Uma música favorita

Marcela Leon
Design pra Vida
Published in
3 min readMay 10, 2018

No texto de hoje do #desafio30diasdeescrita uma curadoria fina dedicada exclusivamente a todos que gostariam de mandar uma mensagem de amor pro universo ❤

Photo by Andrei Bocan on Unsplash

Acordei hoje com uma pulga atrás da orelha: o quanto nós responsabilizamos o outro pelos nossos próprios fracassos e dificuldades? O quanto nós colocamos no outro nosso bem estar e felicidade? Quantas vezes temos a certeza de que existe uma culpa e que essa culpa não é nossa?

O que você está esperando do outro?

Sabe aquele sentimento de injustiça, de que as condições não eram as melhores, de que esta ou aquela pessoa fez ou desfez algo que nos atrapalhou, de que a partir de um movimento externo e incontrolável nos sentimos prejudicados e incapazes?

Uma das coisas que venho aprendendo a partir do estudo e da prática do autoconhecimento através de diferentes ferramentas — meditação, design pra vida, yoga, psicanálise, etc — é a noção da amplitude do universo e sua característica inerente de descontrole.

Quer dizer, por mais que eu tente me apropriar de uma ideia de que posso ordenar as coisas fora de mim, o máximo que eu consigo dessa experiência é me aprisionar em uma falsa ilusão de controle, potencializar minhas chances de frustração e me tornar refém de tudo.

Existe uma saída zen, onde percebemos, entendemos, aceitamos e buscamos o equilíbrio interno para lidar com as emoções. É um exercício vivo, que irá nos acompanhar a vida toda, em constante movimento; um fluxo.

Não é uma saída simples e tão pouco instântanea. Quando digo que irá nos acompanhar a vida toda, vai ser por todos os dias até que a vida acabe, não adianta resmungar.

Uma característica exclusiva da vida é que uma vez que você entra no jogo, a melhor maneira de não se sentir um perdedor é entendendo suas regras e vivendo em harmonia com elas ;)

dica grátis, amiguinhos

E aí, onde está a tal da música mencionada no título desse texto Marcela?

Uma vez entendido que cada um de nós somos responsáveis por nós mesmos, pela nossa felicidade, pelos nossos erros, nossas dificuldades e por assumir uma postura diante da vida mais ativa e menos passiva — não somos vítimas de nada, nem somos tão importantes assim pra achar que o mundo gira ao nosso redor — que tal se cada um de nós cuidasse com carinho de si mesmo para então partir pra conexão com o outro?

E nesse ato de compaixão consigo mesmo, o primeiro passo para exercitar a prática da comunicação não-violenta, pode ser ao cantarolar esse refrão poético de Felipe Cordeiro.

Você pra mim
É problema seu

aumenta o som e vem

Se quiser, pode também dançar porque essa é do tipo que pede um requebro do corpo ;)

É um exercício de separação: do eu e do outro. O primeiro para que possamos, então, construir um nós mais harmonioso e compassivo. Experimente, você vai gostar. ❤

Desafio 30 dias de escrita — Ninho de Escritores

Ninho de Escritores
  • esse devaneio faz parte da série 2018 de textos que me comprometi a compartilhar na jornada de Design da Vida. Se ainda não teve a oportunidade de ler os anteriores: Desenhando a minha bússola, Vestindo minhas orelhas de girafa, Jogabilidade e Letra por Letra; escolha um lugar gostoso e mergulhe comigo :)
  • quer conhecer o meu #laboroflove — aquele projeto que conto com brilho nos olhos e sorriso na alma — vem ouvir o Baseado em Fatos Surreais, um podcast que conta histórias de outras mulheres, em primeira pessoa, com empatia, intimidade e leveza ❤
  • ah, e não custa lembrar: gostou do texto? te fez pensar? clica nas palmas, compartilha com alguém que você acha que vai se beneficiar de alguma forma e me ajude na motivação para continuar na minha meta de 2018 ;)

--

--

Marcela Leon
Design pra Vida

oi! eu sou criadora e produtora do podcast de histórias Baseado em Fatos Surreais. tô no www.papodeprodutora.com.br compartilhando sobre produção em áudio 😉