CNV em ação!

Desligamento de uma pessoa do time

Neste artigo traremos algumas reflexões antes de tomar a decisão irreversível de desligar uma pessoa do time

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
4 min readMar 8, 2021

--

Foto por andresr via GettyImages

O desligamento de uma pessoa é sempre uma decisão difícil, independentemente da estrutura organizacional, para as mais hierárquicas os gestores “sofrem” mais solitariamente e para estruturas mais horizontais o time “sofre” por tomar uma decisão que impacta o colega que durante um período compartilhou as dores e dissabores dos projetos e atividades cotidianas conjuntamente. Antes de tomar esta decisão irreversível, conversas difíceis precisam acontecer, na intenção de criar possibilidades bilaterais, ou seja, a pessoa também precisa participar ativamente na reversão da situação como por exemplo: desenvolvimento pessoal, mudança de Time, de Área, de Projeto, de Unidade ou outras mais, pois se ela não estiver engajada em descobrir como se reconectar e liberar o potencial dela na organização será bem difícil modificar a realidade.

CNV em ação! Reflexões para diálogos francos

  1. Levantar dados objetivos sobre o impacto que essa pessoa está gerando no time e com o cliente é fundamental para essa conversa, prepare-se para que o seu julgamento não atrapalhe a declaração dos impactos que você está percebendo através do recorte destas evidências, por exemplo:

“Há 3 meses que os relatórios que estão sendo enviados para o cliente possuem erros de faturamento”.

“A postura da pessoa quando o líder está presente é completamente diferente da com o time, com o líder tem uma fala flexível, por exemplo, quando o líder pediu para adiantar dois dias a entrega do projeto, mas quando o membro do time pediu, não teve abertura para entender a necessidade da colega e disse ‘não’”.

“Na Cultura da nossa Organização um valor fundamental é aprendemos rápido e um dos comportamentos que reflete esse valor é ‘damos visibilidade do que estamos fazendo para aprender com os outros’, mas desde que você entrou no time, por mais que nos feedbacks temos pedido visibilidade, 4 meses depois, continuamos sem visibilidade nenhuma, em um projeto crítico e de alto impacto no negócio”.

2. Como você se sente e quais necessidades não estão sendo atendidas nessa relação? Alguns exemplos para você refletir e trazer para o seu contexto e situação:

“Como líder eu sinto frustração porque a minha necessidade é conviver com um time que colabora e goste do que está fazendo, para que o resultado seja consequência”.

“Eu me sinto engajado, minha necessidade prioritária é a confiança e quando não percebo a consistência de comportamento me sinto também inseguro.

“Eu me sinto bem irritado, minha necessidade é salvaguardar os recursos financeiros da organização e também realizar um bom trabalho”.

3. Verifique com a pessoa quais necessidades dela (da que está com o desempenho baixo e muito próximo da decisão de desligá-la):

Qual o momento dela? O que está acontecendo? Existe alguma tensão específica?

A pessoa sente-se conectada com a empresa? A nossa oferta é a que ela gostaria ou foi a que ‘apareceu’?

Como ela se sente sabendo que não está atendendo as expectativas? Será que ela tem algum pedido que ainda não foi escutado? Será que ela percebe alguma alternativa?

4. Nestes casos mais críticos é fundamental que novos combinados sejam realizados, especificando o que precisa ser melhorado para que equilibre a relação entre as expectativas de entregas e as entregas:

“Revisar todos os valores faturados erroneamente e refazer a medição da planilha, aprendendo com os erros e pedir revisão antes de encaminhar dentro da próxima semana.”

“Pedir feedback para todas as pessoas do time para saber, de forma específica como o comportamento inconsistente afeta a confiança das pessoas até o final do mês”.

“Dar visibilidade de tudo que já foi feito, quanto foi investido e quais fornecedores foram contratados. Apresentar as atividades que estão sendo previstas e quais expectativas para o próximo mês.”

Não são conversas fáceis, não será em uma única conversa que tudo será solucionado, por isso recomendamos que conversas francas sejam cultivadas entre as pessoas do time para que não aconteça um acumulado e a tensão se torne não grande que a possibilidade de desenvolver e aprender sejam anuladas. Se depois de conversas difíceis e compassivas as expectativas combinadas não foram atendidas o desligamento será uma decisão amadurecida em que cada uma das partes seguirão seus caminhos =)

Gostou do conteúdo? Seus claps e comentários sempre são bem vindos! :)

Quer saber mais sobre a Pence? Siga-nos em nossos canais e entre em contato pelo nosso site!

--

--