Sensei, Shiranai No?

Ao e Riichi ❤

Título: Nee Sensei, Shiranai no?
Episódios: 6
Emissora: MBS
Sinopse: Uma história de amor entre uma artista de mangá sem experiência com romance e um cabelereiro popular e carismático. Baseado em um mangá de mesmo nome. (Fonte: Viki)

Este drama foi uma das coisas mais fofas e lindas que assisti ano passado! Fazia muito tempo que não me envolvia tanto com romcom como aconteceu com Nee Sensei, tinha mil faniquitos na frente da TV, ficava ansiosa pelo próximo episódio, torcia demais para Ao e Riichi ficarem juntos. Tenho que dar um super destaque aqui para a química entre Baba Fumika e Akaso Eiji, em todas as cenas eu acreditava que eles eram realmente um casal. Também é importante destacar que é uma romcom zero problemática, o casal tem um relação super saudável e respeitosa. Nee Sensei só tem um defeito: ter apenas 6 episódios, porque eu queria mais da história de Ao e Riichi juntos.

Nee Sensei, Shiranai no? está disponível no Viki.

Shanai Marriage Honey

Miura e Haruta ❤

Título: Shanai Marriage Honey
Episódios : 7
Emissora: MBS

Sinopse: Um jovem casal se casou quase imediatamente após se conhecer, por meio de um aplicativo de namoro, e não percebeu que trabalhava na mesma empresa. Eles decidiram manter seu casamento em segredo no trabalho e para amigos. No início, ambas as partes pensaram que não havia problema em se casar sem amor, mas aos poucos foram se sentindo atraídos. (Fonte: Asian Wiki)

Outra romcom deliciosa para maratonar! Com o famoso clichê de casamento arranjado e coabitação, Shanai Marriage Honey consegue fugir do óbvio, mas ao mesmo tempo entregar uma história de amor que as dorameiras gostam de ver. Amei a química entre os protagonistas, Itagaki Mizuki e Matsui Airi, os dois conseguiram fazer com que a gente se envolvesse e torcesse muito pela evolução da relação entre Miura e Haruta. Este drama também não é nada problemático, os dois tem uma relação bem saudável, inclusive na sexualidade do casal. E posso dizer que as cenas de beijos e sexo entre os dois são lindas!!

Este drama está disponível no New Wave & Perfect Zect.

35 sai no Shoujo

Nozomi tentando encontrar seu lugar no mundo

Título: 35 sai no shoujo
Episódios: 10
Emissora: NTV

Sinopse: Depois de um acidente repentino em 1995, Imamura Nozomi, de 10 anos, entra em coma. Vinte e cinco anos depois, em 2020, Nozomi acorda. Embora ela tenha 35 anos, ela ainda age como se tivesse dez anos. O mundo mudou ao seu redor, mas ela vive para seu futuro.

Yuto foi colega de classe de Nozomi na escola primária, e também seu primeiro amor. Ele já havia se tornado professor do ensino fundamental, mas desistiu após um certo incidente. Para esconder sua falta de confiança, ele vinha se protegendo criticando e desprezando os outros. Quando ele se reúne com Nozomi, ele começa a dar uma boa olhada em si mesmo. (Fonte: Asian Wiki)

Esta lista não seria minha se não tivesse um slice of life pelo menos, né! Se você assistiu e gostou do kdrama Thirty But Seventeen, você vai se deliciar com 35 sai no Shoujo. A história de Nozomi tentando encontrar seu lugar no mundo e como sua família reage a sua volta do coma é muito emocionante, dura e real. O roteiro trabalha muito com questões bem profundas sobre nossos papéis dentro de uma família, o que se espera de uma mãe, de um pai, do filho mais velho, do filho mais novo… E principalmente como os pais podem marcar profundamente a vida dos filhos. Este tema é bem recorrente nas produções do roteirista deste drama, Yukawa Kazuhiro. Um super destaque para a interpretação de Shibasaki Ko, como Nozomi, ela conseguiu dosar muito bem as emoções para que não caísse para o dramalhão e mostrou a evolução da personagem, no seu crescimento mental e emocional, a cada episódio.

