CNV em ação!

Falar para o líder/gestor sobre um desconforto em sua relação com ele

Neste artigo queremos trazer uma possibilidade de conversa franca a partir da CNV com um gestor ou líder que gera em você um desconforto que você não sabe como abordar.

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
4 min readMar 8, 2021

--

Foto por SolStock via GettyImages

Uma situação muito comum é conviver com líderes ou gestores que possuem comportamentos que você considera difíceis e que trazem desconfortos na relação, podendo gerar em você sentimentos diários de raiva, frustração e tristeza, resultando em dias miseráveis em que levantar da cama passa a ser um fardo. Todas as conversas difíceis tem como princípio a presença, estar de corpo e alma, conectados e integrados ao que está acontecendo com você neste exato momento. Conversas como essa pedem que você esteja aberto à “dança do diálogo”, tendo a presença e a empatia como grandes mentores.

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Mas ouvir com alma não se limita a um único sentido — ouvido e mente, por exemplo. Portanto exige o esvaziamento de todos os sentidos. E, quando os sentidos estão vazios, então todo o ser escuta. Então, ocorre uma compreensão direta do que está ali mesmo diante de você que não pode nunca ser ouvida com os ouvidos ou compreendida com a mente”. Chuang-Tzu

Esse verso do filósofo Chuang-Tzu convida convida você pensar nos seus exemplos cotidianos, com presença e empatia, desta forma você conseguirá escutar com uma qualidade muito maior. Abaixo separamos algumas reflexões para ajudar você a compor a CNV que expressará com honestidade como você se sente, sem ser agressivo ou violento, através de uma declaração da sua percepção, esteja aberto para receber com empatia o que seu gestor ou líder terá a dizer também.

Reflexões para uma CNV em ação:

  1. Pense no seu gestor, de forma objetiva, quais são os comportamentos que você observa, sem julgamentos, que trazem desconforto nesta relação:

Todas as vezes que eu falo ele interrompe.

Em todas as reuniões com o time ele usa todo o tempo e não abre espaço para minha pauta, combinada anteriormente.

Todos os meses em que o time tem um desempenho inferior ele passa a criticar continuamente a equipe e as pessoas publicamente.

2. Quais os sentimentos que você identifica quando essas situações acontecem?

“Todas as vezes que você fala ele interrompe, fico com muita raiva!”

“Em todas as reuniões com o time ele usa todo o tempo e não abre espaço para sua pauta, combinada anteriormente, sinto-me com vergonha.”

“Todos os meses em que o time tem um desempenho inferior ele passa a criticar continuamente a equipe e as pessoas publicamente, descontente e desconectado.”

3. Sinta quais são as suas necessidades não atendidas nessa relação:

“Eu sinto raiva, a minha necessidade é de ser escutado no tema A ou B, porque sei que posso contribuir”, perceba que é muito diferente de dizer “Você não me escuta!”.

“Eu sinto vergonha de encarar o time depois, porque minha necessidade é de dar visibilidade ao que está sendo feito e trazer priorizações para o time”, não é o mesmo que dizer “você não prioriza a nossa equipe”.

“Eu me sinto muito desconfortável quando você grita com o time e me critica na frente de todos, eu tenho a necessidade de me desenvolver e aprender, mas preservando a sensação de respeito muito, quando isso acontece, eu sinto que o respeito se perde na nossa relação”.

3. Reflita e anote sobre as necessidades não atendidas do seu líder ou gestor quando essas mesmas situações acontecem, é uma forma de estabelecer empatia e compaixão para um tema tão importante e delicado.

4. Finalmente, tenha claro quais são os pedidos que você gostaria de fazer:

“Eu gostaria de pedir conversas entre mim e você semanalmente, durante 15 ou 30 minutos, para que eu saiba as suas expectativas sobre o projeto/trabalho”.

“Eu gostaria de pedir que quando você perceber que estou te incomodando ou fazendo algo que você não gostaria que eu fizesse, me avisasse para que eu saiba o que poderei fazer diferente”.

Se você já teve uma conversa difícil com o seu gestor ou líder e sentiu que a qualidade da relação agora está melhor que antes, comente aqui como foi essa experiência, o que você sentiu antes e o que você aprendeu =)

Temos outras reflexões de CNV em ação nos links abaixo:

Ah! E deixe nos comentários temas que você gostaria de ver listado aqui =)

Gostou do conteúdo? Seus claps e comentários sempre são bem vindos! :)

Quer saber mais sobre a Pence? Siga-nos em nossos canais e entre em contato pelo nosso site!

--

--