ICO — O que são e como tokens são gerados!

iconomics
Eusouelliot
Published in
3 min readAug 28, 2018

O surgimento da Bitcoin fez com que, literalmente, centenas de outras criptomoedas fossem lançadas e buscassem seu lugar ao sol. Algumas com boas propostas, como Ethereum, Litecoin e Stellar e outras nem tanto, como Bitcoin Cash e Dogecoin. O que se poderia esperar é que com mais de 1600 criptomoedas listadas atualmente, alguma confusão fosse criada.

Mesmo tendo em comum a criptografia e a blockchain, as criptomoedas não são todas iguais. Houve uma necessidade de se criar um novo termo à medida que redes como a do Ethereum permitiram que novas moedas fossem criadas a partir da sua blockchain. Para estes ativos se deu o nome de token e o processo de criação de ICO.

O que é uma ICO

Em inglês, ICO significa Initial Coin Offering, ou Oferta Inicial de Moedas, em português. É o processo pelo qual um projeto libera no mercado seus tokens em troca de dinheiro que servirá para a execução da proposta. Em linhas gerais, uma ICO serve para levantar capital para o desenvolvimento de uma ideia.

Ao investir numa ICO o usuário recebe os tokens na sua carteira acreditando que o ativo irá se valorizar enquanto o projeto se desenvolve. Há um grande fator de risco envolvido nesse processo, mas também há um grande potencial de retorno se a ICO for bem avaliada e a gestão do risco bem distribuída. Ainda assim, o que diferencia um token de uma criptomoeda?

Qual a diferença de um token para uma criptomoeda

Um token é um tipo de ativo digital que será útil para algum tipo de serviço. Por exemplo, podemos atribuir a um token um número definido de pontos num programa de fidelidade criado dentro da blockchain. Sua milhas aéreas, por exemplo, poderiam ser tokens da companhia de viagem. Em geral os tokens são criados numa camada superior da blockchain de uma criptomoedas e facilitam as transações entre os usuários.

Os tokens também podem ser usados como moeda dentro de contratos inteligentes ou aplicações descentralizadas (dApps). Já uma criptomoeda é vista mais como um ativo financeiro, com sua própria blockchain e utilizada como forma de pagamento digital.

Como avaliar uma ICO e seu token

Toda ICO vem acompanhada de um whitepaper. Um documento que explica todo o projeto, apresenta o time e lista a distribuição dos tokens, sua precificação e período de venda. É a partir do whitepaper que será possível avaliar a ICO e o token.

Bons tokens costumam ter uma boa proposta de valor, ou seja, o problema que eles querem resolver é algo real e a solução é possível de ser criada pelo time que a propõe. Além disso se deve avaliar a rede de contatos dos fundadores, se eles já tiveram algum tipo de experiência prévia com projetos de tecnologia e se a distribuição dos tokens é coerente. Se a ICO se dispõe a criar muitos tokens isso significa que a valorização será mais lenta. Porém, poucos tokens significa um token caro. Encontrar o equilíbrio entre problema, solução, time e distribuição é o caminho para apostar num token que pode realmente ser o vencedor entre 1600 criptomoedas.

--

--

iconomics
Eusouelliot

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.