8. Não Vá com a Primeira Resposta Certa

Sean Aiken frequentou um colégio comum no Canadá, foi direto para uma faculdade pública comum, e se formou com um diploma comum em administração.

Infelizmente, ao tomar o caminho comum, Sean não conseguia encontrar o que queria fazer da vida, além de não saber de nenhum método que poderia ajudá-lo a descobrir.

Após a faculdade, todos diziam para Sean “encontrar o que ama fazer”, o que apenas o deixava mais frustrado porque ninguém nunca explicou exatamente como fazer isso. Ele viajou por um breve período, mas no fundo se sentia paralisado, e então voltou a morar com seus pais.

Nesse momento, Sean poderia ter abandonado sua busca por um trabalho com significado. Ele poderia ter arranjado um trabalho tradicional qualquer. Ao invés disso, ele decidiu arranjar 52 trabalhos.

Vindo de uma trajetória de 16 anos ininterruptos de educação formal, Sean percebeu que ele simplesmente não sabia que tipo de trabalho poderia fazer, e por isso não conseguia tomar uma decisão de carreira informada. Assim, para descobrir suas opções, ele bolou um plano para experimentar um trabalho diferente a cada semana do ano.

Ele começou pela sua rede pessoal, perguntando familiares e amigos se ele poderia participar de seus trabalhos por uma semana. Ao longo de sua jornada, Sean escreveu sobre suas experiências no seu recém-adquirido domínio, OneWeekJob.com.

A história do desafio de Sean rapidamente se disseminou online, e ele começou a receber ofertas não solicitadas de trabalhos por toda a América do Norte para se tornar produtor de leite, executivo na área de publicidade, instrutor de bungee jumping, padeiro, bombeiro e corretor de bolsa de valores.

Ao final do processo, Sean havia conquistado certa fama e decidiu aproveitar esse momento para escrever um livro, ajudar a produzir um documentário e palestrar para grupos de estudantes ao redor do mundo sobre sua iniciativa.

Sean tinha conseguido encontrar seu trabalho dos sonhos — pelo menos o daquele momento — e tudo que precisou foi de 52 experimentos.

Quer você esteja buscando uma nova carreira, considerando diferentes opções de cursos superiores ou avaliando seu próximo projeto de aprendizagem autodirigida, não vá apenas com a primeira “resposta certa”. Saiba também qual é a segunda, a terceira e a quarta resposta — ou a quinquagésima segunda. Investir o tempo necessário para explorar profundamente suas opções fará você se sentir mais motivado para levar à cabo seu comprometimento.

Ao experimentar várias soluções diferentes para os grandes desafios da vida, as respostas certas irão aparecer.

Sean Aiken. Fonte: Signý Wilson.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.