Você pode assistir 35 sai no Shoujo no Mahal Fansub.

Kono Koi Atatamemasuka

Taku, Kiki, Riho e Makoto: amor e muitos doces

Título: Kono Koi Atatamemasuka
Episódios: 10
Emissora: TBS

Sinopse: Kiki Inoue trabalha meio período em uma loja de conveniência, passando a maior parte do dia preguiçosamente ou avaliando doces em sua conta nas redes sociais. Um dia no trabalho, ela é apresentada ao CEO da rede, Takumi Asaba, que, ao que parece, está familiarizado com as avaliações online de Inoue. Asaba pede a Inoue que desenvolva novas sobremesas para vender em toda a rede.
Como CEO, Asaba tem a tarefa de virar a sorte da rede, já que agora está classificada como a mais baixa entre seus concorrentes. Uma estreita colaboração leva Inoue e Asaba a desenvolverem sentimentos um pelo outro. (Fonte: Asian Wiki)

KoiAta me fez ficar torcendo pelo meu shipp até o último episódio! O drama é muito leve, mas também trata de temas mais densos como família, trabalho, não desistir dos sonhos, encontrar seu lugar no mundo… A maioria deste temas são mostrados e discutidos através da protagonista Kiki, vivida pela jovem atriz Mori Nana. Ela foi fabulosa e fez uma Kiki risonha, atrapalhada, comilona, mas também muito trabalhadora, amiga dos seus amigos e focada em conquistar seus objetivos. Mori Nana conseguiu ter muita química tanto com Takumi, vivido por Nakamura Tomoya, como com Makoto, vivido por Nakano Taiga. Outro destaque são os doces feitos por Kiki, Makoto e Riho, de abrir o apetite de qualquer um.

KoiAta está disponível em português no New Wave & Perfect Zect .

30-sai made Dotei Da to Mahotsukai ni Nareru rashii

Adachi e Kurosawa ❤

Título: 30-sai made Dotei Da to Mahotsukai ni Nareru rashii
Episódios: 12
Emissora: Tokyo TV

Sinopse: Ainda virgem aos 30 anos, Adachi Kiyoshi ganha um poder mágico — a habilidade de ler a mente de outras pessoas tocando-as. No início, ele fica sobrecarregado com sua nova habilidade, e ela não está se mostrando útil para ele. Mas tudo isso muda quando ele acidentalmente toca em Kurosawa Yuichi, que descobre ter sentimentos românticos por ele. (Fonte: Asian Wiki)

Cherry Magic foi o surto coletivo de final de ano das dorameiras! Em todas minhas redes sociais só se falava deste drama, até mesmo dorameiras que não costumam ver BL estavam acompanhando e torcendo muito por Adachi e Kurosawa. O drama foi um grande sucesso no Japão, ficando em várias listas de dramas favoritos do ano, inclusive na lista de Drama Mais Viciante. Fiquei muito feliz por esta história ter tido tanto sucesso e muitas pessoas conhecerem o trabalho de Machida Kenta, que viveu Kurosawa, ele é um ator muito talentoso, e também tem sua carreira muito bem sucedida como idol (EXILE), ele merece muito o hype que o drama teve. E claro, Akaso Eiji como Adachi deu um show a parte, com certeza 2020 foi o ano dele, pois fez muito sucesso com Nee Sensei, Shiranai No, com o filme de Furi Fura (Love Me, Love Me Not)e com Cherry Magic.

Este drama está disponível com legendas em português no Asian Team e no streaming Crunchyroll.

