Ode a todas as cores que amo

Texto de fevereiro para o desafio literário #EscreverEscrevendo

Regiane Folter
Revista Subjetiva

--

https://www.opendoodles.com/

Quando me perguntam

“Qual é a sua cor favorita?”

Eu quase respondo no automático

“Azul”.

É verdade que sempre gostei

Da cor de céu em dia de verão,

Cor de mar da cidade onde cresci,

Cor de alegria nos olhos do meu avô.

Porém,

Às vezes me questiono

Se essa é realmente a minha cor favorita.

Porque gostar, gostar,

Eu gosto de várias cores.

Quando menina gostava de todas:

Rosa, verde, azul, vermelho!

Só importava que fossem brilhantes,

Chamativas, fosforescentes…

Cresci, meus gostos ficaram mais sérios.

Hoje em dia meu armário abriga

Cores mais sóbrias.

Cores pastéis, lisas, concretas.

Mas não sinto que sejam sem-graça.

Gosto da simplicidade de um cinza clarinho,

Do minimalismo do branco,

Da presença do preto.

Ainda assim,

Levo outras cores no coração.

A cor amarela me faz lembrar

De uma gatinha amada que já não está

E também me leva a pensar nos amores

Que tanto vivi e dos quais tanto falei

No livro que escrevi.

A cor vermelha representa

Minha mãe,

Tão explosiva e marcante como o carmim.

A cor verde é 100% meu irmão e meu parceiro,

Os dois têm olhos verdes profundos

Daqueles que a gente se perde dentro.

E por ai vai…

Cada cor uma história

Cada história, multicolor.

Nem sei porque me pergunto essas coisas!

Cada reflexão sem sentido que alimento…

Ainda mais porque hoje em dia

Quase já não me fazem essa pergunta

“Qual é a sua cor favorita?”

Nem lembro quando foi a última vez…

Curioso!

Será que quando a gente vai ficando adulta

As pessoas sentem menos curiosidade em saber essas coisas?

Ou será que o arco-íris de sentimentos que já vivemos

Está tão estampado em nossos rostos

Que nem é preciso perguntar?

Esse texto é parte do desafio de escrita #EscreverEscrevendo que publiquei aqui na Subjetiva em janeiro de 2021. Bora participar? Aqui está o link com o desafio completinho:

Se você já tiver escrito o teu, manda pra mim também! 😄

Esse aqui é o texto de fevereiro do Guilherme Aniceto:

--

--

Regiane Folter
Revista Subjetiva

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros