Como contratar um Scrum Master?

Roberto Martins
6 min readJul 11, 2018

--

Hoje o Scrum está em alta, parece aquelas fórmulas milagrosas que resolvem os problemas em 24h ou faz você emagrecer 15 kg comendo. Porém para que seja realizado a organização precisa de alguém com um papel muito importante,que entenda sobre o framework, ou seja, o Scrum Master!

Muito dos profissionais de Recursos Humanos estão se perguntando: Como contrato esse “novo” profissional?

Pensando nisso, fiz essa postagem para expor alguns pontos que julgo ser relevante na contratação desse profissional:

Quais qualificações deve ter?

Scrum Master é um Cargo?

Tempo mínimo de experiência?

Um exemplo de entrevista boa e uma não tão boa.

O que não posso esperar de um Scrum Master?

O que acho importante para um Scrum Master?

Qualificações

Como poucos sabem a trajetória de um agilista não é fácil:

  • Certificações — O Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, temos duas certificadoras oficiais: Scrum Alliance e Scrum.org. Cada uma com os seus níveis e critérios de avaliação. Porém hoje no mercado temos outras,também importantes, porém nem sempre são levadas em consideração(Scrumstudy, Scrum.as…).
  • Diversos cursos — O mercado está cheio de workshops, treinamentos e palestras. Isso é muito bom para propagar o conhecimento, porém tenho a impressão que virou um mercado para vender cursos e novos frameworks.
  • Graduação — Esse assunto é um pouco polêmico, mas por que contratamos desenvolvedores sem faculdade e o Scrum Master deve ser graduado? Já vi vaga pedindo Pós-graduação em Gestão de Projetos ágeis e PMP.
  • Não propício a falhas — Nem sempre é possível ter um ambiente propício a erros e aprendizado, visto que, com a expectativa muito alta a mudança do modelo tradicional para ágil, pode se tornar um processo quase que cirurgico, ou seja, qualquer “falha” que deveria ser considerada como uma lição aprendida pode resultar no retrocesso ao modelo anteriormente. Resultando na seguinte frase: O ágil não funciona!

Scrum Master é um Cargo?

NÃO! Apenas um papel, que possui a importante responsabilidade de guia o time a atingir seu objetivo com o máximo de eficiência segundo o framework Scrum. Até o momento, não conheço ninguém contratado como Scrum Master em sua Carteira de Trabalho,nem mesmo um sindicato específico,pois o Scrum não é exclusivo da TI, então: Como comprovo todo o tempo que tenho de Scrum Master?

Tempo mínimo de experiência?

Em geral, eu sou totalmente contra colocar na descrição da vaga X tempo de carreira, até pelo que mencionei acima.O Scrum é fundamentado no EMPIRISMO(O conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido).Cada indivíduo tem a sua interpretação e cada um já passou por situações diferentes e solucionou de maneira diferente, ou seja, um SM com 5 anos de experiência pode nunca ter vivido uma situação de um com pouco tempo de experiência.

Passei por duas experiências que gostaria de compartilhar:

Uma entrevista não tão boa:

  1. Quais são os pilares do Scrum? (Transparência, Inspeção e Adaptação)
  2. Quais das cerimônias fica mais evidente cada um desses pilares?
  3. Quais são os valores do Scrum?(comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito)
  4. Quais são os papéis e qual e a responsabilidade de cada um?

Resumindo, o entrevistador queria saber se tinha decorado o Scrum guide e a resposta é sim!Decorei e aprendi.Decorar o Scrum guide não me faz um Scrum Master!

A melhor entrevista que já fiz:

Ela foi dividida em 4 partes:

1- Análise curricular: Nesta primeira parte foi focada nas minhas experiências anteriores, olhando exclusivamente para o currículo enviado.

2- O que entendo sobre Scrum: Na segunda etapa foi verificado o meu conhecimento sobre o framework e como poderia explicar para outra pessoa.

3- Propor cenários: Nesta etapa foi dados alguns cenários reais e fui questionado o que faria em determinada situação.

4- O entrevistador foi entrevistado: Nesta última etapa o entrevistador conta o que é a empresa, o que é esperado para a minha posição e depois deixa o entrevistado a vontade para perguntar o que quiser.

Essa foi a melhor entrevista que já fiz, pois fiquei bem a vontade e foi bem direcionado para a proposta da empresa.

O que não posso esperar de um Scrum Master?

CHEFE

Como já diz o ditado: Quem tem chefe é cozinha! (Lá pode ter Scrum também)

Conforme o framework, o Scrum Master é um líder servidor, seu objetivo é desenvolver o time e ajudá-lo a alcançar seus objetivos(Não confunda servidor com servidão).

SECRETÁRIO ou ESCRIVÃO

Não é sua responsabilidade anotar os requisitos da reunião, criar ata, anotar possíveis dúvidas do time ou colocar os eventos na agenda. Claro que ele pode usar de técnicas de facilitação para executar tais tarefas e ajudar o time a se organizar.

O CARA DAS TAREFAS

A organização do board é de responsabilidade do time, o board é umas das ferramentas que traz visibilidade do trabalho e controla a expectativa dos envolvidos, além de promove a comunicação entre eles. Lembrando que a organização é para ajudar o time e a definição das tarefas é de responsabilidade do Dono do Produto.

ESPECIALISTA EM FERRAMENTAS

Certa vez vi uma vaga de emprego pedindo conhecimentos avançado em Jira ou Trello. Essas são ferramentas comerciais e é interessante saber usá-las, mas todas têm o mesmo princípio e suas limitações. Quem vai utilizar não é o time? Deixe ele escolher. O papel do agilista é apenas orientar e indicar os prós e contras.

OS OLHOS DO LÍDER

Em alguns lugares é esperado desse profissional, que seja os olhos do líder, para que caso qualquer coisa saía do esperado ele possa intervir.

Esse é o caso mais abominável, em que não existe nenhum tipo de confiança no time e por trás desse movimento “ágil” tem o bom e velho conhecido “comando e controle”.

CHUCK NORRIS

Quantas vezes já vi a seguinte frase:

Agora vamos entregar mais, somos ágeis!

Não existe bala de prata, nem tão pouco ao implementar o ágil em sua empresa vai mudar da noite para o dia, isso é uma evolução gradativa que exige esforço e comprometimento de todo.

O Trem é rápido, mas a onça é ágil

Ser ágil é se adaptar a mudanças sem abrir mão da qualidade.

O que acho importante para um Scrum Master?

Focado em pessoas

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

O agilista tem que acreditar e seguir esses valores, sua atenção deve esta voltada para os integrantes do time e envolvidos. Deve promover um ambiente saudável para todos.

Coach

O candidato deve ter a habilidade de capacitar as pessoas, para que consigam alcançar seus objetivos e aprender com a tomada de suas decisões sem ser um Scrum Mom.

Interado com a comunidade

O Scrum é um baseado no empirismo, conforme já dito. Ninguém tem todas as experiências, por isso é tão importante a interação com a comunidade, com isso trocamos experiências e podemos fazer essa troca.

Aprenda a cada dia

É imprescindível que essa pessoa tenha vontade de aprender, visto que, o framework prega a melhoria contínua.

Contudo, contratar um Scrum master não é uma tarefa fácil, visto que este profisisonal deve ter muitas habilidades, mas também tem suas disfunções. Não existe um profissional perfeito, existe a pessoa perfeita para um desafio proposto. Algumas certificações e cursos podem ajudar em algumas situações do dia a dia, porém o relacionamento entre as pessoas e a força de vontade em fazer dá certo é o ingrediente mais importânte a ser considerado.

--

--