Dicas valiosas para guardar sua Bitcoin com segurança

iconomics
Eusouelliot
Published in
3 min readNov 13, 2018

O desejo de possuir os primeiros Bitcoins algumas vezes pode se mostrar uma armadilha para novos investidores que não estão familiarizados com alguns conceitos das criptomoedas. Além dos já bem conhecidos riscos que qualquer tipo de investimento trás consigo, comprar criptomoedas ainda envolve conhecimentos de tecnologia e criptografia que são fundamentais para não perder dinheiro.

Antes de mais nada, é muito importante que novos investidores estejam dispostos a arriscar mais que o habitual ao comprar criptomoedas. Mas isso não significa que você deve investir mais do que está disposto a perder, ainda que ninguém goste realmente de perder dinheiro. Ou ainda que hajam promessas de lucro rápido.

O que é importante saber

Um novo investidor em criptomoedas não precisa ser desenvolvedor. Na verdade, desde que entenda os conceitos básicos de criptografia e blockchain, não há realmente com o que se preocupar em termos de código. Neste processo o mais importante a se entender é que todas as transações são irreversíveis. Na prática isso significa que se você enviar criptomoedas para um endereço errado irá perder o dinheiro. E não há garantia alguma que conseguirá rever os valores.

Todo o câmbio de criptomoedas é feito através de endereços públicos e privados. Analogamente, o endereço público será sua conta e agência; enquanto o endereço privado é sua senha. Sempre que for solicitado é seguro enviar seu endereço público. Jamais envie o endereço privado para ninguém. É com ele que será possível fazer qualquer transferência de fundos.

Por que não deixar numa exchange

De forma geral, você irá comprar seus Bitcoins numa corretora, apesar dessa não ser a única maneira. A questão sobre as corretoras que é pouco divulgada é que elas são consideradas carteiras quentes. Isso significa que seus fundos estão expostos a roubos já que não há tantas camadas de segurança quanto em uma carteira fria. Isso é feito dessa forma para permitir a compra e venda de moedas rapidamente (trade).

Quando a intenção não for o trade o ideal é guardar seus Bitcoins numa carteira fria. Uma carteira fria é um local onde seus Bitcoins não estarão acessíveis para trade ou não estarão sob gestão de uma outra empresa, como uma corretora. Mantendo o controle delas unicamente na mão do proprietário.

Contudo carteiras frias demandam um bom conhecimento técnico por parte dos usuários e um eterno comprometimento com a segurança das informações que não estão na armazenadas no computador ou internet. Este fato não deve ser menosprezado, pois qualquer deslize pode significar a perda total e irreversível do fundos. Por isso que apesar das corretoras chamarem mais atenção de hackers, elas contam com a qualificação técnica e de processos necessária para se fazer um armazenamento correto e seguro dos seus bitcoins.

Mantenha seus Bitcoins seguros

Nos dez anos de existência do Bitcoin não foram poucas as vezes que corretoras sumiram com as criptomoedas dos seus usuários ou que usuários tenham perdido seus fundos por os deixarem em carteiras frias. Num universo financeiro descentralizado não há um órgão para reclamar num desses episódios.

Manter seus Bitcoins guardadas numa carteira fria ou sob administração de empresas especializadas pode ser a garantia necessária para evitar dores de cabeça. E, claro, fundos perdidos. Se sua intenção não for o trade de criptomoedas, que na maior parte do tempo nem vale a pena, o ideal é manter tudo bem guardado.

O Elliot chegou para facilitar a sua vida, pois funciona como uma Wallet e também é onde você pode comprar e vender criptomoedas. Isso mesmo, você compra, vende e guarda suas moedas em apenas um lugar. Confie em quem realmente entende de investimentos e foque no que você curte fazer de verdade, enquanto o Elliot te guia nessa jornada de investimentos com tranquilidade e segurança.

--

--

iconomics
Eusouelliot

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.