Neechan no Koibito

Momoko ❤

Neechan no Koibito
Episódios: 9
Emissora: Fuji TV

Sinopse: Quando Momoko Adachi estava no ensino médio, seus pais morreram em um acidente. Ela foi deixada com seus três irmãos mais novos. Para dar suporte a sua família, Momoko desistiu de ir para a faculdade e começou a trabalhar em uma loja de ferragens. Nove anos depois, ela agora tem 27 anos. Seus irmãos mais novos têm 20, 17, e 14 anos. Momoko coloca a felicidade de seus irmãos acima de tudo. Um dia, ela conhece Yoshioka-san no trabalho. Ela está atraída por Yoshioka, que sorri o tempo todo, mas ele possui um segredo.(Fonte: Asian Wiki)

Este drama foi o que eu mais esperei para ver, desde que as informações da temporada de outono começaram a sair. Toda esta expectativa é porque o roteirista é Okada Yoshikazu, roteirista de Soshite, Ikiru e um dos meus favoritos, e também porque Arimura Kasumi ia ser a protagonista. Uma história com primícias simples, mas tão profunda, madura e humana. Eu fiquei apaixonada por todos os personagens, por sua força motriz de seguir adiante e saber que mesmo em meio a tragédias, é importante encontrar momentos de alegria. Aprendi muito com Momoko e sua maneira de ver o mundo. Destaque especial para a interpretação de Hayashi Kento, que viveu Yoshioka Manato, ele deu o equilíbrio necessário para que a história de Manato não virasse um dramalhão e ele pudesse se desenvolver como ser humano, superando seu passado obscuro.

Este drama ainda não foi traduzido para o português, mas esta na lista de futuros lançamentos de Mahal Fansub.

#Remolove: Futsuu no Koi wa Jado

Mimi-sensei webnamorando

Título: #Remolove: Futsuu no Koi wa Jado
Episódios: 10
Emissora: NTV

Sinopse: Mimi Ozakura é solteira e está prestes a completar 29 anos. Ela trabalha como médica de saúde ocupacional em uma clínica corporativa. Ela é uma perfeccionista em seu trabalho. Ela não comprometerá a saúde de uma pessoa com ninguém ou para qualquer situação. Foi assim que ela ganhou o apelido de “ditador clínico”. Ela está ocupada com o trabalho e lidando com situações como o surto do coronavírus. Um dia, Mimi Ozakura percebe que quer se apaixonar. Ela então conhece alguém nas redes sociais. Ela não sabe o nome dessa pessoa ou sua aparência, mas ela ainda se apaixona por essa pessoa. Mimi Ozakura logo percebe que seu interesse amoroso trabalha na mesma empresa. (Fonte: Asian Wiki)

#Remolove é o drama que mais tem a ver com o que vivemos em 2020. Eu me identifiquei demais com Mimi, pois também tenho muita vontade de mandar todo mundo colocar a máscara adequadamente, usar álcool gel, manter a distância, nada de aglomeração… Ela leva muito a sério seu trabalho como médica e também a vida das pessoas. Justamente por não poder ter contato físico, mas se sentir sozinha, investi nas amizades online e acaba caindo num webnamoro. Deu muitas risadas com Mimi xingando seus colegas que não seguem as regras de distância e uso da máscara e também do seu desespero por saber quem é Lemon-san, seu mais que amigo virtual.

Este drama está disponível com legendas em português no Asian Team.

Menção Honrosa: Followers

Rimi e Natsu ❤

É obvio que este drama não poderia faltar na minha lista! Eu amei assistir Followers, me encheu de esperanças e me inspirou muito. Até hoje lembro de falas da Rimi e da Natsu, elas sempre terão um lugar mais que especial no meu coração. Precisamos de mais histórias com protagonismo feminino como esta. Já escrevi sobre este drama no início de 2020, quando ele foi lançado, caso você ainda não tenha lido, pode clicar aqui e ler. Disponível na Netflix.

Esses foram meus j-dramas favoritos de 2020, espero que você tenha gostado das indicações e dos comentários. Que 2021 venha com a vacina e com mais j-dramas maravilhosos para a gente ver!

O blog Além Do Que Se Vê tem artigos, listas e resenhas sobre doramas, música e filmes, buscando uma crítica além do óbvio de cultura pop asiática. Compartilhe ❤ Siga-nos: Twitter, Facebook e Instagram.

--

--

Suca
blogADQSV

vejo muitos jdramas e gosto de escrever sobre eles.