Mais uma faculdade

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
4 min readOct 14, 2016

Pra quem não me conhece, eu não sou muito favorável ao modelo tradicional de ensino, mais especificamente, o modelo universitário. Além dele ser totalmente ultrapassado, e praticamente não se aproveitar de novas tecnologias para auxiliar no ensino, ele é desmotivante.

Essa é a minha terceira faculdade. Já fiz três, mas nenhuma delas me agradou. Mas dá pra notar um padrão em todas elas. Quero ver se mais alguém se identifica comigo.

Fase 1: Admiração

Essa fase aconteceu nos meus 3 cursos. Quando fiz Educação Física, fiquei encantado com a ideia de que estava fazendo o curso na melhor instituição privada do país. Por muitos considerada melhor até do que a USP. A FMU tinha muita estrutura, professores renomados e até muitos famosos que estudaram lá, como a ex MTV, Penélope Nova, e a ex-ginasta, Daiane dos Santos.

O Senac, onde fiz um curso de produção multimídia, tinha uma estrutura maravilhosa. Sério, aquela faculdade foi a coisa mais maravilhosa que eu já vi. Até tinha um laboratório de informática apelidado de NASA, tamanha era a estrutura dele.

Por sua vez, a Fatec Sebrae é pública. Foi o curso de Marketing mais concorrido quando eu entrei. Os criadores do curso foram até o MIT, saber como as coisas funcionam por lá, para aplicar a mesma metodologia por aqui. A promessa de um sistema novo, com aulas de marketing dentro de um shopping, o espaço do Sebrae apoiando o empreendedorismo e os olhos do mercado crescendo.

Não preciso nem dizer que nenhuma delas foi como eu esperava, né? Na realidade, nenhuma delas chegou perto de me fazer o que propunham. Lembro inclusive o quanto eu achava chato um casal onde o cara estava no quinto semestre, enquanto a menina estava na minha sala do primeiro. Eles não paravam de falar mal da faculdade, e eu ficava me perguntando porquê diabos ela entrou, se sabia que era daquele jeito.

Esse fase vai desde o momento em que você cogita entrar na faculdade, até o meio do primeiro semestre, ou o começo do segundo, quando você percebe que nem tudo era como você imaginava.

Fase 2: Vai ter chamada?

Uma vez vi uma postagem do Facebook, daquele tipo que é print do Twitter, que o conteúdo mais difícil da faculdade é a chamada.

É verdade.

Em todas as faculdades que eu fiz, a maioria dos alunos era extremamente mais preocupado com a chamada, do que com a matéria em si. Talvez não tanto em educação física, pois ao contrário do que muitos imaginam, o curso é muito difícil. Porém meus colegas e amigos de outras faculdades, todos concordavam nesse ponto.

É nesse ponto que muita gente se desanima e alguns até desistem do curso. Você percebe que a matéria é fraca, as aulas não são boas, e você realmente não ta aprendendo nada na faculdade.

Fase 3: Não tenho tempo

É exatamente isso que toda faculdade quer de você. Que você não tenha tempo.

Aliás, alguns professores até me falaram isso.

Por algum motivo eu acho que os professores não querem que você viva o resto da sua vida. E não é só porque os trabalhos e provas são difíceis. No semestre passado, fiz um trabalho de administração onde resolvemos o problema do trabalho em praticamente dois dias. Depois disso, passamos pelo menos mais duas semanas com uma dor de cabeça imensa nos preocupando de como apresentar o trabalho, pois o professor queria uma pasta, com toda a apresentação para todos os alunos da sala.

Aposto o que você quiser que você já virou uma noite preparando a apresentação de um trabalho, ou que pagou uma nota pra imprimir ou executar um trabalho, sendo que a opção digital seria gratuita.

E são essas coisas que provavelmente te impedem de abrir uma startup, começar um projeto seu, ou até aprender algo novo, só pra variar.

Fase 4: Should I stay or Should I go?

A última fase. Ela varia de pessoa pra pessoa. Comigo, foi sempre ao final do segundo semestre. E o maior problema, é que ela implica em uma série de coisas.

Se eu saio da faculdade, não vou ter apoio nenhum da família e amigos. Provavelmente vão te perguntar o que você quer da vida, vão falar que você não toma rumo, ou coisas que só vão te colocar pra baixo.

Depois tem o mercado de trabalho. Você pode ser muito melhor na área que várias outras pessoas formadas. Pelo menos em marketing, design e publicidade, isso é normal. Ou você acha que os youtubers que estão conquistando a internet tem a mesma equipe e produção da globo? Porém, mesmo sendo melhor, se você não tem diploma, você não tem emprego.

Resta então escolher. Devo sair e me aventurar, ou ser mais um e comprar o meu diploma?

Desculpem todas as pessoas que gostam de faculdade e que não se identificam com esse texto. Eu queria de verdade ser vocês. Seria muito mais fácil.

O problema que o monopólio de ensino, desqualifica todas as suas outras conquistas, caso você não consiga um diploma.

Só esse semestre, fiz duas certificações em marketing de conteúdo, uma em inbound marketing com a maior autoridade do mundo no assunto (ainda vou escrever sobre essa), fiz diversos cursos livres de marketing, comecei a aprender a programar, comecei a estudar moda e comecei um projeto de economia colaborativa para aumentar o reconhecimento de uma marca. Até refiz o site da minha faculdade, porém eles decidiram não colocar a nova versão no ar por falta de tempo (porque o tempo que eu tive pra fazer o site, foi gratuito).

Fora vários outros projetos paralelos, freelas e diversas outras histórias não contadas.

Então se eu puder deixar uma dica, é de que você não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos. Porque eu não vou mais deixar também.

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Também aproveita e já me segue!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.